Buscar

Prova HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS ECONOMICAS E SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova HISTÓRIA DAS IDEIAS POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Assinale a alternativa que corresponde à concepção de política para Aristóteles.
a )
 A política é ideal apenas quando constitui o regime político monárquico para regular a sociedade.
b )
 A política degenera os seres humanos, pois contrapõe interesses distintos levando a conflitos sociais.
c )
 A política é uma forma de dividir a sociedade entre os que desejam o bem comum e os que desejam a riqueza individual.
d )
 O ser humano é naturalmente social e, portanto, a política é, também, a característica natural que organiza estas relações sociais.
e )
 A política é a forma pela qual alguns grupos humanos dominam outros grupos em diferentes períodos da história.
QUESTÃO 2
O mercantilismo foi o principal modelo econômico europeu durante a Idade Moderna. De acordo com a experiência teórica e histórica do mercantilismo, assinale a alternativa correta.
a )
 Foi um modelo econômico em que o Estado participava da economia exclusivamente na administração das colônias ultramarinas.
b )
 Foi um modelo econômico com ampla intervenção estatal na economia. Tinha como princípios de bom funcionamento da economia de uma nação: a balança comercial favorável, o acúmulo de metais preciosos, o protecionismo e o exclusivismo comercial.
c )
 Foi um modelo econômico baseado no metalismo e na não intervenção do Estado na economia. A autorregulação do mercado garantia a balança comercial favorável.
d )
 Foi um modelo econômico centrado em economias globalizadas em um jogo de soma zero: relações comerciais em que todos os envolvidos saíam ganhando.
e )
 Foi um modelo econômico anterior à centralização do Estado. Um grupo de letrados desenvolvia a economia com base na balança comercial favorável, no metalismo, no protecionismo e no exclusivo colonial.
QUESTÃO 3
A república romana consolidou-se por meio do direito e de instituições sólidas, mas não esteve isenta de conflitos sociais importantes, devido à desigualdade social característica de um regime oligárquico. As disputas de ideias, concepções de mundo e necessidades políticas, fez com que dois grupos sociais estivessem em disputa. São eles:
a )
 Plebeus, que dirigiam o Senado; e os Patrícios, que eram os proprietários de terra.
b )
 Plebeus, que detinham os latifúndios romanos; e Patrícios, que detinham o poder político.
c )
 Monarcas, que detinham o poder absoluto; e Plebeus, que buscavam participação política.
d )
 Senadores, que compunham o legislativo; e Patrícios, que representavam a monarquia.
e )
 Patrícios, que constituíam a oligarquia; e Plebeus, que constituíam os trabalhadores urbanos e rurais.
QUESTÃO 4
Assinale a alternativa correta em relação ao fascismo e suas expressões no século XX.
a )
 Versão do socialismo na Itália. O Estado centralizador extinguiu a propriedade privada dos meios de produção na primeira metade do século XX, em oposição à burguesia industrial que defendia o liberalismo.
b )
 Ideal que ocorreu somente na Itália, onde foi liderado por Benito Mussolini e tinha como base de apoio a milícia dos camisas negras. Não houve, durante todo o século XX, movimentos com características semelhantes.
c )
 Não teve apoio da elite econômica durante suas expressões no século XX. Os empresários e industriais, nos países de inspiração Fascista, estavam ligados, sobretudo, aos ideais marxistas e suas expressões.
d )
 Corrente ideológica própria do século XX. Tinha por característica a defesa de um Estado centralizado, o ultranacionalismo, o militarismo, o anticomunismo e o uso da violência como prática política.
e )
 Corrente política que remonta ao século XVIII. Tinha por característica o retorno dos ideais de Hobbes e Maquiavel na forma de fazer política durante o século XX.
QUESTÃO 5
Leia as assertivas a seguir a respeito das obras de São Tomás de Aquino e de Santo Agostinho e, em seguida, assinale a alternativa que corresponda somente às afirmações verdadeiras.
I. A concepção de Estado em Santo Agostinho adquire uma característica teocrática.
II. A concepção de Estado em São Tomás de Aquino é de que a autoridade é um fenômeno natural e deve servir ao bem comum.
III. Para Agostinho, a autoridade se estabelece como vontade divina e, portanto, não pode ser utilizada para a promoção de guerras.
IV. Santo Agostinho e São Tomás de Aquino são representantes da Patrística e da Escolástica respectivamente.
a )
 Somente as assertivas III e IV são verdadeiras.
b )
 Somente as assertivas II e IV são verdadeiras.
c )
 Somente as assertivas I, II e IV são verdadeiras. 
d )
 Somente as assertivas I, III e IV são verdadeiras.
e )
 Somente as assertivas I e III são verdadeiras.
QUESTÃO 6
Segundo o texto, qual foi a instituição fundamental para organizar a sociedade da Roma Antiga de maneira coesa e com normas muito bem definidas de funcionamento em seus diferentes períodos?
a )
 A monarquia absolutista.
b )
 A tribuna da plebe.
c )
 A Ágora.
d )
 O direito.
e )
 O exército.
QUESTÃO 7
A dialética é um conceito trabalhado pelo filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Por sua vez, Karl Marx apropria-se do conceito para desenvolver sua concepção política e econômica da História. Se para a tradição hegeliana a dialética se aplica ao campo das ideias, para a tradição Marxista ela se aplica ao materialismo. Por conta disso, considerando a dialética materialista de Karl Marx, assinale a alternativa correta.
a )
 A dialética de Marx diz respeito à conciliação entre as classes sociais, que, por meio do diálogo entre diferentes ideias, pode construir uma sociedade mais justa e harmônica.
b )
 A dialética de Marx se aplica apenas à luta de classes entre burgueses e operários, não podendo ser associada a outros períodos da história.
c )
 A dialética de Marx trata-se de uma tese ideológica, que contraposta a outra tese estabelece uma síntese que pode convencer os seres humanos a uma nova ordem social.
d )A dialética de Marx é um fenômeno que se aplica somente a sociedades com alto grau de instrução, pois os operários, ao adquirirem consciência de sua classe social, podem convencer os capitalistas a respeito de outras possibilidades de organizar o modo de produção. 
e )
 A dialética de Marx se estabelece na relação entre as classes sociais que, com base em interesses e necessidades distintas, promovem lutas sociais capazes de modificar as estruturas sociais.
QUESTÃO 8
Stalinismo é uma expressão que foi cunhada para representar o modelo de socialismo implantado por Josef Stálin na União Soviética, após a morte de Lênin. Sobre as mudanças representadas por Stalin na tradição socialista, as principais foram:
a )
 a diminuição da atuação dos sovietes e conselhos operários, centralizando as decisões no Partido Comunista, bem como a nacionalização dos objetivos revolucionários que, até então, eram internacionalistas.
b )
 a alteração na dinâmica do socialismo e a implantação de medidas cada vez mais próximas dos ideais de social-democracia que estavam ganhando força no mundo ocidental.
c )
 a ampliação da participação política dos conselhos operários nas decisões da revolução, aproximação com os ideais anarquistas de autogestão das fábricas e internacionalismo.
d )
 a promoção, por meio da coletivização das terras e da ampliação do poder dos sovietes, de uma aproximação entre diferentes linhas de pensamento da Revolução Russa: o leninismo e o trotskismo.
e )
 a refundação dos paradigmas de socialismo associado às liberdades individuais, em detrimento do endurecimento dos regimes de caráter autoritário ao redor do mundo no contexto da Segunda Guerra Mundial.
Parte inferior do formulário

Continue navegando