Buscar

POS GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
 AVALIAÇÃO
Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1999, p.24):
O desenvolvimento integral depende dos cuidados relacionais que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto à forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.
A Educação infantil orienta-se pelos princípios da educação em geral: igualdade de condições para acesso e permanência na escola: liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
A Educação infantil orienta-se pelos princípios da educação em geral: igualdade de condições para acesso e permanência na escola: liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas; respeito à liberdade e apreço à tolerância; existência de exclusivamente instituições públicas.
O desenvolvimento integral independe dos cuidados relacionais que envolvem a dimensão afetiva e dos cuidados com os aspectos biológicos do corpo, como a qualidade da alimentação e dos cuidados com a saúde, quanto à forma como esses cuidados são oferecidos e das oportunidades de acesso a conhecimentos variados.
Quando trata da Composição dos Níveis Escolares, no Art. 21, a LDB (1996, p.07) explicita: "A educação escolar COMPÕE-SE de:
I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II. educação superior.
I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II. educação superior; III. Pós-graduação.
I - Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental; II. Ensino médio.
Considerando o que foi estudado sobre A Educação infantil: apontamentos históricos, analise as alternativas abaixo e marque a opção INCORRETA:
Estudar sobre o contexto da educação infantil no Brasil, faz-nos considerar que a idéia de infância, esse “sentimento” que hoje temos pelas crianças não é algo recente, considerando a história.
A idéia principal seria a de “preservar a infância”, o que fez com que surgissem vários projetos e propostas, tendo a criança como foco intermediário.
No Brasil, vemos um movimento a favor da infância a partir do final do século XIX. Intelectuais da época como médicos, educadores, literatos começam a perceber a criança/infância como aspectos a serem considerados, nesse sentido promovem vários eventos discutindo desde a questão higiênica , até questões educativas, legislação, cuidados.
O conceito de criança tem evoluído através dos séculos e oscilado entre pólos em que ora a consideram um “bibelot” ou “bichinho de estimação”, ora um “adulto em miniatura”, pois é somente a partir do século XVII na Europa que há registros mais específicos (como o caso de fotos, cartas, diários) de uma separação entre as crianças e o mundo dos adultos.
Considerando o que foi estudado sobre as Orientações para a fase de transição, analise as alternativas a seguir e marque a alternativa INCORRETA.
O Poder Público municipal deve identificar todos os estabelecimentos de creches, pré-escolas ou instituições similares que oferecem atendimento sistemático em espaços coletivos a crianças na faixa de zero a seis anos de idade, visando orientá-los para credenciamento junto ao sistema de ensino.
Os Conselhos de Educação deverão regulamentar a qualificação profissional do leigo de educação infantil em nível de ensino médio, em caráter emergencial, viabilizando o prosseguimento de estudos para a habilitação mínima em nível médio.
Os sistemas de ensino, tendo em vista o aproveitamento dos educadores em exercício em creches e pré- escolas que possuem formação inferior ao ensino médio, deverão criar, diretamente ou através de convênio, cursos para a formação regular desses educadores.
Os sistemas de ensino deverão criar oportunidades para capacitar os profissionais das instituições de educação infantil que estão sendo a eles incorporadas para que atuem segundo os princípios e orientações próprios da educação infantil.
Acredita-se que, mais do que regulamentar as conquistas em favor das crianças e dos adolescentes na Constituição Federal, esta Lei - ECA veio promover um importante conjunto de avanços que extrapola o campo jurídico, desdobrando-se e envolvendo outras áreas da realidade política e social no Brasil. Entre elas, destaca-se o direito das crianças à “Educação Infantil”, assegurado nos artigos 4º, inciso IV. O ECA explicitou melhor:
É direito dos pais ou do responsável ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição de propostas educacionais.
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer.
A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.
Considerando o que foi estudado sobre A Educação infantil e a legislação, analise as alternativas abaixo e marque a opção CORRETA:
 As novas tendências são marcadas por uma concepção de que as crianças eram as fontes humanas essenciais, de cuja dimensão maturacional iria depender o futuro da humanidade.
Na segunda metade do século XX, surgem os primeiros jardins de infância no Brasil.
Em 1940, a criança é entendida como futuro do país, o cidadão do amanhã, e desta forma, novas iniciativas públicas ressurgem para questão da educação infantil.
Somente em 1910, surge a primeira creche popular, para atender filhos de operários.
No capítulo sobre a Educação Básica, Seção II, trata especificamente da Educação Infantil, em um dos seguintes termos:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como base o desenvolvimento integral da criança até sete anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família exclusivamente.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como base o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como base o desenvolvimento integral da criança até quatro anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família exclusivamente.
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como base o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A análise da Constituição Federal permite afirmar que os direitos sociais constitucionalmente assegurados são marcos importantes e com a regulamentação dos direitos da criança e do adolescente os avanços sociais são significativos, tratando dos direitos sociais, entre eles a educação:
(...) São direitos sociais: a educação, a saúde, proteção à maternidade e à juventude, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1989, artigo 6º).
(...) São direitos sociais: a educação, a saúde, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, artigo 6º).
(...) São direitos sociais: a educação, a saúde, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CONSTITUIÇÃO MUNICIPAL, 1987, artigo 7º).(...) São direitos sociais: a educação, a saúde, a proteção à maternidade e à juventude, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (CONSTITUIÇÃO MUNICIPAL, 1988, artigo 7º).
Considerando o que foi estudado, analise o texto abaixo e preencha a lacuna CORRETAMENTE: _____________________________ assume um caráter especialmente importante, uma vez que fundamenta-se num entendimento da criança enquanto cidadão, como pessoa imersa num processo contínuo e gradativo de conhecimento e como sujeito ativo na efetivação e elaboração do seu conhecimento.
Educação efetiva.
Educação contínua.
Educação infantil
Educação moral.
Considerando o que foi estudado sobre A proposta pedagógica, analise as alternativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.
As propostas pedagógicas para a Educação Infantil não devem traduzir-se em ações sistemáticas que garantam que todas as relações construídas nas creches e pré-escolas contemplem, simultaneamente, o educar e o cuidar.
A formulação de propostas pedagógicas deve nortear-se por uma concepção de criança: como um ser humano completo, integrando as dimensões afetiva, intelectual, física, moral e social.
A União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os municípios, estabelecerão competências e diretrizes que nortearão as propostas pedagógicas da educação infantil, assegurando referenciais nacionais incomuns.
Os sistemas de ensino devem estabelecer normas comuns que orientarão a elaboração e execução de propostas pedagógicas pelos estabelecimentos de educação médio.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes