Buscar

Prova de Evolução - Carol 2011.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Evolução - Prof. Carol 2011/2 
A teoria de Debzhansky y Muller é utilizada como uma explicação teórica plausível para o surgimento de que tipo de mecanismo de isolamento reprodutivo? Explique a teoria e seus desdobramentos.
Como é possível explicar o surgimento de um mecanismo de isolamento reprodutivo entre populações não alopátricas?
Espécies, segundo o conceito biológico, normalmente diferem de espécies próximas por algumas características, sendo assim então consideradas um “Cluster fenotípico”. Utilize seus conhecimentos sobre o conceito biológico de espécie para explicar este fato.
Um médico gastroenterologista foi acusado de tentar matar a sua ex-namorada, injetando nela sangue de um paciente portador de HIV, que estava sob seus cuidados. Uma análise filogenética das sequências do gene ENV de HIV foi usada como evidência nesse caso. A árvore filogenética abaixo foi a obtida com a análise do sangue do paciente (OTUs iniciadas com a letra “P”), da vítima (OTUs iniciadas com a letra “V”) e da população local (OTUs iniciadas com a letra “L”). Com base na árvore filogenética abaixo diga se você considera o médico culpado ou inocente desta acusação.
falta a árvore filogenética!

Outros materiais