Buscar

prova 2011.2 de Evolução (Babinha)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Evolução – segundo semestre de 2011	- prova (Babinha)
Ao estudar no campo uma população de uma espécie de planta arbustiva, um pesquisador contou as sementes produzidas por cada uma de 100 plantas tomadas ao acaso. Tendo calculado o número médio de sementes produzidas por planta , ele determinou em seguida a variância para esse caráter: descobriu que a variância é de 20,0. Em seguida, ele levou para sua estação experimental uma dessas cem plantas, fez inúmeros cortes e cultivou-os. Os cortes “pegaram” e cada um deles originou uma planta independente. Depois, essas plantas obtidas na estação experimental foram levadas de volta e replantadas na área onde vive a população que está sob estudo. No ano seguinte, ele coletou as sementes produzidas pelas plantas experimentais, contou o número de sementes por planta e descobriu que, nelas, a variância era igual a 5,0. Qual deve ser a herdabilidade em sentido amplo na população natural? Explique sua resposta.
A tabela abaixo mostra dados sobre o peso total de indivíduos em uma população de besouro de farinha (tribolium confusum): a informação já está organizada sob a forma de dados classificados, mostrando as categorias de peso e o número de indivíduos em cada uma dessa categorias, em duas gerações sucessivas (G1 e G2). Visto que a G2 foi produzida por cruzamentos entre os dez indivíduos mais pesados da G1, qual a melhor estimativa de herdabilidade de peso total? (justifique sua resposta).
	Peso (em gramas)
	N° de indivíduos G1
	N° indivíduos G2
	1,8
	1
	0
	1,9
	3
	1
	2,0
	5
	4
	2,1
	7
	5
	2,2
	8
	7
	2,3
	4
	6
	2,4
	5
	5
	2,5
	1
	3
	2,6
	0
	1
Uma parte importante da bibliografia biológica versando sobre a ação de fatores ambientais sobre os organismos diz respeito as situações ditas de stress. Descreva, com o maior detalhamento possível, as diferenças e semelhanças entre (a) abordagens neodarwinianas (isto é, baseadas fundamentalmente em modelos de genética de populações) e (b) abordagens fundamentadas na plasticidade fenotípica e de desenvolvimento (e origem de novos fenótipos em processos de indução ambiental) no que diz respeito à importância do stress no processo evolutivo.
J. Chapman e colegas (1999) mediram o comprimento dos filamentos branquiais ( um importante parâmetro para estimar o “tamanho da brânquia”) em amostras de Barbus neumayeri ( um pequeno peixe cipriniforme) coletados (a) na água corrente do Rio Mpanga (oeste de Uganda), (b) em uma área de pântano próxima àquele rio e (c) em um trecho de pântano mais distante da água corrente. Segundo os autores, o tamanho das estruturas branquiais correlaciona-se negativamente com a proximidade da água corrente. Eles sugeriram que estamos diante de um processo de “adaptação” ao grau de oxigenação da água.
 Seja lá qual for a idéia que passou pela cabeça dos pesquisadores, (a) apresente três hipóteses quanto a processos e mecanismos evolucionários (ou processos de variação e ajuste populacional relevantes para a teoria evolutiva) que poderiam ter levado a essas diferenças locais e (b) para cada uma das hipóteses sugira pelo menos um experimento ou atividade de observação que poderia confirmá-la (ou refutá-la).

Outros materiais