Logo Passei Direto
Buscar

PROVA SUBSTITUTIVA alunos com surdez

User badge image
Mayara Viana

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Bilinguismo deve ser trabalhado desde cedo, assim como a fala para as crianças ouvintes. A criança surda passa por estágios linguísticos assim como as ouvintes. No bilinguismo a surdez é compreendida como especificidade e não como deficiência.
Com base nos conceitos sobre bilinguismo abordados nesta disciplina, assinale a alternativa correta.
a. Procura explorar os resíduos auditivos que o surdo possui.
b. A crítica maior a essa abordagem é o fato de utilizar o português sinalizado.
c. Essa abordagem permaneceu, por praticamente um século, como exclusiva na educação dos surdos.
d. No bilinguismo, a primeira língua dos surdos é a Língua de Sinais. A língua falada ou escrita a ser adquirida (o Português, por exemplo) é tida como 2a língua.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A pedagogia visual está em construção, contudo um aspecto fundamental já vem contribuindo muito com o desenvolvimento do aluno com surdez.
Dentro do conceito de Pedagogia visual atrelado ao da educação inclusiva cabe a escola: Assinale a alternativa correta.
a. Criar salas de aulas específicas, com estimulação visual para que os alunos com surdez interajam entre si.
b. As escolas devem assumir um papel de responsabilidade muito grande diante deste contexto. Porém, podem direcionar a alfabetização e o letramento do aluno com surdez para o intérprete da Libras, por entender os códigos visuais da própria L1.
c. O processo de ensino do aluno surdo se beneficia do uso das imagens visuais e que os educadores devem compreender mais sobre seu poder construtivo para utilizá-las adequadamente.
d. A formação de conceitos seria dificultada utilizando representações visuais, e a sua adoção, nas atividades educacionais, comprometeria o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual, porque a imagem permeia os campos do saber.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

As pessoas surdas, frequentemente, são usuárias de língua de sinais. Normalmente temos especificidades regionais dentro de cada contexto que contribuem para a disseminação de cada língua. Contudo existem alguns entendimentos provenientes do senso comum que permeiam os conceitos sobre essa temática, dos quais podemos citar:
Escolha uma:
a. As línguas de sinais não transmitem apenas informações concretas.
b. Muitos sinais que compõem a Libras, por exemplo, são icônicos.
c. Na grande maioria os sinais são arbitrários, convencionados pelos usuários.
d. Os sinais arbitrários que compõem a Língua de Sinais são ferramentas frágeis que podem comprometer a veiculação das ideias complexas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais – TILS é o profissional que faz a conversão de código linguístico entre duas ou mais línguas, quer da Língua de Sinais para a língua oral e vice-versa.
A qualidade e eficiência desse recurso de acessibilidade para as comunicações é influenciada por alguns fatores, dos quais é correto citar: É correto apenas o que se afirma em:
I. O conhecimento e a experiência do Intérprete na sua função.
II. A fluência nas línguas em que o intérprete atua.
III. A escola de formação do intérprete.
IV. A presença dos sinais regionais nas interpretações.
a. I, II e IV.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. II, III e IV.
d. I e III.
e. III e IV.

Existem três tendências educacionais: o oralismo, a comunicação total e a abordagem por meio do bilinguismo. Com base nas três tendências educacionais utilizadas para a educação de pessoas com surdez, assinale (V) para verdadeira e (F) para falso.
A sequência correta para a resposta da questão é:
( ) A abordagem oralista foi a primeira utilizada e defendia que o surdo deveria falar em português.
( ) A comunicação total é a mais utilizada nos dia atuais, pois defende o uso do português sinalizado.
( ) A abordagem bilíngue não é possível por defender que a Libras deve substituir o português escrito.
( ) O Bilinguismo deve ser trabalhado desde cedo, assim como a fala para as crianças ouvintes. A criança surda passa por estágios linguísticos assim como as ouvintes.
a. V, F, F, V.
b. F, F, F, V.
c. F, F, V, F.
d. F, V, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Conforme Fernandes (2002), algumas considerações são básicas para compreendermos os aspectos da produção escrita de surdos, com vistas a elegermos critérios de avaliação diferenciados em relação à Língua Portuguesa e demais áreas do conhecimento que dela se utilizam (História, Biologia, Geografia etc.), não generalizáveis, mas que possam constituir subsídios para a análise de suas construções singulares, em comparação à escrita de ouvintes.
Sobre a construção da escrita do surdo avalie as afirmativas e classifique como (V) verdadeiro e (F) falso. A sequência correta é:
( ) Não é apenas o fato de o surdo não receber informações auditivas que interfere nas suas práticas linguístico-discursivas em português, mas também, o fato de a língua de sinais estar participando ativamente no processo de elaboração discursiva.
( ) Nas etapas iniciais, a escrita do aluno surdo estará muito mais marcada pelas características da Língua de Sinais.
( ) Nas etapas finais desse processo, mesmo com peculiaridades, essa escrita ficará mais próxima do português.
( ) A construção que caracteriza uma interlíngua − percurso de aquisição de uma segunda língua − não pode ser desqualificada, pelo professor, em seu processo de avaliação.
a. V, V, V, V.
b. V, F, V, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, F, F.
e. F,F,V,V.

Na década de 90, a LIBRAS era considerada uma língua ágrafa, mas a publicação do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001) registrou, em signwriting, a escrita dos sinais empregados pelo surdo. Signwriting é uma invenção de Valerie Sutton, a criadora de tal expressão.
Essa escrita apresenta as seguintes características: É correto apenas o que se afirma em:
I. O código representa qualquer uma das diferentes línguas de sinais existentes no mundo.
II. Os defensores da divulgação e utilização do sistema signwriting afirmam que a escrita dos sinais permite ao surdo a evocação imediata, em sinais pensados, da ideia graficamente representada, da mesma forma que a escrita alfabética remete o ouvinte à imagem fonológica da palavra.
III. O código poderia ser capaz de permitir a ela (criança surda) escrever diretamente sob controle do processo interno (sinalização interna), exatamente como faz a criança ouvinte com a sua fala interna.
IV. Para uma língua se consolidar, é necessária a existência de usuários que compartilhem o mesmo código. É preciso ampliar o número de usuários do sistema signwriting e consolidar a língua escrita da comunidade surda, mas isso não faz com que acabe a necessidade de se buscar meios de ensino que tornem o português escrito acessível ao aluno surdo.
a. I, II, III e IV.
b. I, II, e IV.
c. I e III.
d. II e III.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

De acordo com Fernandes (2002), assim como a oralidade é importante para os ouvintes, a aquisição da Língua de Sinais é fundamental na vida da pessoa surda, ela organiza, de forma lógica, as ideias dessas pessoas.
Sobre a escrita do aluno surdo, assinale a alternativa incorreta.
a. Os surdos usuários da Língua de Sinais têm a estrutura gramatical da Libras presente na sua escrita, a qual, na maioria das vezes, é considerada, equivocadamente, como sendo errada.
b. Os ‘erros’ que estudantes surdos cometem ao escrever o português devem ser encarados como decorrentes da aprendizagem de uma segunda língua, ou seja, o resultado da interferência da sua primeira língua (a língua de sinais) e a sobreposição das regras da língua que está aprendendo (a língua portuguesa).
c. Estrangeiros que estão aprendendo uma segunda língua, cuja estruturação gramatical difere de sua língua materna, apresentam dificuldades semelhantes a dos surdos em relação ao uso de preposições, tempos verbais, sufixação, prefixação, concordância nominal e verbal, enfim, no que se refere aos componentes estruturais de sua organização.
d. Os surdos apresentam dificuldades na escrita baseados no processo de aprendizagem da Libras. Como uma língua está diretamente ligada a outra e a estrutura é muito semelhante, as dificuldades são decorrentes de problemas no processo de aquisição da L1.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O bilinguismo surgiu na educação de surdos por volta das décadas de 80 e 90. Essa proposta de aprendizagem e respeito à língua materna traz em seu bojo o conceito de comunidade surda utilizado nos dias atuais.
Sobre o bilinguismo, é correto afirmar que:
a. O bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser Bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua oficial do seu país e como segunda língua a língua de sinais.
b. A filosofia bilíngue exclui o aprendizado da modalidade oral da língua.
c. O conceito mais importante que a filosofia Bilíngue traz é de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias.
d. O aluno surdo precisa dominar a oralidade para ser inserido na escola e aprender os conteúdos formais.
e. Alternativa de resposta.

No Brasil, a educação de alunos surdos é amparada por documentos que orientam a inclusão, indicando que é preferencialmente na escola regular que devem estudar as pessoas com deficiência.
Dentre esses documentos, é correto afirmar que:
a. A Constituição Federal de 1988, cujo art. 208 estabelece como dever do Estado com a Educação que este dever seja efetivado mediante a garantia de: III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na escola especial.
b. O Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, no art. 53, Item III, consta como um desses direitos o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na escola especial e de forma facultativa na escola regular de ensino.
c. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, a qual, no Capítulo V – Da Educação Especial, art. 58, assim estabelece: “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida na escola especial, para educandos portadores de necessidades especiais”.
d. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pautada no princípio de que é “[...] direito de todos os alunos pertencerem a uma mesma escola, de estarem todos juntos aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação”.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Bilinguismo deve ser trabalhado desde cedo, assim como a fala para as crianças ouvintes. A criança surda passa por estágios linguísticos assim como as ouvintes. No bilinguismo a surdez é compreendida como especificidade e não como deficiência.
Com base nos conceitos sobre bilinguismo abordados nesta disciplina, assinale a alternativa correta.
a. Procura explorar os resíduos auditivos que o surdo possui.
b. A crítica maior a essa abordagem é o fato de utilizar o português sinalizado.
c. Essa abordagem permaneceu, por praticamente um século, como exclusiva na educação dos surdos.
d. No bilinguismo, a primeira língua dos surdos é a Língua de Sinais. A língua falada ou escrita a ser adquirida (o Português, por exemplo) é tida como 2a língua.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

A pedagogia visual está em construção, contudo um aspecto fundamental já vem contribuindo muito com o desenvolvimento do aluno com surdez.
Dentro do conceito de Pedagogia visual atrelado ao da educação inclusiva cabe a escola: Assinale a alternativa correta.
a. Criar salas de aulas específicas, com estimulação visual para que os alunos com surdez interajam entre si.
b. As escolas devem assumir um papel de responsabilidade muito grande diante deste contexto. Porém, podem direcionar a alfabetização e o letramento do aluno com surdez para o intérprete da Libras, por entender os códigos visuais da própria L1.
c. O processo de ensino do aluno surdo se beneficia do uso das imagens visuais e que os educadores devem compreender mais sobre seu poder construtivo para utilizá-las adequadamente.
d. A formação de conceitos seria dificultada utilizando representações visuais, e a sua adoção, nas atividades educacionais, comprometeria o processo de desenvolvimento do pensamento conceitual, porque a imagem permeia os campos do saber.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

As pessoas surdas, frequentemente, são usuárias de língua de sinais. Normalmente temos especificidades regionais dentro de cada contexto que contribuem para a disseminação de cada língua. Contudo existem alguns entendimentos provenientes do senso comum que permeiam os conceitos sobre essa temática, dos quais podemos citar:
Escolha uma:
a. As línguas de sinais não transmitem apenas informações concretas.
b. Muitos sinais que compõem a Libras, por exemplo, são icônicos.
c. Na grande maioria os sinais são arbitrários, convencionados pelos usuários.
d. Os sinais arbitrários que compõem a Língua de Sinais são ferramentas frágeis que podem comprometer a veiculação das ideias complexas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais – TILS é o profissional que faz a conversão de código linguístico entre duas ou mais línguas, quer da Língua de Sinais para a língua oral e vice-versa.
A qualidade e eficiência desse recurso de acessibilidade para as comunicações é influenciada por alguns fatores, dos quais é correto citar: É correto apenas o que se afirma em:
I. O conhecimento e a experiência do Intérprete na sua função.
II. A fluência nas línguas em que o intérprete atua.
III. A escola de formação do intérprete.
IV. A presença dos sinais regionais nas interpretações.
a. I, II e IV.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. II, III e IV.
d. I e III.
e. III e IV.

Existem três tendências educacionais: o oralismo, a comunicação total e a abordagem por meio do bilinguismo. Com base nas três tendências educacionais utilizadas para a educação de pessoas com surdez, assinale (V) para verdadeira e (F) para falso.
A sequência correta para a resposta da questão é:
( ) A abordagem oralista foi a primeira utilizada e defendia que o surdo deveria falar em português.
( ) A comunicação total é a mais utilizada nos dia atuais, pois defende o uso do português sinalizado.
( ) A abordagem bilíngue não é possível por defender que a Libras deve substituir o português escrito.
( ) O Bilinguismo deve ser trabalhado desde cedo, assim como a fala para as crianças ouvintes. A criança surda passa por estágios linguísticos assim como as ouvintes.
a. V, F, F, V.
b. F, F, F, V.
c. F, F, V, F.
d. F, V, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Conforme Fernandes (2002), algumas considerações são básicas para compreendermos os aspectos da produção escrita de surdos, com vistas a elegermos critérios de avaliação diferenciados em relação à Língua Portuguesa e demais áreas do conhecimento que dela se utilizam (História, Biologia, Geografia etc.), não generalizáveis, mas que possam constituir subsídios para a análise de suas construções singulares, em comparação à escrita de ouvintes.
Sobre a construção da escrita do surdo avalie as afirmativas e classifique como (V) verdadeiro e (F) falso. A sequência correta é:
( ) Não é apenas o fato de o surdo não receber informações auditivas que interfere nas suas práticas linguístico-discursivas em português, mas também, o fato de a língua de sinais estar participando ativamente no processo de elaboração discursiva.
( ) Nas etapas iniciais, a escrita do aluno surdo estará muito mais marcada pelas características da Língua de Sinais.
( ) Nas etapas finais desse processo, mesmo com peculiaridades, essa escrita ficará mais próxima do português.
( ) A construção que caracteriza uma interlíngua − percurso de aquisição de uma segunda língua − não pode ser desqualificada, pelo professor, em seu processo de avaliação.
a. V, V, V, V.
b. V, F, V, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, F, F.
e. F,F,V,V.

Na década de 90, a LIBRAS era considerada uma língua ágrafa, mas a publicação do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira (CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001) registrou, em signwriting, a escrita dos sinais empregados pelo surdo. Signwriting é uma invenção de Valerie Sutton, a criadora de tal expressão.
Essa escrita apresenta as seguintes características: É correto apenas o que se afirma em:
I. O código representa qualquer uma das diferentes línguas de sinais existentes no mundo.
II. Os defensores da divulgação e utilização do sistema signwriting afirmam que a escrita dos sinais permite ao surdo a evocação imediata, em sinais pensados, da ideia graficamente representada, da mesma forma que a escrita alfabética remete o ouvinte à imagem fonológica da palavra.
III. O código poderia ser capaz de permitir a ela (criança surda) escrever diretamente sob controle do processo interno (sinalização interna), exatamente como faz a criança ouvinte com a sua fala interna.
IV. Para uma língua se consolidar, é necessária a existência de usuários que compartilhem o mesmo código. É preciso ampliar o número de usuários do sistema signwriting e consolidar a língua escrita da comunidade surda, mas isso não faz com que acabe a necessidade de se buscar meios de ensino que tornem o português escrito acessível ao aluno surdo.
a. I, II, III e IV.
b. I, II, e IV.
c. I e III.
d. II e III.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

De acordo com Fernandes (2002), assim como a oralidade é importante para os ouvintes, a aquisição da Língua de Sinais é fundamental na vida da pessoa surda, ela organiza, de forma lógica, as ideias dessas pessoas.
Sobre a escrita do aluno surdo, assinale a alternativa incorreta.
a. Os surdos usuários da Língua de Sinais têm a estrutura gramatical da Libras presente na sua escrita, a qual, na maioria das vezes, é considerada, equivocadamente, como sendo errada.
b. Os ‘erros’ que estudantes surdos cometem ao escrever o português devem ser encarados como decorrentes da aprendizagem de uma segunda língua, ou seja, o resultado da interferência da sua primeira língua (a língua de sinais) e a sobreposição das regras da língua que está aprendendo (a língua portuguesa).
c. Estrangeiros que estão aprendendo uma segunda língua, cuja estruturação gramatical difere de sua língua materna, apresentam dificuldades semelhantes a dos surdos em relação ao uso de preposições, tempos verbais, sufixação, prefixação, concordância nominal e verbal, enfim, no que se refere aos componentes estruturais de sua organização.
d. Os surdos apresentam dificuldades na escrita baseados no processo de aprendizagem da Libras. Como uma língua está diretamente ligada a outra e a estrutura é muito semelhante, as dificuldades são decorrentes de problemas no processo de aquisição da L1.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

O bilinguismo surgiu na educação de surdos por volta das décadas de 80 e 90. Essa proposta de aprendizagem e respeito à língua materna traz em seu bojo o conceito de comunidade surda utilizado nos dias atuais.
Sobre o bilinguismo, é correto afirmar que:
a. O bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser Bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua oficial do seu país e como segunda língua a língua de sinais.
b. A filosofia bilíngue exclui o aprendizado da modalidade oral da língua.
c. O conceito mais importante que a filosofia Bilíngue traz é de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias.
d. O aluno surdo precisa dominar a oralidade para ser inserido na escola e aprender os conteúdos formais.
e. Alternativa de resposta.

No Brasil, a educação de alunos surdos é amparada por documentos que orientam a inclusão, indicando que é preferencialmente na escola regular que devem estudar as pessoas com deficiência.
Dentre esses documentos, é correto afirmar que:
a. A Constituição Federal de 1988, cujo art. 208 estabelece como dever do Estado com a Educação que este dever seja efetivado mediante a garantia de: III – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na escola especial.
b. O Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, no art. 53, Item III, consta como um desses direitos o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, obrigatoriamente na escola especial e de forma facultativa na escola regular de ensino.
c. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, a qual, no Capítulo V – Da Educação Especial, art. 58, assim estabelece: “entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida na escola especial, para educandos portadores de necessidades especiais”.
d. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pautada no princípio de que é “[...] direito de todos os alunos pertencerem a uma mesma escola, de estarem todos juntos aprendendo e participando sem nenhum tipo de discriminação”.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.

Prévia do material em texto

Data de inicio domingo, 2 Abr 2023, 10:07
Estado Finalizada
Data de conclusão sexta, 7 Abr 2023, 09:41
Tempo empregado 4 dias 23 horas
Nota 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Atendimento Educacional Especializado para Pessoas com Surdez ► AVALIAÇÃO ►
PROVA SUBSTITUTIVA
https://moodle.universoead.com.br/course/view.php?id=224
https://moodle.universoead.com.br/mod/quiz/view.php?id=4437
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O Bilinguismo deve ser trabalhado desde cedo, assim como a fala para as
crianças ouvintes. A criança surda passa por estágios linguísticos assim como as
ouvintes. No bilinguismo a surdez é compreendida como especi�cidade e não
como de�ciência.
Com base nos conceitos sobre bilinguismo abordados nesta disciplina, assinale
a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Procura explorar os resíduos auditivos que o surdo possui.
b. A crítica maior a essa abordagem é o fato de utilizar o português
sinalizado.
c. Essa abordagem permaneceu, por praticamente um século, como
exclusiva na educação dos surdos.
d. No bilinguismo, a primeira língua dos surdos é a Língua de Sinais. A
língua falada ou escrita a ser adquirida (o Português, por exemplo) é tida
como 2a língua. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: No bilinguismo, a primeira língua dos surdos é a Língua de
Sinais. A língua falada ou escrita a ser adquirida (o Português, por exemplo) é
tida como 2a língua..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A pedagogia visual está em construção, contudo um aspecto fundamental já
vem contribuindo muito com o desenvolvimento do aluno com surdez.
Dentro do conceito de Pedagogia visual atrelado ao da educação inclusiva cabe
a escola:  
Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Criar salas de aulas especí�cas, com estimulação visual para que os
alunos com surdez interajam entre si.
b. As escolas devem assumir um papel de responsabilidade muito grande
diante deste contexto. Porém, podem direcionar a alfabetização e o
letramento do aluno com surdez para o intérprete da Libras, por entender
os códigos visuais da própria L1.
c. O processo de ensino do aluno surdo se bene�cia do uso das imagens
visuais e que os educadores devem compreender mais sobre seu poder
construtivo para utilizá-las adequadamente. 
d. A formação de conceitos seria di�cultada utilizando representações
visuais, e a sua adoção, nas atividades educacionais, comprometeria o
processo de desenvolvimento do pensamento conceitual, porque a imagem
permeia os campos do saber.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O processo de ensino do aluno surdo se bene�cia do uso
das imagens visuais e que os educadores devem compreender mais sobre seu
poder construtivo para utilizá-las adequadamente..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
As pessoas surdas, frequentemente, são usuárias de língua de sinais.
Normalmente temos especi�cidades regionais dentro de cada contexto que
contribuem para a disseminação de cada língua. Contudo existem alguns
entendimentos provenientes do senso comum que permeiam os conceitos
sobre essa temática, dos quais podemos citar:
Escolha uma:
a. As línguas de sinais não transmitem apenas informações concretas.
b. Muitos sinais que compõem a Libras, por exemplo, são icônicos.
c. Na grande maioria os sinais são arbitrários, convencionados pelos
usuários. 
d. Os sinais arbitrários que compõem a Língua de Sinais são ferramentas
frágeis que podem comprometer a veiculação das ideias complexas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Na grande maioria os sinais são arbitrários,
convencionados pelos usuários..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais – TILS é o pro�ssional que faz a
conversão de código linguístico entre duas ou mais línguas, quer da Língua de
Sinais para a língua oral e vice-versa.
 
A qualidade e e�ciência desse recurso de acessibilidade para as comunicações é
in�uenciada por alguns fatores, dos quais é correto citar:
I. O conhecimento e a experiência do Intérprete na sua função.
II.  A �uência nas línguas em que o intérprete atua.
III.  A escola de formação do intérprete.
IV. A presença dos sinais regionais nas interpretações.
 
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. I, II e IV.
b. Todas as a�rmativas estão corretas. 
c. II, III e IV.
d. I e III.
e. III e IV.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as a�rmativas estão corretas..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Existem três tendências educacionais: o oralismo, a comunicação total e a
abordagem por meio do bilinguismo. Com base nas três tendências
educacionais utilizadas para a educação de pessoas com surdez, assinale (V)
para verdadeira e (F) para falso.
(  ) A abordagem oralista foi a primeira utilizada e defendia que o surdo deveria
falar em português.
(  ) A comunicação total é a mais utilizada nos dia atuais, pois defende o uso do
português sinalizado.
(  ) A abordagem bilíngue não é possível por defender que a Libras deve
substituir o português escrito.
(  ) O Bilinguismo deve ser trabalhado desde cedo, assim como a fala para as
crianças ouvintes. A criança surda passa por estágios linguísticos assim como as
ouvintes.
A sequência correta para a resposta da questão é:
Escolha uma:
a. V, F, F, V. 
b. F, F, F, V.
c. F, F, V, F.
d. F, V, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, F, F, V..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Conforme Fernandes (2002), algumas considerações são básicas para
compreendermos os aspectos da produção escrita de surdos, com vistas a
elegermos critérios de avaliação diferenciados em relação à Língua Portuguesa
e demais áreas do conhecimento que dela se utilizam (História, Biologia,
Geogra�a etc.), não generalizáveis, mas que possam constituir subsídios para a
análise de suas construções singulares, em comparação à escrita de ouvintes.
Sobre a construção da escrita do surdo avalie as a�rmativas e classi�que como
(V) verdadeiro e (F) falso.
 
(  ) Não é apenas o fato de o surdo não receber informações auditivas que
interfere nas suas práticas linguístico-discursivas em português, mas também, o
fato de a língua de sinais estar participando ativamente no processo de
elaboração discursiva.
(  ) Nas etapas iniciais, a escrita do aluno surdo estará muito mais marcada pelas
características da Língua de Sinais.
(  ) Nas etapas �nais desse processo, mesmo com peculiaridades, essa escrita
�cará mais próxima do português.
(  ) A construção que caracteriza uma interlíngua − percurso de aquisição de
uma segunda língua − não pode ser desquali�cada, pelo professor, em seu
processo de avaliação.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V, V, V, V. 
b. V, F, V, V.
c. F, V, V, F.
d. V, V, F, F.
e. F,F,V,V.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Na década de 90, a LIBRAS era considerada uma língua ágrafa, mas a publicação
do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira
(CAPOVILLA; RAPHAEL, 2001) registrou, em signwriting, a escrita dos sinais
empregados pelo surdo. Signwriting é uma invenção de Valerie Sutton, a
criadora de tal expressão. Essa escrita apresenta as seguintes características:
I. O código representa qualquer uma das diferentes línguas de sinais existentes
no mundo.
II. Os defensores da divulgação e utilização do sistema signwriting a�rmam que
a escrita dos sinais permite ao surdo a evocação imediata, em sinais pensados,
da ideia gra�camente representada, da mesma forma que a escrita alfabética
remete o ouvinte à imagem fonológica da palavra.
III. O código poderia ser capaz de permitir a ela (criança surda) escrever
diretamente sob controle do processo interno (sinalização interna), exatamente
como faz a criança ouvinte com a sua fala interna”.
IV. Para uma línguase consolidar, é necessária a existência de usuários que
compartilhem o mesmo código. É preciso ampliar o número de usuários do
sistema signwriting e consolidar a língua escrita da comunidade surda, mas isso
não faz com que acabe a necessidade de se buscar meios de ensino que tornem
o português escrito acessível ao aluno surdo.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
a. I, II, III e IV. 
b. I, II, e IV.
c. I e III.
d. II e III.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
De acordo com Fernandes (2002), assim como a oralidade é importante para os
ouvintes, a aquisição da Língua de Sinais é fundamental na vida da pessoa
surda, ela organiza, de forma lógica, as ideias dessas pessoas.  
Sobre a escrita do aluno surdo, assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. Os surdos usuários da Língua de Sinais têm a estrutura gramatical da
Libras presente na sua escrita, a qual, na maioria das vezes, é considerada,
equivocadamente, como sendo errada.
b. Os ‘erros’ que estudantes surdos cometem ao escrever o português
devem ser encarados como decorrentes da aprendizagem de uma segunda
língua, ou seja, o resultado da interferência da sua primeira língua (a língua
de sinais) e a sobreposição das regras da língua que está aprendendo (a
língua portuguesa).
c. Estrangeiros que estão aprendendo uma segunda língua, cuja
estruturação gramatical difere de sua língua materna, apresentam
di�culdades semelhantes a dos surdos em relação ao uso de preposições,
tempos verbais, su�xação, pre�xação, concordância nominal e verbal,
en�m, no que se refere aos componentes estruturais de sua organização.
d. Os surdos apresentam di�culdades na escrita baseados no processo de
aprendizagem da Libras. Como uma língua está diretamente ligada a outra e
a estrutura é muito semelhante, as di�culdades são decorrentes de
problemas no processo de aquisição da L1. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Os surdos apresentam di�culdades na escrita baseados no
processo de aprendizagem da Libras. Como uma língua está diretamente ligada
a outra e a estrutura é muito semelhante, as di�culdades são decorrentes de
problemas no processo de aquisição da L1..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
O bilinguismo surgiu na educação de surdos por volta das décadas de 80 e 90.
Essa proposta de aprendizagem e respeito à língua materna traz em seu bojo o
conceito de comunidade surda utilizado nos dias atuais.
Sobre o bilinguismo, é correto a�rmar que:
Escolha uma:
a. O bilinguismo tem como pressuposto básico que o surdo deve ser
Bilíngue, ou seja, deve adquirir como língua materna a língua o�cial do seu
país e como segunda língua a língua de sinais.
b. A �loso�a bilíngue exclui o aprendizado da modalidade oral da língua.
c. O conceito mais importante que a �loso�a Bilíngue traz é de que os
surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias. 
d. O aluno surdo precisa dominar a oralidade para ser inserido na escola e
aprender os conteúdos formais.
e. Alternativa de resposta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O conceito mais importante que a �loso�a Bilíngue traz é
de que os surdos formam uma comunidade, com cultura e língua próprias..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
No Brasil, a educação de alunos surdos é amparada por documentos que
orientam a inclusão, indicando que é preferencialmente na escola regular que
devem estudar as pessoas com de�ciência.
Dentre esses documentos, é correto a�rmar que:
Escolha uma:
a. A Constituição Federal de 1988, cujo art. 208 estabelece como dever do
Estado com a Educação que este dever seja efetivado mediante a garantia
de: III – atendimento educacional especializado aos portadores de
de�ciência, obrigatoriamente na escola especial.
b. O Estatuto da Criança e do Adolescente, cujo Capítulo IV – Do Direito à
Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, no art. 53, Item III, consta como
um desses direitos o atendimento educacional especializado aos portadores
de de�ciência, obrigatoriamente na escola especial e de forma facultativa na
escola regular de ensino.
c. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9394/96, a qual, no
Capítulo V – Da Educação Especial, art. 58, assim estabelece: “entende-se por
educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação
escolar, oferecida na escola especial, para educandos portadores de
necessidades especiais”.
d. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação
Inclusiva, pautada no princípio de que é “[...] direito de todos os alunos
pertencerem a uma mesma escola, de estarem todos juntos aprendendo e
participando sem nenhum tipo de discriminação”. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva, pautada no princípio de que é “[...] direito de todos os
alunos pertencerem a uma mesma escola, de estarem todos juntos aprendendo
e participando sem nenhum tipo de discriminação”..

Mais conteúdos dessa disciplina