Buscar

Lincoln: A Luta pela Abolição da Escravidão


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Lincoln
O filme retrata a figura de Lincoln, um dos presidentes dos Estados Unidos onde o povo manteve grande simpatia, uma vez que, tornou-se uma figura que se destacou na história dos EUA por ter abolido a escravidão e ter dado a liberdade e a cidadania aos descendentes das populações imigrantes de origem africana, ou seja, a população negra, mais conhecida nos como a população afro-americana.
janeiro de 1865 e o presidente dos EUA, Abraham Lincoln acaba de iniciar seu segundo mandato como líder imensamente popular, especialmente entre seus apoiadores, por causa de sua atitude em casa. No entanto, o país está em tumulto com a Guerra Civil entrando em seu quarto ano e tendo tirado a vida de muitos soldados de ambos os lados. Lincoln acredita que a aprovação da Décima Terceira Emenda à Constituição - que aboliria a escravidão.
Ele entende que as proclamações da emancipação dos escravos assinada em 1863 somente foram levadas a sério pelos estados confederados por causa da guerra civil. Ao assinar o tratado de paz os estados poderiam voltar a explorar a escravatura, pois não existia nenhum conceito jurídico para forçá-los a aceitar a emancipação dos negros, o conceito foi aprovar uma emenda constitucional antes da declaração da guerra civil e era necessário de dois terços do parlamento para aprovar o projeto. Era preciso conseguir os votos dentro da oposição do partido democrata, com isso o presidente oferece cargos dentro de seu partido em troca de votos.
Lincoln visava que a abolição da escravidão possibilitasse não só a liberação da população negra, mas de todo o mundo do trabalho, beneficiando também a classe trabalhadora branca, cujo racismo ele via que ia contra seus próprios interesses. 
Nota-se que esse povo - escravo era totalmente submetido a práticas violadoras do princípio da dignidade da pessoa humana, onde a sua utilização era forçosa. A elite principalmente os políticos nao aceitavam os direitos a negros e mulheres, uma parte do filme quando está tendo um debate no parlamento um candidato defende a abolição da escravatura, nesse mesmo momento e hostilizado por colegas, falando que pra piorar so falta as mulheres terem direito a voto, ainda proibido na época. Nota se que por uma simples questão de liberdade levou a américa a se dividir em dois. 
Guerras podem mudar o rumo de uma nação por vários motivos, a guerra civil inglesa foi assim. O Conflito (1642-1649) entre os partidários do rei Carlos I da Grã-Bretanha e os parlamentaristas. As causas são encontradas nos acontecimentos sociais, econômicos, constitucionais e religiosos de todo um século ou mais e, sobretudo, nas questões de soberania do Estado Inglês e no puritanismo da Igreja. Empenhado em unificar religiosamente o país sob a Igreja Anglicana, o rei enfrentou a rebeldia da Escócia, que era quase totalmente presbiteriana. Esta disputa política cresceu, até provocar um conflito armado, em 1642. O rei controlava o noroeste do país, enquanto o Sudeste — incluindo Londres — encontrava-se sob o domínio do parlamento.
No brasil tivemos alguns exemplos como a Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento que aconteceu na Capitania de Pernambuco durante o período colonial. Esse movimento de caráter separatista e republicano manifestou a insatisfação local com o controle de Portugal sobre a região e com as desigualdades sociais existentes. O acontecimento da Revolução Pernambucana estava diretamente relacionado com os desdobramentos da transferência da Corte portuguesa para o Brasil.
a proclamação da independência foi realizada, em 7 de setembro de 1822, os governos provinciais indicados pela Coroa Portuguesa se rebelaram contra o recém-empossado D. Pedro I. Em um país de dimensões continentais, esse tipo de rebelião poderia ameaçar seriamente a manutenção da unidade territorial brasileira. Entre as províncias que se rebelaram, destacamos a Cisplatina (atual Uruguai), Bahia, Piauí, Pará e Maranhão. 
Do ponto de vista político, observamos que o processo de independência brasileiro não se desenvolveu por um amplo consenso da população. A natureza elitista da nossa emancipação política ainda foi ponto de partida para que diversas outras crises acontecessem no Primeiro Reinado. Além disso, vemos que a consolidação da independência custou a realização de gastos que já colocavam nossa economia em situação ainda mais delicada.
1) Ao observar o filme, como você avalia os efeitos da guerra para a formação de uma cultura nacional?
A guerra foi um golpe para américa, mesmo abolindo a escravidão, o país ficou quebrado economicamente, Mesmo com a libertação da escravidão, os negros sofreram preconceitos. hoje a américa e uma potência sem dúvidas, porem o racismo continua vivo e com força assim como no brasil a cultura afro-americana carrega essas dores do passado.
 2) Como guerras civis ou outros conflitos como em Angola, Argélia, Guerra Franco-Prussiana, entre outras, foram importantes para o surgimento e construção de diferentes Estados-Nações pelo mundo?
 A guerra franco-prussiana resultou na unificação da Alemanha, esse conflito com a França levou o surgimento de uma nação, assim como a Argélia que buscava independência da franca. Muitos países hoje são resultados de guerras principalmente de independência.
3) De que maneira as diferentes guerras vivenciadas no território brasileiro foram relevantes para a formação de um conceito de Estado-Nação brasileiro? Pode utilizar algum desses conflitos como base.
Temos exemplos como a revolução pernambucana, inconfidência mineira, guerra dos farrapos, esses conflitos tinham em comum a insatisfação com o império português que cobrava altos impostos, a população pagava até o que não tinham. Com a proclamação da república e a queda do império formou o brasil que temos hoje. 
4) De que maneira a luta por uma sociedade que elimine os processos ligados à escravidão humana contribuem para a formação de um Estado-Nação?
E difícil imaginar países que continuasse a escravidão, talvez nosso mundo seria outro, mais podemos observar em alguns países que o governo controla cada passo da sociedade, um exemplo e a coreia do norte que controla a população, isso não diferencia da escravidão, aonde os grandes tem o poder. As mulheres do oriente médio que não tem direitos até hoje, isso causa impacto na nação, poderiam evoluir e todos serem iguais. 
5) O momento agora é de contextualizar a partir do visto e do analisado por você. Apresente uma notícia atual que retrate uma das questões levantadas pelo filme no que se refere a preconceitos étnicos. Justifique.
Estamos em tempo de copa do mundo um evento mundial que reúne cultura e diversidade, mas isso não é verdade. O catar e um país com leis muito radicais. Imigrantes fazendo trabalhos escravos para construir estádios, muitos perderam a vida sem se quer receber um salário, a homossexualidade tem punição e 7 anos de prisão, outro exemplo e a Inglaterra do Rei Charles envolvido com questão de racismo, infelizmente racismo e preconceito são assuntos que iremos discutir por décadas, isso e algo que nunca vai acabar. 
Mandela
2007 ‧ Drama/Obra de Época ‧ 2h 20m
Resumo.
Na África do Sul, em 1968, os partidos negros de oposição são proscritos pelos governantes brancos e seus líderes são presos ou exilados. Um deles é Nelson Mandela, o ativista contrário ao apartheid, que é condenado por sabotagem e enviado para a prisão em Robben Island. 
1) Quem foi Nelson Mandela e quais foram seus feitos?
2) O que foi o Apartheid? 
3) o Apartheid foi uma separação racial. Apresente alguns exemplos desse cenário que aconteceu em outras partes do mundo.
4) Ao analisar o filme explique porque com o passar do tempo algumas pessoas da África branca começaram a entender a causa de Mandela.