Buscar

estudo de caso farmacia Trade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Estudo de Caso
Ações e Estratégias de compras e estoque na rede de farmácias Trade
*
*
*
Como foi realizado o estudo
O estudo apresenta estratégias para desenvolvimento de vendas e manutenção de estoques.
Utilizou-se da coleta de dados, com indicadores de desempenho, técnicas de compras e negociação, análise da estrutura de controle interno (estoque, armazenagem, distribuição entre a rede de lojas), entre outros. 
*
*
*
A empresa
O Grupo Trade é formado por rede de Drogarias e Laboratório de Manipulação, foi fundado em 1967. Conta com uma rede de lojas integradas, serviço de entregas e convênios.
A Rede Trade possui 11.627 SKU’s. Divididos em três categorias:
Medicamentos
Perfumaria
Conveniência
*
*
*
Pesquisa e Objetivo
Apresentar a descrição do processo de compras, otimização no controle de estoques, pois a rede pretende expandir suas operações e aperfeiçoar seus procedimentos empresariais. A fim de proporcionar melhorias no ambiente de negócios.
*
*
*
Revisão Bibliográfica
Os autores descrevem referências
teóricas de renomados autores, como
base para funcionamento deste 
segmentos de suma importância para
a evolução do negócio;
*
*
*
Compras
É vital em qualquer processo de compra o conhecimento do produto, a necessidade de comprar, identificar, avaliar e escolher fornecedores.
Os gestores devem equilibrar dois objetivos conflitantes, minimizar o investimento em estoque e minimizar o índice de faltas, e proporcionar a quantidade certa da mercadoria certa, no lugar certo, na hora certa para atingir as metas financeiras da empresa. 
Um componente para “medir” a necessidade de comprar é a previsão de vendas.
*
*
*
Compras
O processo de compras deve ser ordenado e deve ocorrer de forma sistemática e integrada entre setores para funcionar de maneira eficiente.
*
*
*
Análise de Resultados
A empresa utiliza duas modalidades de compra:
	A negociação realizada por meio de distribuidoras (medicamentos) e dois canais para compra de perfumaria; a)compra direta de fabricantes, b)grandes atacadistas, a base de negociações nos dois canais é a cotação.
Os indicadores de desempenho do estoque a empresa utiliza a curva ABC e previsões de venda. Uma política da Rede Trade é não utilizar estoques de segurança. Os itens A e B são repostos imediatamente, C e D quando se obtém um estoque mínimo.
*
*
*
Segmentos
1)Medicamentos – é divido em seções (famílias)/linhas (subgrupos).
Medicamentos tarjados, controlados e genéricos.
Específicos gerais – energizantes, pastilhas, xaropes, descongestionantes, laxantes); oftalmológicos; fitoterápicos, e homeopáticos; primeiros socorros (ataduras, algodão, curativos, antisépticos); testes de saúde (glicemia, gravidez, termômetro,vaporizadores);produtos para diabéticos, acessórios para saúde ( cortador de comprimidos, bolsa térmica, meias cirúrgicas, cintas, joelheiras) e varejinho. 
*
*
*
Segmentos
2) Perfumaria – é dividido em 23 seções:
1- Sabonetes
2- Higiene Oral
3- Higiene e cuidados com os cabelos
4- Higiene e cuidados com os cabelos linha afro
5- Descolorantes
6- Infantil - fraldas
7- Infantil – higiene
8- Infantil – acessórios
9- Higiene - descartável
*
*
*
Segmentos
10- Desodorantes
11- Protetores para a pele
12- Beleza 
13- Beleza – rosto
14- Beleza - mãos e pés
15- Beleza – corpo
16- Beleza – depilatórios
17- Beleza – tratamento de pele 
18- Beleza – dermocosméticos
*
*
*
Segmentos
19- Beleza – maquiagem 
20- Beleza – perfumes/talcos 
21- Artigos masculinos
22- Artigos pédicos
23- Acessórios masculinos e femininos
*
*
*
Segmentos
3- Conveniência
Alimentos ( leites, suplementos infantis, bomboniére, biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, sucos, sorvetes); Limpeza (geral e de inseticidas, repelentes); Utilidades (geral: filmes, pilhas, material de informática, lâmpadas, guardanapo, carvão) e veterinário.
*
*
*
Processo de Compra
Antes da compra é feito um levantamento no sistema, verificando os estoques e relatórios de gerentes de lojas e previsão de vendas. Os produtos de giro A e B recebem maior atenção na análise do relatório, C e D são comprados somente quando necessário.
Acontecem alguns casos de compras incorretas, devido ao estoque no sistema não corresponder ao estoque real da loja. Uma das causas é o erro no cadastro de produtos, no momento em que “entram” no estoque.
*
*
*
Processo de Compra
Semanalmente é emitido um relatório de “perda de vendas”, que são os produtos consultados por clientes e não foram adquiridos por falta no estoque.
Feita a identificação dos produtos a serem adquiridos, passa para avaliação dos fornecedores, a decisão é baseada em menores preços, prazo de entrega e prazo de pagamento.
O contato com os fornecedores é feito por telefone, representantes e pedidos eletrônicos.
*
*
*
Processo de Compra
Emissão do pedido é feita pelo comprador e os medicamentos e artigos de perfumaria são solicitados por loja e entregues nas mesmas.
Medicamentos tem o prazo máximo de entrega de um dia podendo ser até algumas horas, perfumaria o prazo vai de 21 a 45 dias em geral.
Produtos para compra o comprador analisa curva ABC, giro de estoque, disponibilidade por classe, por departamento, por categoria, sazonalidade, por disposição no layout das lojas, produto de oferta e margem de lucratividade por produto.
*
*
*
Política de Compras
Para uma empresa ser fornecedora, analisa-se o preço praticado, estoque disponível, abrangência do mix de produtos, prazos de entrega, prazo de pagamento e, prioritariamente idoneidade no mercado. 
*
*
*
Conclusão
Após a análise, descrição de atividades e coleta de dados conclui-se que é necessário revisão de indicadores, para atuação com menor número de unidades no estoque, já que o fornecimento é ágil. O estoque de segurança não é utilizado, e deveria ser, nos produtos de alto giro.
As entradas no estoque não estão sendo feitas de forma sistêmica, afetando diretamente o controle e gestão das compras.
Também não é verificado no sistema controles imprescindíveis para redução de custos como integração do sistema para visualização do estoque loja a loja e controle do shelf life.
*
*
*
Conclusão
Os inventários deveriam ser realizados mais freqüentemente a cada 45 dias.
Elaboração de informe diário para que se possa ter acesso ao estoque disponível em outras lojas para atender o cliente de forma mais eficiente.
Desenvolver ABC por departamento.
Aperfeiçoar canal reverso quanto a devolução de produtos.
Avaliar melhor a introdução de novos produtos. 
*
*
*
Conclusão
Conclui-se que é preciso profissionalização, para se tenha resultados esperados e também ampliação no campo de atuação e otimização dos processos.
Para se tem uma redução de custos, aplicação em investimentos e maximização de lucros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais