Buscar

Aula_01_EMPREENDEDORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
AULA 1- CONCEITOS E ORIGENS DE EMPREENDEDORISMO 
MARKETING– CULTURA EMPREENDEDORA - PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
 
Rio de Janeiro, 22 de outubro de 2011 
*
*
OBJETIVO DESTA AULA
 Ao final desta aula, o aluno será capaz de:
1- Identificar os conceitos básicos de empreendedorismo;
2- Entender os princípios da administração, gestão e marketing;
3- Aprender novos conceitos, como o de trabalho imaterial.
*
*
CULTURA EMPREENDEDORA
*
*
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
À primeira vista, esse campo do conhecimento traduz uma excepcional diversidade conceitual. Mas o conceito moderno gira em torno do conhecimento e da informação. 
Na realidade, os pesquisadores do empreendedorismo concordam em dizer que a origem desse conceito está nas obras de Cantillon, que era um banqueiro no século XVIII, mas que hoje seria qualificado de investidor em capital de risco. 
*
*
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO CONTINUAÇÃO
O interesse de Cantillon pelos empreendedores não era um fenômeno isolado na época. Este interesse harmonizava-se com o ideário dos pensadores liberais da época que exigiam, entre outros, liberdade plena para que cada um pudesse tirar o melhor proveito dos frutos de seu trabalho. Para ele, o empreendedor era aquele que comprava matéria-prima por um preço certo para revendê-la a preço incerto. Ele entendia, no fundo, que, se o empreendedor lucrara além do esperado, isto ocorrera porque ele havia inovado: fizera algo de novo e de diferente. 
*
*
EMPREENDEDOR(A)
*
*
EMPREENDEDOR
Em resumo: O termo empreendedor vem do inglês entrepreneur — significa aquele que assume riscos e começa algo novo. O empreendedor é a pessoa que consegue fazer os planos acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem desenvoltura para a área financeira e além de uma capacidade de identificar as oportunidades.
*
*
EMPREENDEDOR ORGANIZADOR DE EMPRESA E EMPREENDEDOR INOVADOR
O empreendedor de Schumpeter tem pouco a ver com os empreendedores que estudamos hoje em dia. Este último tem o papel de atuar como empreendedor dentro de uma organização, e o denominamos "intra-empreendedor". 
Aliás, Baumol (1993) estabeleceu uma clara diferença entre empreendedor organizador de empresa e o empreendedor inovador. 
*
*
ENTENDIMENTO
Para o economista Schumpeter, as tecnologias realmente destroem, ao mesmo tempo em que criam. Cada nova tecnologia destrói, ou pelo menos diminui, o valor de velhas técnicas e posições mercadológicas. O novo produto ocupa o espaço do velho produto e novas estruturas de produção destroem antigas estruturas. O progresso é conseqüência deste processo destruidor e criativo.
Para o também economista americano Baumol, baseando-se em autores clássicos, ele explicou o crescimento como efeito da inovação, considerando o empresário uma figura chave, cuja missão principal não é inventar e nem sequer assumir risco, que deveria ser assumido por seu sócio capitalista, senão saber atender às necessidades dos demandantes de forma rápida e adequada.
*
*
ENTENDIMENTO
Para Peter Drucker (1986), com base na análise do ambiente o indivíduo empreendedor procura criar novos valores  e satisfações novas e diferentes, convertendo um material (informação) em um recurso (conhecimento) ou combinando os recursos existentes para uma nova configuração.
*
*
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Depois de ver os conceitos de alguns autores sobre empreendedorismo temos de lembrar que o empreender está intimamente ligado a administração e gestão. 
Hoje os conceitos estão atrelados a globalização e a facilidade que esta trouxe em obter informações rapidamente e com isso o empreendedor pode detectar tendências que podem ser trabalhadas a nível local.
*
*
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
*
*
TEORIA GERAL DA ADM. E EMPREENDEDORISMO
Cada teoria predominou um período na cultura das empresas. 
Toda empresa tem sua organização e ao empreender você também vai organizar a sua sob algum princípio. Atualmente a administração e gestão estão centradas nas teorias que envolvem o conhecimento. Como a teoria do capitalismo cognitivo, que vamos ter uma noção agora.
*
*
NOVAS CONCEPÇÕES DE CAPITALISMO E TRABALHO
O conceito de Capitalismo cognitivo está ligado ao de trabalho imaterial, elaborado por Antonio Negri e Michel Hardt, no livro Multidão: “A cena contemporânea do trabalho e da produção, como explicaremos, está sendo transformada sob a hegemonia do trabalho imaterial, ou seja, trabalho que produz produtos imateriais, como a informação, o conhecimento, idéias, imagens, relacionamentos e afetos.” 
Esta idéia dos autores não invalida o trabalho braçal de milhões de pessoas, mesmo com a globalização e a informação, mas o que se coloca em questão é que estamos gerando conhecimento subjetivo. 
*
*
COMO APLICAR SEU CONHECIMENTO PARA GERAR NOVOS CONHECIMENTOS?
De acordo com DRUCKER, o recurso econômico básico no mundo contemporâneo – “os meios de produção”, para usar uma expressão dos economistas – não é mais o capital, nem os recursos naturais (a “terra” dos economistas), nem a “mão de obra”. Ele é e será o conhecimento. As atividades centrais de criação de riqueza não serão nem a alocação de capital para uso produtivo, nem a “mão de obra”. [...]. Hoje o valor é criado pela “produtividade” e pela “inovação”, que são aplicações do conhecimento ao trabalho. 
*
*
COMO APLICAR SEU CONHECIMENTO PARA GERAR NOVOS CONHECIMENTOS?
Os principais grupos sociais da sociedade do conhecimento serão os “trabalhadores do conhecimento” – executivos que sabem como alocar conhecimento para usos produtivos, assim como os capitalistas sabiam como alocar capital para isso, profissionais do conhecimento e empregados do conhecimento”. Por volta de 1960, esse autor criou as expressões “Trabalho do conhecimento” e “Trabalhador do Conhecimento”.
*
*
REFLEXÃO
A maioria dos funcionários das empresas do conhecimento são profissionais altamente qualificados e com alto nível de escolaridade – isto é, são trabalhadores do conhecimento. Lembra do começo da nossa aula, a função deste trabalhador é transformar informação em conhecimento. 
Os ativos intangíveis hoje são muito mais valiosos que os bens tangíveis. Você pode questionar aqui que isso é uma pequena minoria. Mas observe, já foi uma minoria e hoje está se expandindo. O verdadeiro líder é aquele que sabe transmitir o conhecimento, criando novos líderes.
*
*
TRABALHADOR DO CONHECIMENTO
O “trabalhador do conhecimento”, portanto, é sobretudo alguém que incorporou ao seu modelo mental e às suas atividades uma postura mais pró-ativa. É aquele também que, tendo em vista a complexidade do mundo em que vive, sabe que ninguém mais detém sozinho o conhecimento necessário para que as coisas aconteçam. Portanto, sua auto-imagem não é a de “mais uma peça na engrenagem”, um “recurso humano”, como acontecia na era industrial, mas sim a de alguém que faz a diferença.
*
*
BIBLIOGRAFIA
SALIM, C; SILVA, N. Introdução ao empreendedorismo. Rio de Janeiro: Campus Ed, 2010.
DORNELAS, J. C. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus Ed, 2008. 
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2005.
Bibliografia Complementar
HISRICH, R; PETERS, M. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2008.
DOLABELA, F. O Segredo de Luiza. Rio de Janeiro: Sextante ed, 2008.
HASHIMOTO, M. Lições de empreendedorismo. Rio de Janeiro: Manole ed, 2008.
OLIVEIRA, E. EMPREENDEDORISMO SOCIAL: DA TEORIA A PRATICA, DO SONHO A REALIDADE. Rio de Janeiro, Qualimark, 2006.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais