Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL (PROVA CURRICULAR)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL 
PROVA CURRICULAR
1- A ocupação do território mineiro foi importante não só para a província, mas interligou a produção de boa parte do território nacional, articulando os fluxos do desenvolvimento da região nordeste e sul, avançando para o oeste, e dando origem a quais estados?
Assinale a alternativa correta.
a. Bahia e Rio de Janeiro
b. Mato Grosso e Rio de Janeiro
c. Mato Grosso e Bahia
d. Goiás e Bahia
e. Goiás e Mato Grosso
A resposta correta é: Goiás e Mato Grosso.
2- Se tratando de riquezas, a intenção dos portugueses, assim como a dos espanhóis, era encontrar ouro nas terras americanas. Os portugueses não foram tão felizes quanto os espanhóis nessa missão, pelo menos em um primeiro momento. Dessa forma, analisaram o território e viram o poderiam tirar proveito. Qual foi o primeiro recurso natural a ser explorado?
Assinale a alternativa correta.
a. Ouro
b. Algodão
c. Açúcar
d. Pau-brasil
e. Café
A resposta correta é: Pau-brasil
3- Os portugueses sentiram a necessidade do trabalho escravo por parte dos nativos, principalmente na extração e cultivo da cana de açúcar. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta. 
I. O contexto de colonização foi harmonioso, considerando que os povos escravizados pelos portugueses no Brasil eram dóceis e resignados.
II. D. Sebastião, rei de Portugal, queixava-se da escravidão injusta dos indígenas e baixou a lei de 1570 que lhes concedeu liberdade.
III. O decreto de D. Sebastião ordenava que não se utilizasse da prática de fazer cativos, salvo aqueles que fossem tomados em Guerra Justa.
a. I e III estão corretas, apenas.
b. I e II estão corretas, apenas.
c. II está correta, apenas.
d. II e III estão corretas, apenas.
e. III está correta, apenas.
A resposta correta é: II e III estão corretas, apenas.
4- Quando os portugueses e europeus chegaram aqui na América foi um momento único na história. Segundo Todorov (2019), esse momento foi quando o ser humano teve conhecimento ________, se completou como indivíduo. Mas nessa relação que se estabeleceu, houve um __________ de interesses, pois conhecer o diferente gera conflito. 
Assinale a alternativa que completa o texto corretamente.
a. Do outro, desequilíbrio.
b. De si, desequilíbrio.
c. Da diferença, desequilíbrio.
d. De si, equilíbrio.
e. Do desequilíbrio, equilíbrio
A resposta correta é: Do outro, desequilíbrio.
5- Estudamos na primeira unidade que, tendo-se constituído “nação” em resposta ao ataque perpetuado por seu único vizinho, Portugal se vê inspirado a consolidar o que?
Assinale a alternativa correta.
a. Estratégias para controlar as crises políticas internas
b. Estratégias para o desenvolvimento da exploração comercial da costa oriental
c. Estratégias para satisfazer os interesses de D. Henrique pelo exotismo fabuloso do Oriente
d. Estratégias para desenvolver novas rotas de comércio marítimos e a atualizar aquelas que já existiam
e. Estratégias para produzir suas próprias especiarias
A resposta correta é: Estratégias para desenvolver novas rotas de comércio marítimos e a atualizar aquelas que já existiam
6- Em um primeiro momento, os portugueses conseguiram encontrar meios de fazer trocas, denominadas escambo, com os nativos. Com o passar do tempo surgiu a necessidade de aumentar a mão-de-obra, considerando a demanda do mercado europeu de qual produto?
Assinale a alternativa correta.
a. Tabaco.
b. Café.
c. Ouro.
d. Pau-brasil.
e. Tabaco.
A resposta correta é: Pau-brasil.
7- As adaptações civilizatórias com base em uma base eurocêntrica no Rio de Janeiro, com a vinda da corte produz uma nova nobreza do Rio de Janeiro. Essa adaptação produz uma sociedade mais pautada no sentido visual, no parecer, pois era dessa forma que a corte mantinha seu status. Para Malerba isso é conceituado como ____________________. 
Assinale a alternativa que complete corretamente a frase.
a. organização da vida.
b. urbanização da vida.
c. ostentação da vida.
d. teatralização da vida.
e. opulência da vida.
A resposta correta é: teatralização da vida.
8- Estudamos na primeira unidade que grande parte do desenvolvimento comercial e político de Portugal se deu também quanto aos tipos de embarcações utilizadas por eles nesse período, em suas tantas jornadas pelos mares. A mais conhecida delas e também a de maior importância para o “descobrimento” do Brasil é a chamada:
Assinale a alternativa correta:
a. Naus
b. Canoas
c. Caravelas
d. Traineiras
e. Escunas
A resposta correta é: Caravelas
9- O comércio do Rio de Janeiro e a cidade passam a desenvolver-se e em torno do porto, da Praça do Largo (atual praça XV de Novembro), ali havia locais que atendiam às necessidades desses homens, marinheiros, trabalhadores, negociantes, viajantes, ou mesmo apenas aventureiros, o Porto torna-se parada obrigatória. Considerando o exposto, analise as sentenças e assinale a alternativa correta.
I. O porto também é o local onde a Corte Portuguesa se instala como casa de despacho, que mais tarde se chamaria Paço Imperial.
II. O consumo e o comércio, aliado a essa vontade e desejo pelo novo, pelo requinte, nos possibilita refletir sobre a produção de símbolos e significados por esses “homens novos”, fruto das mudanças econômicas, sociais e culturais.
III. Mudanças foram efetivadas e isso irá produzir uma nova maneira de se apresentar: da condição de capital do vice-reino, com uma precária situação de higienização e com poucos locais de socialização, sendo os que havia ainda eram armazéns e boticas; para a capital do reino que se moderniza e passa a ter teatros, cafés e ruas asfaltados para o convívio social.
a. II e III estão corretas, apenas.
b. I e II estão corretas, apenas.
c. Apenas I está correta.
d. Apenas II está correta.
e. Todas as afirmativas estão corretas.
A resposta correta é: Todas as afirmativas estão corretas.
10- A participação de Portugal no comércio europeu cresceu exponencialmente no século XV em função do enriquecimento de sua burguesia. Com base nisso, analise as sentenças e assinale a correta.
I. Se considerarmos que a Espanha é o único território com o qual Portugal faz fronteira direta, a possibilidade de estabelecer novas relações de comércio por vias do próprio interior do continente não era, no século XV, a mais viável das opções.
II. Foi a burguesia recém enriquecida que, ao desejar estabelecer novos laços comerciais e expandir-se mercantilmente, inspirou a demanda de um aprimoramento marítimo ainda no século XV.
III. O aprimoramento marítimo impulsionado pela burguesia possibilitou, décadas mais tarde, que Portugal desenvolvesse tecnologias náuticas próprias, mais leves e ágeis para a locomoção através dos mares no intuito de estabelecer relações de comércio ao redor de todo o mundo conhecido.
Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I e IV está correta
b. Apenas II está correta
c. Todas as alternativas estão corretas
d. Apenas II e III estão corretas
e. Apenas I e II estão corretas
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes