Buscar

Políticas de Saúde no Brasil

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Instituto Saúde da Comunidade
Departamento Planejamento em Saúde
DISCIPLINA Políticas de Saúde no Brasil
Segundo Semestre Letivo de 2013
Aluna: Doralice Batista das Neves
ESTUDO DIRIGIDO III
Fonte: Oliveira R G; Grabois V; Mendes Jr. W V. (Org.). Organização de redes de atenção à saúde. Qualificação de gestores do SUS. / Organizado por Roberta Gondim de Oliveira, Victor Grabois e Walter Vieira Mendes Júnior. – Rio de Janeiro, RJ: EAD/Ensp, 2009. 404 p., il. ISBN: 978-85-61445-46-1
Identifique os termos/conceitos presentes no texto que você desconhece. Elabore um glossário atribuindo significados (mínimo de 6 termos). 
A partir da leitura do texto, o que você entende por uma “rede de ações e serviços de saúde?
Os conceitos de “economia de escala” prevê a otimização de recursos disponíveis e o de “qualidade” prevê um volume de produção que leve à melhoria do desempenho dos serviços. Dê um exemplo prático de como ela funciona. 
No nosso país há imensas desigualdades sócio-econômicas e territoriais que demarcam a realidade brasileira e repercutem na distribuição dos serviços de saúde. Com base nessa afirmativa:
Faça um breve comentário sobre como essa realidade influencia a distribuição dos serviços de saúde. 
Como uma ação de atenção primária (ou básica) de saúde de qualidade pode colaborar para mudar essa realidade? 
Num comitê gestor de uma unidade de saúde ou no conselho municipal de saúde, quais estratégias você sugeriria como Chefe de Equipe de Emergência para “desafogar” os atendimentos desse serviço? 
Respostas:
1- “economia de escala’’ – que envolve a otimização dos recursos disponíveis da unidade”.
 “política loco-regional’’- É uma política que supri as necessidades de saúde de uma certa localidade.
 “dotado de complexidade” – Que está relacionado a qualidade do recurso e não o equipamento utilizado.
“serviços de emergência e urgência’’ – emergência está relacionada com condições em que o indivíduo corre risco de vida e urgência são condições não ameaçam a vida da pessoa.
“condição sine qua non” - 
 
2- Entendo como uma rede complexa, onde todos os serviços prestados na unidade devem ser integrados e que busquem a qualidade do atendimento ao usuário. Cada serviço prestado depende dos outros para obter uma máxima qualidade e comunicação é essencial para ter esse resultado.
3- Um exemplo que se enquadra esses dois conceitos, pode ser com um espaço em um Hospital que está destinado a área de UTI, nesse espaço deve ter o maior numero de leitos que possam ser utilizados com qualidade para o usuário sem ser ocioso. 
4- a- As desigualdades sócio-econômicas e territoriais influencia na distribuição dos serviços de saúde, fazendo com que o SUS não se distribua uniformemente pelo espaço, deixando assim muitos usuários necessitados de atendimento. Como por exemplo, indivíduos de territórios distantes dos grandes centros urbanos, em que precisam dos serviços de saúde e só encontram na rede privada e quando tem acesso, pois as vezes nem o SUS e nem a rede privada é encontrada nesses locais. Esse fato fere muitos princípios do SUS. Em muitos locais só possuem a atenção básica, deixando assim as pessoas necessitadas da média e alta complexidade sem expectativa de atendimento nesse local, tendo que se deslocar de uma cidade pra outra ou até de estado para o outro, para obter tratamento da sua enfermidade.
B- Primeiramente, se os serviços de Atenção básica fossem trabalhados intensamente, esses indivíduos não iriam necessitar de serviços de média e alta complexidade. Pois a atenção básica realiza serviços como, promoção e prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento.
5- Esse gestor poderá aumentar o espaço destinado a Emergencia, aumentar o número de profissionais da saúde para esse espaço, aumentar o número de leitos e aumentar a qualidade desses atendimentos.

Outros materiais