Buscar

DIFERENÇAS ENTRE COMUNIDADE E SOCIEDADE E HARD POWER E SOFT POWER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIFERENÇAS ENTRE COMUNIDADE E SOCIEDADE INTERNACIONAL:
COMUNIDADE : é um segmento da sociedade internacional com fins específicos.
SOCIEDADE: São todos os atores que participam das relações internacionais.
A SOCIEDADE INTERNACIONAL pode ser compreendida como um “grupo de comunidades políticas independentes” que, longe de formarem um sistema de comportamento único, buscam por meio do “[...] diálogo e do consenso de regras e instituições”, organizar “[...] suas relações, tendo em vista o interesse que os ligam em torno de certos acordos, pactos e princípios” na busca de seus interesses comuns. Diferencia-se da COMUNIDADE INTERNACIONAL que “constitui uma unidade natural e espontânea, enquanto a sociedade se apresenta como uma unidade de certa forma artificial”. Na comunidade prevalecem os “valores convergentes, éticos, comuns; na sociedade, valores divergentes, primando a legislação, a convenção, o normatizado”.
HARD POWER E SOFT POWER:
HARD POWER ou ‘’poder duro’’ são os recursos de poder, exemplo: tamanho geográfico, a população de um estado, capacidade industrial e etc.
SOFT POWER ou ‘’poder suave’’ é o poder de convencimento e de ideias, suas principais fontes são desenvolvimento econômico, conhecimento e tecnologia.
HARD POWER significa poder imposto pela força militar ou econômica e SOFT POWER utilização de conceitos culturais, filosóficos humanitários, ou seja, diplomacia persuasiva bons exemplos de hard e soft power. Invasão do Iraque (Hard) e Reunião das potências em torno da França como Richelieu fez (Soft).

Outros materiais