Buscar

As 11 crenças irracionais de Albert Ellis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As 11 crenças irracionais de Albert Ellis:
1.A ideia que existe uma extrema necessidade para qualquer ser humano adulto ser amado ou aprovado por virtualmente qualquer outra pessoa significativa em sua comunidade.
2. A ideia que se deva ser inteiramente competente, adequado e realizador em todos os aspectos possíveis para se considerar como tendo valor.
3. A ideia que é terrível e catastrófico quando as coisas não são do jeito que uma pessoa gostaria muito que elas fossem.
4. A ideia que certas pessoas são más, perversas e velhacas e que elas deveriam ser severamente responsabilizadas e punidas por sua maldade.
5. A ideia que a infelicidade humana é externamente causada e que as pessoas têm pouca ou nenhuma habilidade para controlar seus infortúnios e distúrbios.
6. A ideia que, se alguma coisa é ou pode ser perigosa ou assustadora, se deveria ficar terrivelmente preocupado e ficar ruminando sobre sua possível ocorrência.
7. A ideia que é mais fácil evitar do que enfrentar certas dificuldades ou responsabilidades da vida.
8. A ideia de que se deva ser dependente de outros e que se necessite de alguém mais forte em quem se apoiar.
 As 3 mais importantes:
 9. A ideia que exista uma extrema necessidade para qualquer ser humano adulto ser amado ou aprovado por virtualmente qualquer outra pessoa significativa da sua comunidade.
 10.A ideia que uma pessoa deva ser inteiramente competente, adequada e realizadora em todos os aspectos possíveis para que ela possa se considerar como tendo valor.
 11. A ideia que é terrível e catastrófico quando as coisas não são do jeito que uma pessoa gostaria muito que elas fossem.

Continue navegando