Buscar

Apol Administração Pedagógica Instrumentos Legais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto:
“Uma boa rotina escolar requer um elevado zelo para que haja uma comunicação fluida entre todas as pessoas da comunidade escolar, pois os ruídos de uma interlocução truncada estão entre as principais fontes de problema".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VENTURI, Jacir. Diretor de escola: um gestor de pessoas ou gestor de conflitos? Gazeta do Povo, 16 jun. 2019. https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/diretor-de-escola-um-gestor-de-pessoas-ou-de-conflitos. Acesso em: 12 ago. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e docência, assinale a alternativa que explica o conceito de comunidade escolar:
	
	A
	Um grupo de indivíduos que dividem as mesmas crenças religiosas e culturais e que assim ocupam a maior parte do território.
	
	B
	É uma comunidade na qual se verificam três formas de integração no sentido da autossuficiência.
	
	C
	Grupo de pessoas formado por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos e por pais e/ou responsáveis dos alunos.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	Aglomerado de elementos que compõem determinado bairro onde a pessoa está introduzida.
	
	E
	É uma comunidade que estabelece relações por intermédio de comunicação a distância.
Questão 2/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o fragmento de texto:
“Uma forma de compreender a gestão democrática é traduzi-la como mobilização, gerada pela ação conjunta de seus componentes, para que, por meio da participação, se realize os objetivos de sua unidade de trabalho.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Marcelo da Silva; FERREIRA, Lúcia Alves Tomaz dos Santos; GONTIJO, Evailda da Silva. Gestão democrática e participativa: uma ferramenta para otimizar a educação. In: ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 3.,2018, Rio Verde. Anais... Rio Verde: Instituto Federal Goiano, 2018. p. 5. https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/article/download/695/527. Acesso em: 12 ago. 2019.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Gestão e docência sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) e o processo de democratização da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O PPP fortalece o processo de democratização da educação, pois garante que escola e comunidade estejam envolvidos com objetivos centrados no mesmo ideal.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	O PPP unifica o processo de democratização da educação, uma vez que centraliza no Estado os objetivos da educação e do processo de gestão escolar.
	
	C
	O PPP enfraquece o processo de democratização do ensino, visto que exclui do processo decisório grande parte dos membros da comunidade.
	
	D
	O PPP fortalece o processo de burocratização do ensino e da gestão ao garantir que a construção ideológica esteja centrada nos objetivos do Estado.
	
	E
	O PPP contribui para o processo de democratização da educação, já que centraliza nas mãos do Estado a construção da cidadania.
Questão 3/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Atente para a citação: 
“A Gestão Escolar é substancial importante na transformação da instituição escolar para que atenda às atuais exigências sociais de uma sociedade que se designa democrática.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, Marcelo da Silva; FERREIRA, Lúcia Alves Tomaz dos Santos; GONTIJO, Evailda da Silva. Gestão democrática e participativa: uma ferramenta para otimizar a educação. In: ENCONTRO DE LICENCIATURAS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 3.,2018, Rio Verde. Anais... Rio Verde: Instituto Federal Goiano, 2018. p. 4. https://www.ifgoiano.edu.br/periodicos/index.php/ciclo/article/download/695/527. Acesso em: 12 ago. 2019.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Gestão e docência, sobre a origem do Projeto Político-Pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir:
I. O PPP é um recurso de gestão escolar originário no cerne das reformas comunistas.
II. O PPP teve como um dos motivos originários a necessidade de descentralização das escolas.
III. O PPP origina-se em um cenário de reformas brasileiras, na década de 1980. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I e III
	
	B
	II e III
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	I e II
	
	D
	I
	
	E
	II
Questão 4/10 - Administração Pedagógica: Instrumentos Legais
Leia o seguinte fragmento de texto:
“Anisio Teixeira: é a escola pública que constrói e sustenta a democracia. Nascido a 12 de julho de 1900, em Caetité-Ba, Anísio Spínola Teixeira é considerado o educador que mais contribuiu para a renovação educacional e cultural brasileira”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://jornalggn.com.br/educacao/anisio-teixeira-e-a-escola-publica-que-constroi-e-sustenta-a-democracia/ >. Acesso em: 09 jul. 2019.
De acordo com o livro-base Gestão e Docência, sobre a origem da democracia, assinale a alternativa correta.

Outros materiais