Buscar

Av1 bioquímica estrutural e metabólica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
Nome: Roberto Rodrigues Alves Da Cruz 
Matrícula: 47005151
Curso: Nutrição
 Módulo A- 128822.7- Bioquímica Estrutural e Metabólica – D.20231.A
AV1 - Atividade Contextualizada
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
mmMmmmDescrevendo os componentes de uma célula eucariótica e suas funções :
1. Centríolos : os centríolos são pequenas estruturas cilíndricas que estão presentes nas células eucarióticas .Trata-se de um tipo de organela citoplasmática que exerce uma função muito importante nas células animais .
Função : os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular ( mitose e meiose ).
Possuem , portanto , a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular , organizando o fuso acromático . Após o processo de duplicação , os centríolos migram em direção aos polos da célula . além disso , eles auxiliam na formação dos cílios e dos flagelos.
2.mitocôndria : as mitocôndrias são organelas celulares relacionadas com o processo de respiração celular . são frequentemente referidas como “casas de força “ das células ,pois , por meio do processo de respiração celular , uma grande quantidade de ATP é gerada .
Função: as mitocôndrias funcionam como um sítio do processo de respiração celular .Esse processo metabólico extrai energia armazenada na glicose e também em outros combustíveis , na presença de oxigênio , em gás carbônico e água . A energia libera da é utilizada para realizar diversas atividades celulares , como o transporte através da membrana .
3.Os microtúbulos são estruturas ( filamentos) presentes nas células dos seres eucariontes. São formados pelo processo de polimerização de duas proteínas globulares ( alfa e beta tubulina ) e um dímero . são importantes , pois estão envolvidos em diversos processos realizados pelas células .
Função: formam o citoesqueleto em conjunto com os filamentos intermediários e microfilamentos de actina ;
Fazem parte da estrutura interna dos cílios e flagelos ;
Atuam na movimentação de organelas celulares ; 
Participam no processo de transporte intercelular de substância , formando espécies de plataformas .
4.Citoplasma : A maior parte do citoplasma é composta por água que confere viscosidade a ele . Nesse líquido viscoso também é possível encontrar macromoléculas orgânicas como proteínas , enzimas , líquidos e polissacarídeos . As enzimas catalisam as reações do metabolismo da célula para a produção de energia seja constante e a célula se mantenha viva .
Função: uma das funções do citoplasma é fornecer sustentação para a célula através do citoesqueleto , uma estrutura composta de microfilamentos e túbulos proteicos .Além disso , ele participa da movimentação de células livres , e é no citoplasma que estão as organelas que geram energia para célula e são indispensáveis para a vida . A síntese de proteínas ,a respiração celular e a produção de cadeias polipeptídicas que compõe as moléculas de DNA e RNA ocorrem no citoplasma .
5. A membrana plasmática é uma estrutura presente em todas as células e caracteriza-se por ser constituída por uma dupla camada lipídica onde estão embebidas algumas proteínas .
Função: a membrana plasmática é uma estrutura presente em todos os tipos celulares , sendo encontrado , assim , tanto em células procarióticas , quanto em eucarióticas . Ela desempenha várias funções essenciais para a manutenção dessas estruturas . Entre as principais funções da membrana plasmáticas , podemos citar : definir os limites da célula . garantir proteção das estruturas da célula . permitir que a diferenças entre o meio externo e o meio intracelular sejam mantidos . selecionar o que entra e o que sai da célula . Em virtude da capacidade de selecionar essas substâncias , dizemos que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva . Conseguir captar sinais externos .
6. Complexo golgiense : o complexo golgiense é uma organela presente na célula eucarionte que está relacionada , entre outras funções , com o processamento , endereçamento e transporte de substâncias . É uma organela formada por uma série de vesículas achatadas , denominadas de cisternas , que possuem porções laterais mais dilatadas . Nessas cisternas , que estão dispostas na célula como uma pilha , há diferentes enzimas ,as quais variam de acordo com a posição da cisterna no complexo . 
Função: o complexo golgiense é uma organela relacionada com uma série de funções importantes para a célula . Dentre as funções exercidas pelo complexo golgiense , podemos citar : processamento de lipídios e proteínas ; 
Empacotamento e endereçamento de moléculas sintetizadas na célula ; 
Fabricação de macromoléculas , como polissacarídeos não celulósicos que são produzidos nessa organela em células vegetais e incorporados á parede celular . 
7.Retículo endoplasmático: o reticulo endoplasmático é uma organela  citoplasmática presente em células eucarióticas. É um complexo sistema de membranas formado por túbulos e cisternas interligadas. O retículo endoplasmático pode ser rugoso ou liso, sendo essa classificação relacionada com a presença ou ausência de ribossomos aderidos à membrana da organela. Vale salientar, no entanto, que ambas as regiões estão conectadas, sendo suas membranas contínuas. Dentre as funções exercidas por essa organela, podemos citar a síntese e o transporte de macromoléculas.
8.Núcleo: Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética.
9.Nucléolo:
O núcleo celular é o responsável pelo controle de todas as atividades celular. É em seu interior que se encontra o genoma, que trata-se da codificação das informações genéticas do DNA.
Sua forma é variável e depende de cada célula, mas em geral, apresenta-se arredondado, e é facilmente corado pela hematoxilina e pelos corantes básicos. Normalmente, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas existem células multinucleadas. 
O núcleo é o principal dirigente da síntese e processamentos dos RNAs, incluindo o RNA mensageiro (mRNA) , RNA ribossomal (rRNA) e RNA transportador (tRNA), que serão exportados para o citoplasma, ontem terão como principal responsabilidade a produção das proteínas. É composto pelo envoltório nuclear, a cromatina, o nucléolo, a matriz nuclear e o nucleoplasma.
10.Lisossomo: encontrada apenas em células eucarióticas que atua na digestão intracelular, garantindo a degradação de materiais capturados pela célula , bem como a reciclagem de alguns componentes celulares (autofagia).
Trata-se de uma organela geralmente esférica, circundada por uma membrana única e que apresenta cerca de 40 tipos diferentes de enzimas. Recebe a denominação de lisossomo primário quando em seu interior são observadas apenas enzimas e de lisossomo secundário quando se funde com alguma vesícula para realizar a digestão.

Mais conteúdos dessa disciplina