Buscar

Filosofia - 16-05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Filosofia: 16-05 (parte 1)
Está preocupado com o conceito de justiça e preocupado em descobrir o que era o homem justo, o que era o homem bom. Posteriormente, ele decide pensar uma cidade justa para depois aplicar o conceito de cidade justa ao caso individual, que seria o caso de homem justo. No decorrer do livro 3 ele chega a conclusão que uma cidade justa seria: uma cidade na qual cada um desempenha a função a qual está mais apto.
A expressão divisão do trabalho ela não é utilizada nesse contesto, é uma expressão herdada da teoria liberal do Adam Smith. A divisão do trabalho é uma divisão de tarefa, dentro de uma linha de montagem permitia que a produção fosse maior. No nosso contexto interessa mais, não o trabalho mesmo que será desempenhado na comunidade, mas que haja uma relação de adequação entre a função que é desempenhada e as aptidões pessoais que cada um possui. Se eu desempenho a função para qual estou mais apto, tudo indica que teremos uma cidade mais justa. Nessa sociedade ninguém está preocupado em ascender para uma classe diferente da classe para qual foi encaminhado pelo sistema educacional. 
O olhar sobre a divisão do trabalho é diferente, nós temos uma divisão de funções. Não se trata da mesma coisa (Adam Smith E Sócrates).
Livro IV- Mito da caverna
- O Sócrates vai conceber uma historieta para explicar determinadas especialidades que estão presentes no modo como Platão vê a realidade. 
-Ideo /logia=locus=discurso ou ciência sobre a idéia
Está ligada a universalização de uma única ideia, ou a aferrar uma ideia de modo que essa ideia se torne predominante e submeta todas as outras ideias. Se você tem uma determinada ideologia, você comunga de um determinado grupo de ideias que estão ligadas entre si e esse grupo se sobrepõe a todas as outras. 
Filosofia é também a sabedoria de vida ou a escolha do melhor modo de viver. É também uma leitura de mundo, as diferentes filosofias leem o mundo de formas diferentes. Filosofia do direito seria as diferentes visões sobre o direito, diferentes pensamentos jurídicos. 
Mito da caverna: Imagina que há crianças que crescem e se tornam adultas e estão sempre no mesmo ambiente. Estão acorrentadas e não podem virar a cabeça para o lado, a única coisa que conseguem ver são as projeções de sombras. Matrix é um filme filosófico, pois num determinado momento o Neo percebe que o mundo tal qual ele conhecia não existia. Em uma determinada hora o Neo experimenta ver a Matrix. Em uma determinada hora ele tem que escolher entre duas pílulas, a vermelha e a azul, ele tem que escolher se ele quer a verdade, doa aquém doer ou se ele quer continuar a viver na mentira e esquecer a verdade ( assim como aqueles que toma a água do ria Letha). Ele escolhe a verdade. A verdade está na Matrix, assim como está no mundo inteligível para Platão. 
A realidade para os homens da caverna eram as sombras, estas eram os objetos reais. Eles tem os 5 sentidos funcionando corretamente, no entanto, são enganados pelos sentidos. Essa é intenção de Sócrates, mostrar que o mundo sensível é um mundo de sombras. Mas, se pensarmos no sistema educacional como um todo, podemos entender que é um processo de caminho ascendente, o despertar da educação é um caminho ascendente a um mundo mais real.
Quem vive no mundo sem contato com o externo costuma achar que o mundo se restringe a isso. Exemplo: crianças que vivem em condomínios de luxo, onde tudo o que precisam está lá, não tem contato com a pobreza... Esse exemplo do Sócrates (mito da caverna) é um exemplo de como as pessoas podem ter uma visão restrita da realidade, de como a nossa visão é sempre limitada a partir das experiências que nós temos. 
Ele sai da caverna, a primeira coisa é sentir dor. Com isso Sócrates ta dizendo que aprender ou perceber que aquilo que nós acreditávamos ser verdade não seja verdade, isso dói. Crescer, conhecer uma realidade diferente, isso dói, ele sente dor por estar na luz do sol e por saber que estava enganado por todo aquele período anterior. 
O que é melhor para alguém que escolhe a verdade? É voltar a ser ignorante ou manter-se na verdade mesmo que se tornasse um escravo. Foi a pergunta enfrentada por Neo, se escolhesse a verdade, teria que trabalhar na Matrix, enfrentar os inimigos... Quer a verdade ou a mentira? Ele opta pela verdade, mesmo que a verdade tornasse a vida dele mais difícil. A provocação do Sócrates é mesmo que mesmo eu me tronasse escravo, prefiro ter a minha mente livre.
O sujeito que está retornando volta meio doido e mais cego aos olhos daqueles que estão presos. 
Aquele que se liberou e contemplou as verdades do mundo real, é aquele que conheceu a justiça.Estamos diante de um conceito universal de justiça. Se ele foi capaz de conhecer a justiça, a justiça é a mesma para todos, então a justiça não depende de nossos conceitos.
Filosofia : 16-05 (parte 2)
Platão era contra a democracia – Sócrates, seu admirado mentor, morreu graças a esta. 
Na democracia encontramos, na vida comunitária, desejos necessários (comida, saúde, moradia, etc.) e desejos desnecessários (coisas que vão além do limite para a preservação da vida). Os filhos de Oligarcas, que agora vivem em uma democracia, porém foram educados na Oligarquia, não conseguem distinguir esses dois tipos de desejos. Porém são censurados pela ideia de igualdade e assim tendem a violação, a corrupção. 
Sócrates afirma que um jovem criado no sistema Oligárquico – ricos comandam e os pobres obedecem - não sabem fazer a distinção entre os desejos. 
O filho do Oligárquico é alguém acostumado a satisfazer todos os seus desejos e na democracia ele é censurado. E começa a viver em conflito, não era acostumado com limitações dos próprios desejos.
Sócrates mostra que essa passagem do Sistema Oligárquico para Sistema Democrático faz com que os acostumados a comandar no primeiro tenham uma tendência a corrupção, já que não são acostumados com censura, eles eram acostumados a realizar todos os desejos, tanto necessários quanto desnecessários. 
E esse pensamento oligárquico acaba sendo incorporado por toda a sociedade, agora os desejos deixam de ser vistos de formas diferentes. Todos na sociedade acabam acreditando que devem satisfazer tudo que desejam (para fim fins de satisfação ou por necessidade). Assim, acredita-se que eu tenho o direito a impor meu desejo desnecessário sobre o desejo necessário do outro. 
Porém isso é censurado, não posso na democracia realizar tudo que almejo. 
O filho do oligarca n será capaz, como já foi dito, de conter os seus limites. E por isso, ele é vocacionado a corrupção. E não pode viver bem em uma sociedade democrática. 
O sistema democrático para Platão é um sistema falho, nele não existe essa desigualdade de desejos, temos a igualdade ampla, em todos os parâmetros, mesmo nesse caso em particular.
Para ele o melhor sistema de governo seria o do Rei Filósofo que está ali pelo seu mérito, sua proximidade com o mundo inteligível, por ter passado em todas as etapas do conhecimento. Na democracia não é assim, quem não é apto intelectualmente pode governar.

Outros materiais