Buscar

1-Resumo da aula 14-03-SD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

14-03
Sociologia do Direito I
Um conteúdo dogmático trabalha com a verdade e a certeza, e é trabalhado como disciplinas profissionalizantes, visando um mercado de trabalho. Esses conteúdos não são os únicos trabalhados no bacharel em direito, os conteúdos zetéticos não são limitados a qualquer condição de certeza ou verdade, ele trabalha o questionamento.
Em 1823, quando foi a primeira constituição brasileira, os bacharéis em direito eram todos formados na Europa e a partir de 1822. O curso de direito passou a ser o primeiro ponto fundamental na discussão sobre a universidade no Brasil, isso se concretizara em 1827 em São Paulo e em Olinda. Os primeiros cursos de direito era focado em uma cultura geral e não desenvolvendo conteúdos dogmáticos e zetéticos, isso tem uma funcionalidade especifica na formação do estado brasileiro independente cumprido duas funções básicas:
 A formação de quadros para a administração pública (formados em direito não necessariamente trabalhavam com isso, podiam ocupar cargos administrativos)
A formação de quadros para a política (para ocupar um cargo político era necessário ser um bacharel em direito)
Essa primeira fase da formação de um bacharel em direito (1827- 1930). Em 1931 teve uma ruptura nesse padrão de formação pela reforma Francisco Campos, que vai desenvolver uma nova estrutura na profissionalização jurídica em cima de conteúdos dogmáticos. Todo esse processo de modernização colocou novas necessidades que o curso de direito procurou atender. Mas essa cultura generalista ainda se manteve nos anos posteriores nas praticas do curso de direito. Na década de 70 teve uma reformulação nesse quadro, a resolução 03 de 1972 deu uma virada no curso de direito voltada unicamente para o lado dogmático, já que estava no período ditatorial, o interesse é que não tivesse nenhuma discussão política dentro dos cursos de direito, apenas deveria se conhecer as normas.
A resolução 03 feita pelo conselho federal da educação (de 1972 até 1994) diz que o curso de direito deverá estar voltado para as matérias básicas e as matérias profissionalizantes.
 As matérias básicas do curso são: 
 Introdução ao estudo do direito
 Economia 
Sociologia
A IED não é propriamente matéria, e sim disciplina. Referencias que não contem um conteúdo próprio. Economia e sociologia se desdobravam em uma única disciplina, enquanto o direito civil de desdobra em 10 disciplinas ao longo do curso. A monografia não existia. Ou seja, a formação do bacharel era voltada para uma formação tecnicista.
Matérias profissionalizantes:
Direito constitucional
Direito administrativo
Direito penal
Direito financeiro\tributário
Direito do trabalho
Direito civil
Direito comercial
Direito processual civil
Direito processual penal
Direito internacional
 A nova formatização do curso de direito -> portaria 1886 (1994) pelo MEC:
Criou-se uma nova regulamentação (a partir da resolução 03). O MEC vai fazer um novo arranjo de matérias chamadas fundamentais e profissionalizantes (diferença de resolução e portaria). 
- As matérias fundamentais são:
IED
Economia
 Sociologia geral
Sociologia jurídica
Filosofia geral
Filosofia jurídica
Ética geral
Ética profissional
Ciência política com teoria do estado
- As matérias profissionalizantes foram as mesmas da resolução 03. Apenas com a inserção da obrigatoriedade da monografia. A portaria 1884 só começou a vigorar em 1997. Toda essa reconfiguração se da a partir do método da pesquisa.
	Em 2004, o conselho nacional da educação deu uma nova regulamentação pela Resolução 09 que se tornou obrigatória em 2010. Com essa renovação teve-se um aprofundamento no que já estava sinalizado na formação crítico-interdisciplinar da portaria 1886. Essa resolução não utiliza mais o termo matérias, e sim, conteúdos: fundamentais e profissionalizantes.
-Conteúdos fundamentais:
 Economia, sociologia, filosofia, ética, ciência política, história, antropologia e psicologia
- Conteúdos profissionalizantes:
Retira-se a diferença de direito processual e penal, tornando-se apenas processual.
1827\1930
Formação generalista
1931\1972
Formação dogmática + generalista
1972\1994
Formação técnico-formal (dougmática)
1994\2004
Formação crítica-interdisciplinar
2004 \atual
+ aprofundada
AULA QUE VEM: LER O ARTIGO SOBR A REFORMA DO ENSINO DO DIREITO.

Outros materiais

Outros materiais