Buscar

A educação não formal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A educação não formal pode ocorrer também no universo da cultura popular, onde um mestre exerce papel fundamental. Essas experiências são geralmente baseadas na tradição, na ancestralidade, no ritual, na memória coletiva, na solidariedade e num profundo respeito à sabedoria do mais velho. Nesse sentido, analise as sentenças e escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso:
 
 
( ) As experiências baseadas na tradição são elas próprias as responsáveis por essas experiências ricas em conhecimentos e saberes que, normalmente, não são reconhecidos nem valorizados nos processos envolvendo a educação formal no Brasil. 
 
( ) A cultura popular brasileira é riquíssima, pois abarca conhecimentos tradicionais de vários grupos étnicos que formam nosso tecido cultural, como os indígenas, africanos, europeus, asiáticos e romanies (ciganos). 
 
( ) As formas tradicionais de transmissão dos saberes pertinentes a grupos sociais geralmente excluídos, considerados atrasados e rudimentares, foram, no passado, discriminadas por alguns setores da intelectualidade acadêmica. 
 
( ) Pela beleza em que se constroem as relações de pertencimento, o sentido de identidade, o respeito pela tradição e pelos antepassados, e pela simplicidade e alegria com que se celebra a vida, entendemos que a cultura popular nos tem muito a ensinar.
 
 
De acordo com as sentenças acima, assinale a sequência CORRETA:
	A)
	V – V – V – V.
 
	B)
	V – F– V – V.
 
 
	C)
	V – V – V – F.
 
 
	D)
	V – V – F – F.

Outros materiais