Logo Passei Direto
Buscar

HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA AV1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre a família Bernoulli e suas grandes contribuições matemáticas do período moderno, pode-se afirmar que:
a ) Newton, patriarca da família Bernoulli, contribuiu na área de mecânica clássica. b ) Grande parte dos Bernoulli foram professores, deixando de contribuir na área de matemática pura e aplicada. Suas contribuições foram apenas na área de Educação Matemática. c ) Toda a matemática moderna foi fruto desta família, visto que Lagrange, Laplace, Euler e tantos outros nomes estavam relacionados a essa comunidade. d ) Matemáticos famosos da família Bernoulli tiveram influências do campo da estatística, equações diferenciais e análise matemática. e ) Nenhuma das alternativas.
a ) Newton, patriarca da família Bernoulli, contribuiu na área de mecânica clássica.
b ) Grande parte dos Bernoulli foram professores, deixando de contribuir na área de matemática pura e aplicada. Suas contribuições foram apenas na área de Educação Matemática.
c ) Toda a matemática moderna foi fruto desta família, visto que Lagrange, Laplace, Euler e tantos outros nomes estavam relacionados a essa comunidade.
d ) Matemáticos famosos da família Bernoulli tiveram influências do campo da estatística, equações diferenciais e análise matemática.
e ) Nenhuma das alternativas.

Segundo o Grupo de Trabalho GT 20 criado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), entre as áreas de modelagem matemática não fazem parte desse grupo:
a ) Modelagem Matemática e história da matemática: relações práticas entre as duas frentes metodológicas. b ) Modelagem Matemática e as tendências da informação e da comunicação: nessa tendência, os artigos defendem o uso da Modelagem Matemática através dos ambientes virtuais de aprendizagem. c ) Modelagem Matemática e formação de professores: a modelação matemática aqui é apresentada como estratégia de ensino para o educador e para o educando. d ) Modelagem e prática de sala de aula: aqui são apresentadas as pesquisas de campo, tanto no Ensino Básico, como no Ensino Superior. É o momento em que as estratégias são testadas. e ) Aspectos teóricos da Modelagem Matemática: em um primeiro momento, os artigos apresentam uma preocupação com o aprofundamento teórico que contribua para a aplicação da Modelagem Matemática.
a ) Modelagem Matemática e história da matemática: relações práticas entre as duas frentes metodológicas.
b ) Modelagem Matemática e as tendências da informação e da comunicação: nessa tendência, os artigos defendem o uso da Modelagem Matemática através dos ambientes virtuais de aprendizagem.
c ) Modelagem Matemática e formação de professores: a modelação matemática aqui é apresentada como estratégia de ensino para o educador e para o educando.
d ) Modelagem e prática de sala de aula: aqui são apresentadas as pesquisas de campo, tanto no Ensino Básico, como no Ensino Superior. É o momento em que as estratégias são testadas.
e ) Aspectos teóricos da Modelagem Matemática: em um primeiro momento, os artigos apresentam uma preocupação com o aprofundamento teórico que contribua para a aplicação da Modelagem Matemática.

Entre os campos de estudo da Matemática Pura, pode-se citar:
a ) Lógica Matemática, Topologia e Teoria dos Números. b ) Astronomia, Física e Economia. c ) Engenharia, Computação e Telecomunicações. d ) Administração e Economia. e ) Resolução de problemas, modelagem matemática e etnomatemática.
a ) Lógica Matemática, Topologia e Teoria dos Números.
b ) Astronomia, Física e Economia.
c ) Engenharia, Computação e Telecomunicações.
d ) Administração e Economia.
e ) Resolução de problemas, modelagem matemática e etnomatemática.

Sobre a definição de Valesco para Educação Ambiental é verdade o que se afirma em:
a ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza, unicamente humana saudável. b ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável. c ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana não saudável. d ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana em prol da natureza não humana. e ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável.
a ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza, unicamente humana saudável.
b ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável.
c ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana não saudável.
d ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana em prol da natureza não humana.
e ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável.

René Descartes trouxe um grande avanço nas Ciências e na Matemática a partir das ideias apresentadas no seu livro Discurso do Método. Das alternativas que seguem, a assinale que descreve corretamente as relações entre o método científico e o desenvolvimento da Geometria Analítica é:
a ) Para se descrever o todo deve-se partir do entendimento das partes mais elementares, o que representa na Geometria Analítica a implementação de um plano cartesiano. b ) Os estímulos devem ser organizados através de uma metodologia bem definida a fim de se obter o conhecimento verdadeiro, assim como pode-se observar no apêndice de Geometria de seu livro Discurso do Método. c ) Para se descrever a parte deve-se partir do entendimento do todo, o que representa na Geometria Analítica as funções explícitas de cônicas. d ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, relacionado na Geometria Analítica com a importância de se descrever problemas reais. e ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, evidenciando a necessidade da Geometria Analítica estar relacionada com problemas de Modelagem Física.
a ) Para se descrever o todo deve-se partir do entendimento das partes mais elementares, o que representa na Geometria Analítica a implementação de um plano cartesiano.
b ) Os estímulos devem ser organizados através de uma metodologia bem definida a fim de se obter o conhecimento verdadeiro, assim como pode-se observar no apêndice de Geometria de seu livro Discurso do Método.
c ) Para se descrever a parte deve-se partir do entendimento do todo, o que representa na Geometria Analítica as funções explícitas de cônicas.
d ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, relacionado na Geometria Analítica com a importância de se descrever problemas reais.
e ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, evidenciando a necessidade da Geometria Analítica estar relacionada com problemas de Modelagem Física.

Sobre o uso de história da matemática como elemento curricular no ensino básico é falso o que se afirma em:
a ) A história da matemática ajudará o aluno a perceber que a matemática não é uma ciência isolada dos demais saberes. b ) A história da matemática carrega a visão de mundo de cada época, de cada período e seu estudo permite ao professor uma visão mais ampla e contextualizada da sua disciplina. c ) As experiências humanas, o contexto social e diversos outros aspectos presentes na história da matemática permeiam diversas possibilidades à interdisciplinaridade. d ) A história da matemática tem a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a mais contextualizada. e ) O objetivo do uso de história da matemática é apresentar fatos históricos que permitam que o discente descreva o surgimento de cada um dos conceitos matemáticos.
a ) A história da matemática ajudará o aluno a perceber que a matemática não é uma ciência isolada dos demais saberes.
b ) A história da matemática carrega a visão de mundo de cada época, de cada período e seu estudo permite ao professor uma visão mais ampla e contextualizada da sua disciplina.
c ) As experiências humanas, o contexto social e diversos outros aspectos presentes na história da matemática permeiam diversas possibilidades à interdisciplinaridade.
d ) A história da matemática tem a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a mais contextualizada.
e ) O objetivo do uso de história da matemática é apresentar fatos históricos que permitam que o discente descreva o surgimento de cada um dos conceitos matemáticos.

Sobre as diretrizes propostas por Valesco (2013) para o ensino da Educação Ambiental é falso o que se afirma em:
a ) Sair para fazer trabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental. b ) Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo, apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais de ambos sabres. c ) Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem patrões, moradia, consumo e ecologia). d ) Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação Ambiental. e ) Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento, observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada.
a ) Sair para fazer trabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental.
b ) Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo, apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais de ambos sabres.
c ) Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem patrões, moradia, consumo e ecologia).
d ) Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação Ambiental.
e ) Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento, observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada.

Sobre os trabalhos de Lima (2017) em relação à Matemática e História e Cultura Afro-Brasileira, é falso o que se afirma em:
a ) Através de análises de informações contidas em gráficos, buscou-se desenvolver a capacidade de criticar, rever posicionamentos e atitudes, reconhecendo a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais que formam a nação brasileira. b ) Os estudantes manifestam interesse por conhecer aspectos de diferentes culturas, como a cultura afro-brasileira. c ) Levantou-se dados e informações para subsidiar docentes e discentes sobre a formação racial brasileira e suas implicações. d ) A Matemática valeu-se principalmente da estatística, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscaram propiciar aos alunos a análise das desigualdades sociais e raciais. e ) A inserção de elementos de história da matemática em sala de aula pode contribuir para o desinteresse em relação aos temas propostos.
a ) Através de análises de informações contidas em gráficos, buscou-se desenvolver a capacidade de criticar, rever posicionamentos e atitudes, reconhecendo a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais que formam a nação brasileira.
b ) Os estudantes manifestam interesse por conhecer aspectos de diferentes culturas, como a cultura afro-brasileira.
c ) Levantou-se dados e informações para subsidiar docentes e discentes sobre a formação racial brasileira e suas implicações.
d ) A Matemática valeu-se principalmente da estatística, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscaram propiciar aos alunos a análise das desigualdades sociais e raciais.
e ) A inserção de elementos de história da matemática em sala de aula pode contribuir para o desinteresse em relação aos temas propostos.

Sobre os diversos autores estudados ao longo da sétima aula e suas concepções sobre currículo, é falso o que se afirma em:
a ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares atuais respeitam o ensino de matemática contextualizado a partir de uma sua geração histórica. b ) Paraná (2008) defende que o aluno deve compreender que a matemática foi construída de situações e necessidades concretas ao longo da história da humanidade. c ) Lavador (1994) afirma que currículo se trata de muitas coisas simultaneamente e de todas elas inter-relacionadas. d ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares tratam de uma matemática que tem resultados, mas não história, contradizendo-a como uma ciência. e ) Silveira (2013) indica que o ensino de matemática nas escolas públicas apresenta grande índice de rejeição por conta do currículo.
a ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares atuais respeitam o ensino de matemática contextualizado a partir de uma sua geração histórica.
b ) Paraná (2008) defende que o aluno deve compreender que a matemática foi construída de situações e necessidades concretas ao longo da história da humanidade.
c ) Lavador (1994) afirma que currículo se trata de muitas coisas simultaneamente e de todas elas inter-relacionadas.
d ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares tratam de uma matemática que tem resultados, mas não história, contradizendo-a como uma ciência.
e ) Silveira (2013) indica que o ensino de matemática nas escolas públicas apresenta grande índice de rejeição por conta do currículo.

Entre os objetivos gerais dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre o Ensino Fundamental é verdadeiro o que se encontra em:
a ) Um eixo histórico-cultural que dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em visto o contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e de relevância social. b ) As linguagens e os códigos são dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico que isso representa. c ) Dar capacidade ao aluno do ensino fundamental em dominar aspectos teóricos e práticos da matemática, através da utilização da etnomatemática. d ) A capacidade de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. e ) Três conjuntos de competências: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos.
a ) Um eixo histórico-cultural que dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em visto o contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e de relevância social.
b ) As linguagens e os códigos são dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico que isso representa.
c ) Dar capacidade ao aluno do ensino fundamental em dominar aspectos teóricos e práticos da matemática, através da utilização da etnomatemática.
d ) A capacidade de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
e ) Três conjuntos de competências: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre a família Bernoulli e suas grandes contribuições matemáticas do período moderno, pode-se afirmar que:
a ) Newton, patriarca da família Bernoulli, contribuiu na área de mecânica clássica. b ) Grande parte dos Bernoulli foram professores, deixando de contribuir na área de matemática pura e aplicada. Suas contribuições foram apenas na área de Educação Matemática. c ) Toda a matemática moderna foi fruto desta família, visto que Lagrange, Laplace, Euler e tantos outros nomes estavam relacionados a essa comunidade. d ) Matemáticos famosos da família Bernoulli tiveram influências do campo da estatística, equações diferenciais e análise matemática. e ) Nenhuma das alternativas.
a ) Newton, patriarca da família Bernoulli, contribuiu na área de mecânica clássica.
b ) Grande parte dos Bernoulli foram professores, deixando de contribuir na área de matemática pura e aplicada. Suas contribuições foram apenas na área de Educação Matemática.
c ) Toda a matemática moderna foi fruto desta família, visto que Lagrange, Laplace, Euler e tantos outros nomes estavam relacionados a essa comunidade.
d ) Matemáticos famosos da família Bernoulli tiveram influências do campo da estatística, equações diferenciais e análise matemática.
e ) Nenhuma das alternativas.

Segundo o Grupo de Trabalho GT 20 criado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), entre as áreas de modelagem matemática não fazem parte desse grupo:
a ) Modelagem Matemática e história da matemática: relações práticas entre as duas frentes metodológicas. b ) Modelagem Matemática e as tendências da informação e da comunicação: nessa tendência, os artigos defendem o uso da Modelagem Matemática através dos ambientes virtuais de aprendizagem. c ) Modelagem Matemática e formação de professores: a modelação matemática aqui é apresentada como estratégia de ensino para o educador e para o educando. d ) Modelagem e prática de sala de aula: aqui são apresentadas as pesquisas de campo, tanto no Ensino Básico, como no Ensino Superior. É o momento em que as estratégias são testadas. e ) Aspectos teóricos da Modelagem Matemática: em um primeiro momento, os artigos apresentam uma preocupação com o aprofundamento teórico que contribua para a aplicação da Modelagem Matemática.
a ) Modelagem Matemática e história da matemática: relações práticas entre as duas frentes metodológicas.
b ) Modelagem Matemática e as tendências da informação e da comunicação: nessa tendência, os artigos defendem o uso da Modelagem Matemática através dos ambientes virtuais de aprendizagem.
c ) Modelagem Matemática e formação de professores: a modelação matemática aqui é apresentada como estratégia de ensino para o educador e para o educando.
d ) Modelagem e prática de sala de aula: aqui são apresentadas as pesquisas de campo, tanto no Ensino Básico, como no Ensino Superior. É o momento em que as estratégias são testadas.
e ) Aspectos teóricos da Modelagem Matemática: em um primeiro momento, os artigos apresentam uma preocupação com o aprofundamento teórico que contribua para a aplicação da Modelagem Matemática.

Entre os campos de estudo da Matemática Pura, pode-se citar:
a ) Lógica Matemática, Topologia e Teoria dos Números. b ) Astronomia, Física e Economia. c ) Engenharia, Computação e Telecomunicações. d ) Administração e Economia. e ) Resolução de problemas, modelagem matemática e etnomatemática.
a ) Lógica Matemática, Topologia e Teoria dos Números.
b ) Astronomia, Física e Economia.
c ) Engenharia, Computação e Telecomunicações.
d ) Administração e Economia.
e ) Resolução de problemas, modelagem matemática e etnomatemática.

Sobre a definição de Valesco para Educação Ambiental é verdade o que se afirma em:
a ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza, unicamente humana saudável. b ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável. c ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana não saudável. d ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana em prol da natureza não humana. e ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável.
a ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza, unicamente humana saudável.
b ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável.
c ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana não saudável.
d ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-regenerar uma natureza humana em prol da natureza não humana.
e ) A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma natureza humana e não humana saudável.

René Descartes trouxe um grande avanço nas Ciências e na Matemática a partir das ideias apresentadas no seu livro Discurso do Método. Das alternativas que seguem, a assinale que descreve corretamente as relações entre o método científico e o desenvolvimento da Geometria Analítica é:
a ) Para se descrever o todo deve-se partir do entendimento das partes mais elementares, o que representa na Geometria Analítica a implementação de um plano cartesiano. b ) Os estímulos devem ser organizados através de uma metodologia bem definida a fim de se obter o conhecimento verdadeiro, assim como pode-se observar no apêndice de Geometria de seu livro Discurso do Método. c ) Para se descrever a parte deve-se partir do entendimento do todo, o que representa na Geometria Analítica as funções explícitas de cônicas. d ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, relacionado na Geometria Analítica com a importância de se descrever problemas reais. e ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, evidenciando a necessidade da Geometria Analítica estar relacionada com problemas de Modelagem Física.
a ) Para se descrever o todo deve-se partir do entendimento das partes mais elementares, o que representa na Geometria Analítica a implementação de um plano cartesiano.
b ) Os estímulos devem ser organizados através de uma metodologia bem definida a fim de se obter o conhecimento verdadeiro, assim como pode-se observar no apêndice de Geometria de seu livro Discurso do Método.
c ) Para se descrever a parte deve-se partir do entendimento do todo, o que representa na Geometria Analítica as funções explícitas de cônicas.
d ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, relacionado na Geometria Analítica com a importância de se descrever problemas reais.
e ) O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, evidenciando a necessidade da Geometria Analítica estar relacionada com problemas de Modelagem Física.

Sobre o uso de história da matemática como elemento curricular no ensino básico é falso o que se afirma em:
a ) A história da matemática ajudará o aluno a perceber que a matemática não é uma ciência isolada dos demais saberes. b ) A história da matemática carrega a visão de mundo de cada época, de cada período e seu estudo permite ao professor uma visão mais ampla e contextualizada da sua disciplina. c ) As experiências humanas, o contexto social e diversos outros aspectos presentes na história da matemática permeiam diversas possibilidades à interdisciplinaridade. d ) A história da matemática tem a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a mais contextualizada. e ) O objetivo do uso de história da matemática é apresentar fatos históricos que permitam que o discente descreva o surgimento de cada um dos conceitos matemáticos.
a ) A história da matemática ajudará o aluno a perceber que a matemática não é uma ciência isolada dos demais saberes.
b ) A história da matemática carrega a visão de mundo de cada época, de cada período e seu estudo permite ao professor uma visão mais ampla e contextualizada da sua disciplina.
c ) As experiências humanas, o contexto social e diversos outros aspectos presentes na história da matemática permeiam diversas possibilidades à interdisciplinaridade.
d ) A história da matemática tem a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a mais contextualizada.
e ) O objetivo do uso de história da matemática é apresentar fatos históricos que permitam que o discente descreva o surgimento de cada um dos conceitos matemáticos.

Sobre as diretrizes propostas por Valesco (2013) para o ensino da Educação Ambiental é falso o que se afirma em:
a ) Sair para fazer trabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental. b ) Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo, apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais de ambos sabres. c ) Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem patrões, moradia, consumo e ecologia). d ) Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação Ambiental. e ) Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento, observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada.
a ) Sair para fazer trabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental.
b ) Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo, apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais de ambos sabres.
c ) Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem patrões, moradia, consumo e ecologia).
d ) Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação Ambiental.
e ) Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento, observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada.

Sobre os trabalhos de Lima (2017) em relação à Matemática e História e Cultura Afro-Brasileira, é falso o que se afirma em:
a ) Através de análises de informações contidas em gráficos, buscou-se desenvolver a capacidade de criticar, rever posicionamentos e atitudes, reconhecendo a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais que formam a nação brasileira. b ) Os estudantes manifestam interesse por conhecer aspectos de diferentes culturas, como a cultura afro-brasileira. c ) Levantou-se dados e informações para subsidiar docentes e discentes sobre a formação racial brasileira e suas implicações. d ) A Matemática valeu-se principalmente da estatística, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscaram propiciar aos alunos a análise das desigualdades sociais e raciais. e ) A inserção de elementos de história da matemática em sala de aula pode contribuir para o desinteresse em relação aos temas propostos.
a ) Através de análises de informações contidas em gráficos, buscou-se desenvolver a capacidade de criticar, rever posicionamentos e atitudes, reconhecendo a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais que formam a nação brasileira.
b ) Os estudantes manifestam interesse por conhecer aspectos de diferentes culturas, como a cultura afro-brasileira.
c ) Levantou-se dados e informações para subsidiar docentes e discentes sobre a formação racial brasileira e suas implicações.
d ) A Matemática valeu-se principalmente da estatística, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que buscaram propiciar aos alunos a análise das desigualdades sociais e raciais.
e ) A inserção de elementos de história da matemática em sala de aula pode contribuir para o desinteresse em relação aos temas propostos.

Sobre os diversos autores estudados ao longo da sétima aula e suas concepções sobre currículo, é falso o que se afirma em:
a ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares atuais respeitam o ensino de matemática contextualizado a partir de uma sua geração histórica. b ) Paraná (2008) defende que o aluno deve compreender que a matemática foi construída de situações e necessidades concretas ao longo da história da humanidade. c ) Lavador (1994) afirma que currículo se trata de muitas coisas simultaneamente e de todas elas inter-relacionadas. d ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares tratam de uma matemática que tem resultados, mas não história, contradizendo-a como uma ciência. e ) Silveira (2013) indica que o ensino de matemática nas escolas públicas apresenta grande índice de rejeição por conta do currículo.
a ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares atuais respeitam o ensino de matemática contextualizado a partir de uma sua geração histórica.
b ) Paraná (2008) defende que o aluno deve compreender que a matemática foi construída de situações e necessidades concretas ao longo da história da humanidade.
c ) Lavador (1994) afirma que currículo se trata de muitas coisas simultaneamente e de todas elas inter-relacionadas.
d ) Peters (2005) afirma que os currículos escolares tratam de uma matemática que tem resultados, mas não história, contradizendo-a como uma ciência.
e ) Silveira (2013) indica que o ensino de matemática nas escolas públicas apresenta grande índice de rejeição por conta do currículo.

Entre os objetivos gerais dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre o Ensino Fundamental é verdadeiro o que se encontra em:
a ) Um eixo histórico-cultural que dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em visto o contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e de relevância social. b ) As linguagens e os códigos são dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico que isso representa. c ) Dar capacidade ao aluno do ensino fundamental em dominar aspectos teóricos e práticos da matemática, através da utilização da etnomatemática. d ) A capacidade de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais. e ) Três conjuntos de competências: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos.
a ) Um eixo histórico-cultural que dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em visto o contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e de relevância social.
b ) As linguagens e os códigos são dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter histórico, sociológico e antropológico que isso representa.
c ) Dar capacidade ao aluno do ensino fundamental em dominar aspectos teóricos e práticos da matemática, através da utilização da etnomatemática.
d ) A capacidade de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
e ) Três conjuntos de competências: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou historicamente os conhecimentos.

Prévia do material em texto

22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 2/11
Atividades relacionadas

PROVA ONLINE I
Prova Finalizada em 16/03/2023 22:42:24

PROVA ONLINE II
Realize esta prova
 Voltar para videoaulas
 Prova Online
Disciplina: 100698 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Sobre a família Bernoulli e suas grandes contribuições matemáticas do período moderno, pode-se afirmar
que:
a )
Newton, patriarca da família Bernoulli, contribuiu na área de mecânica clássica.
b )
Grande parte dos Bernoulli foram professores, deixando de contribuir na área de matemática pura e aplicada.
Suas contribuições foram apenas na área de Educação Matemática.
c )
Toda a matemática moderna foi fruto desta família, visto que Lagrange, Laplace, Euler e tantos outros nomes
estavam relacionados a essa comunidade.
d )
Matemáticos famosos da família Bernoulli tiveram influências do campo da estatística, equações diferenciais
e análise matemática.
e )
Nenhuma das alternativas.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
QUESTÃO 2
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-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
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-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
https://feuc.portalava.com.br/aluno/sala-de-aula
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 3/11
Segundo o Grupo de Trabalho GT 20 criado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM),
entre as áreas de modelagem matemática não fazem parte desse grupo:
a )
Modelagem Matemática e história da matemática: relações práticas entre as duas frentes metodológicas.
b )
Modelagem Matemática e as tendências da informação e da comunicação: nessa tendência, os artigos
defendem o uso da Modelagem Matemática através dos ambientes virtuais de aprendizagem.
c )
Modelagem Matemática e formação de professores: a modelação matemática aqui é apresentada como
estratégia de ensino para o educador e para o educando.
d )
Modelagem e prática de sala de aula: aqui são apresentadas as pesquisas de campo, tanto no Ensino Básico,
como no Ensino Superior. É o momento em que as estratégias são testadas.
e )
Aspectos teóricos da Modelagem Matemática: em um primeiro momento, os artigos apresentam uma
preocupação com o aprofundamento teórico que contribua para a aplicação da Modelagem Matemática.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
QUESTÃO 3
Entre os campos de estudo da Matemática Pura, pode-se citar:
a )
Lógica Matemática, Topologia e Teoria dos Números.
b )
Astronomia, Física e Economia.
c )
Engenharia, Computação e Telecomunicações.
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 4/11
d )
Administração e Economia.
e )
Resolução de problemas, modelagem matemática e etnomatemática.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
QUESTÃO 4
Sobre a definição de Valesco para Educação Ambiental é verdade o que se afirma em:
a )
A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade
coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma
natureza, unicamente humana saudável.
b )
A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade
individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-
regenerar uma natureza humana e não humana saudável.
c )
A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade
individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-
regenerar uma natureza humana não saudável.
d )
A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade
individual de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos consensuais com os outros, e preservar-
regenerar uma natureza humana em prol da natureza não humana.
e )
A Educação Ambiental prescreve, respectivamente, lutar para realizar progressivamente nossa liberdade
coletiva de decisão, realizar essa liberdade em buscas de acordos individuais, e preservar-regenerar uma
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 5/11
natureza humana e não humana saudável.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
QUESTÃO 5
René Descartes trouxe um grande avanço nas Ciências e na Matemática a partir das ideias apresentadas no
seu livro Discurso do Método. Das alternativas que seguem, a assinale que descreve corretamente as relações
entre o método científico e o desenvolvimento da Geometria Analítica é:
a )
Para se descrever o todo deve-se partir do entendimento das partes mais elementares, o que representa na
Geometria Analítica a implementação de um plano cartesiano.
b )
Os estímulos devem ser organizados através de uma metodologia bem definida a fim de se obter o
conhecimento verdadeiro, assim como pode-se observar no apêndice de Geometria de seu livro Discurso do
Método.
c )
Para se descrever a parte deve-se partir do entendimento do todo, o que representa na Geometria Analítica as
funções explícitas de cônicas.
d )
O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, relacionado na Geometria Analítica
com a importância de se descrever problemas reais.
e )
O sujeito percebe a realidade a partir de estímulos sensitivos e racionais, evidenciando a necessidade da
Geometria Analítica estar relacionada com problemas de Modelagem Física.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
javascript:;
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 6/11
QUESTÃO 6
Sobre o uso de história da matemática como elemento curricular no ensino básico é falso o que se afirma em:
a )
A história da matemática ajudará o aluno a perceber que a matemática não é uma ciência isolada dos demais
saberes.
b )
A história da matemática carrega a visão de mundo de cada época, de cada período e seu estudo permite ao
professor uma visão mais ampla e contextualizada da sua disciplina.
c )
As experiências humanas, o contexto social e diversos outros aspectos presentes na história da matemática
permeiam diversas possibilidades à interdisciplinaridade.
d )
A história da matemática tem a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática,
tornando-a mais contextualizada.
e )
O objetivo do uso de história da matemática é apresentar fatos históricos que permitam que o discente
descreva o surgimento de cada um dos conceitos matemáticos.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 7/11
QUESTÃO 7
Sobre as diretrizes propostas por Valesco (2013) para o ensino da Educação Ambiental é falso o que se
afirma em:
a )
Sair para fazertrabalho de campo e/ou criar espaços, mesmo que sejam modestos, na própria escola ou
instituição educativa, dedicadas a atividades de pesquisa socioambiental.
b )
Dialogar na instituição educativa e/ou in situ com conhecedores (escolarizados ou não) do tema em estudo,
apontando integração entre os conhecimentos "técnicos", o saber popular, e as implicações socioambientais
de ambos sabres.
c )
Vincular os conteúdos programáticos a problemas socioambientais da vida dos alunos (em especial nas áreas
de saúde humana e não humana, produção-trabalho-renda-desemprego, economia ecológica e solidária, sem
patrões, moradia, consumo e ecologia).
d )
Conscientizar os estudantes sobre as escolhas dos conteúdos ministrados na disciplina de Educação
Ambiental.
e )
Promover a pesquisa coletiva e individual, devendo o professor exercer o papel de "auxiliar de planejamento,
observação, elaboração de hipóteses, teste das mesmas e elaboração de resultados", numa atividade que
aponta para a "re-descoberta/re-construção dos conhecimentos mediante a reflexão dialogada.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 8/11
QUESTÃO 8
Sobre os trabalhos de Lima (2017) em relação à Matemática e História e Cultura Afro-Brasileira, é falso o
que se afirma em:
a )
Através de análises de informações contidas em gráficos, buscou-se desenvolver a capacidade de criticar,
rever posicionamentos e atitudes, reconhecendo a igualdade e valorização de todos os grupos étnico-raciais
que formam a nação brasileira.
b )
Os estudantes manifestam interesse por conhecer aspectos de diferentes culturas, como a cultura afro-
brasileira.
c )
Levantou-se dados e informações para subsidiar docentes e discentes sobre a formação racial brasileira e
suas implicações.
d )
A Matemática valeu-se principalmente da estatística, com o desenvolvimento de práticas pedagógicas que
buscaram propiciar aos alunos a análise das desigualdades sociais e raciais.
e )
A inserção de elementos de história da matemática em sala de aula pode contribuir para o desinteresse em
relação aos temas propostos.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 9/11
QUESTÃO 9
Sobre os diversos autores estudados ao longo da sétima aula e suas concepções sobre currículo, é falso o que
se afirma em:
a )
Peters (2005) afirma que os currículos escolares atuais respeitam o ensino de matemática contextualizado a
partir de uma sua geração histórica.
b )
Paraná (2008) defende que o aluno deve compreender que a matemática foi construída de situações e
necessidades concretas ao longo da história da humanidade.
c )
Lavador (1994) afirma que currículo se trata de muitas coisas simultaneamente e de todas elas inter-
relacionadas.
d )
Peters (2005) afirma que os currículos escolares tratam de uma matemática que tem resultados, mas não
história, contradizendo-a como uma ciência.
e )
Silveira (2013) indica que o ensino de matemática nas escolas públicas apresenta grande índice de rejeição
por conta do currículo.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 10/11
QUESTÃO 10
Entre os objetivos gerais dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) sobre o Ensino Fundamental é
verdadeiro o que se encontra em:
a )
Um eixo histórico-cultural que dimensiona o valor histórico e social dos conhecimentos, tendo em visto o
contexto da sociedade em constante mudança e submetendo o currículo a uma verdadeira prova de validade e
de relevância social.
b )
As linguagens e os códigos são dinâmicos e situados no espaço e no tempo, com as implicações de caráter
histórico, sociológico e antropológico que isso representa.
c )
Dar capacidade ao aluno do ensino fundamental em dominar aspectos teóricos e práticos da matemática,
através da utilização da etnomatemática.
d )
A capacidade de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como
aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em
diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e
sociais.
e )
Três conjuntos de competências: comunicar e representar; investigar e compreender; contextualizar social ou
historicamente os conhecimentos.
Ver justificativa da resposta
Justificativa
javascript:;
22/03/2023, 13:00 Aluno AVA
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/confirma-prova 11/11
 Voltar
https://feuc.portalava.com.br/aluno/prova-online/inicio

Mais conteúdos dessa disciplina