Buscar

prova ética estética na educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova ética e estetica e educação
2sobre a expressão paradigma perdido (paradigm lost) formulada por Niklas Luhmann, A expressão paradigm lost (paradigma perdido) se refere ao sentimento de falta de orientação ético-moral e de fundação das regras e das normas. 
3 o conceito de estética e seus problemas fundamentais, A arte pode ser considerada como educação e como expressão. 
4sobre a relação entre arte, educação e política, O trabalho do artista precisa estar harmonizado com os anseios da classe social menos favorecida para a concretização de seus anseios de libertação. 
7conceito de estética;Estética é toda teoria que, de qualquer modo, se refira à beleza ou à arte. 
8a ética na educação e suas características, A escola deveria reforçar, complementar, às vezes até substituir, a educação moral que as crianças adquiriram em casa ou na igreja. 
9sobre a educação moral relacionada à obra de Sócrates,  Há 2500 já havia preocupação com a educação moral das crianças e dos jovens. 
10sobre o ironismo liberal defendido por Rorty, Ironista é aquele que é capaz de colocar em dúvida suas crenças para submetê-las às críticas. 
1/2os questionamentos que Platão fez sobre a arte: Platão via na arte uma ameaça, pois leva à corrupção do caráter e à destruição do intelecto. 
2/2 a relação entre princípios morais e educação proposta por Dewey: Segundo Dewey é necessário na educação a existência de princípios morais que sejam verdadeiramente aplicáveis. 
3/2asobre os conceitos de Dewey e sua relação com a ideias de Sêneca sobre o papel da escola, Não podemos dissociar moral familiar, escolar e social, embora o homem seja um ser situado. 
4/4características da música na Antiguidade a partir da formulação de Lia Thomas:A música na Antiguidade grega estava associada à poesia, à dança e à ginástica. 
5/2sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais, Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações. 
6/2os elementos conceituais da noção de beleza em Platão: A beleza está fundamentada na verdade. 
7/2sobre a relação entre ética, cultura e costumes, Os costumes ou hábitos são estabelecidos via tradição da cultura. 
8/2 a diferença entre ética e moral. Podemos distinguir ética e moral, pois a ética seria mais teórica e a moral mais prática. 
9/2sobre a questão da moral, é correto afirmar que: Moral é o conjunto de regras e condutas admitidas em determinadas épocas, consideradas válidas. 
10/2sobre a concepção de educação relacionada à ética proposta por Dewey, Para Dewey a educação ética indica a distinção entre conhecer princípios morais e ter princípios morais. 
1/3sobre a crise dos valores e a destruição do dualismo metafísico, A crise de valores e o fim do dualismo metafísico suprimiram todos os pontos de referências e as significações tradicionais estáveis. 
3/3sobre as ideias de Dewey sobre educação e ética, Não se separam os princípios morais da vida social do homem onde quer que se associe, a escola é uma forma de vida social. 
4/3o conceito de accontability: Accontability, ou responsabilidade com ética, é também traduzido como necessidade de prestar contas. 
5/3sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais, Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações. 
6/3as características da reflexão de Aquino sobre a relação entre razão e fé: Emprega a razão a serviço da fé cristã, criando um conjunto de argumentos, todos de cunho empírico, que se demonstram por via da experiência, e provam a existência de Deus. 
7/3as características da noção da arte para Plotino: A arte é um dos meios para retornar ao Uno, onde está a fonte da beleza, que tem origem mística. 
8/3sobre a questão da moral, Moral é o conjunto de regras e condutas admitidas em determinadas épocas, consideradas válidas. 
9/3um dos tipos principais de sistemas de accontability ligados aos sistemas educativos: Opera com resultados definidos em termos de aprendizagem do aluno. Esse tipo de sistema emergiu do crescente envolvimento político na educação. 
10/3sobre a relação entre estética e educação na obra de Paulo Freire, Segundo Paulo Freire, ensinar exige ética e estética, ou seja, decência e beleza articulados entre si. 
Parte 2
1características do conceito de arte tal como formulado por Schopenhauer: A arte repete em suas obras as Ideias apreendidas por pura contemplação, o essencial e permanente de todos os fenômenos do mundo. 
2os elementos conceituais da moral kantiana, 
3relação entre arte e educação, Apesar de Platão, na República, refutar a arte imitativa, 
reconheceu e defendeu as formas artísticas nas quais viu instrumentos educacionais úteis 
4as reflexões de Kant a respeito da ética e da moral, 
5elementos conceituais da reflexão de Kant sobre o belo e a estética: Para Kant, o verdadeiramente belo é aquilo que nos desperta um sentimento, que nasce de nossa relação com o objeto, que nos agrada de forma desinteressada. 
6sobre a ética kantiana, Para Kant existe uma obrigação moral que deve ser compreendida. 
7sobre a ética epicurista e suas características, O epicurismo é uma ética eudemonista, conceito que vem de eudaimonia, que em grego quer dizer felicidade. 
8sobre o conceito de virtude e ato moral proposto por Aristóteles Aristóteles insiste no fato de que o ato moral deve ser voluntário e consentido. 
9a partir de Mészáros, assinale a alternativa que apresenta  uma das razões que dificultam a adequação entre a verdadeira natureza da obra de arte e a forma como é consumida: Depois de consumida, a obra pode permanecer fisicamente igual, mas sua substância estética é constantemente recriada na atividade de consumo. 
10a importância da música para Nietzsche: Para ele, o impulso dionisíaco presente na música é capaz de romper com as formas do tempo, do espaço, da causalidade e com a individualidade apolínea. 
2/2a partir dos estudos feitos por Pierre Hadot sobre o estoicismo O estoicismo defende viver em plena consciência, em plena lucidez, dar toda sua intensidade a cada um de seus instantes e um sentido à toda vida. 
6/2sobre a estética de Hegel, Para Hegel a suavização dos costumes constitui o fim principal da arte destinada a um povo que acabou de entrar na vida civilizada. 
8/2sobre o conceito de cinismo e seus elementos teóricos, O cinismo é uma ética de ascetismo, de despojamento, o que fazia com que os cínicos se opusessem de modo radical ao consumismo, a tal ponto de viverem como mendigos. 
9/2sobre o imperativo categórico formulado por Kant O verdadeiro imperativo moral deve ser um imperativo categórico, que se impõe por si mesmo independentemente de qualquer finalidade contingente. 
8/3como Heidegger compreende a noção de arte:Para Heidegger a obra de arte é  entendida como uma unidade entre matéria e forma. 
4/3sobre a noção de felicidade e os remédios propostos por Epicuro, Epicuro propõe não esperar 
nada de bom ou de mau dos deuses e ser indiferente perante a morte. 
5/3a partir das ideias de Lima Vaz sobre o conceito de ética, A ética de Sócrates é filosófica porque usa a reflexão racional. 
10/3elementos conceituais da moral socrático-platônica, A ética era, pois, determinada pela tradição e pelos ensinamentos dos anciãos que a transmitiam em ritos de iniciação.

Continue navegando