Buscar

AV2 - Comercialização de Produtos Agrícolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe incertezas e oscilações significativas nos preços internacionais das principais commodities (produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado exterior) agropecuárias, aponta nota elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq/USP).
A nota destaca que a Rússia é, atualmente, a maior produtora mundial de petróleo e gás e que, nas últimas safras, se tornou a maior exportadora de trigo do mundo e importante fornecedora de alimentos para a Europa e Ásia.
Na outra ponta, a Ucrânia é uma das principais fornecedoras de milho e óleo de girassol. Os dois países têm peso relevante no mercado internacional de insumos agrícolas. Com o conflito bilateral, grãos e oleaginosas em geral, influenciados pelo trigo e pelo óleo de soja, tiveram altas e atingiram patamares acima dos verificados antes da guerra. “Esse choque negativo de oferta somou-se à elevação dos custos de produção, devido às altas dos insumos exportados pelos países em guerra”, analisa a publicação.
Fatos que acontecem no mundo todo influenciam os preços, visto que há inúmeros riscos associados. Nesse cenário, sabemos que os riscos relacionados à atividade rural são inúmeros e que podem ser separados em diferentes tipos ou grupos, dependendo da natureza deles.
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos riscos contidos na Coluna A com seus respectivos exemplos, apresentados na Coluna B.
 
	Coluna A
	Coluna B
	I. Risco de produção
	1. Variação na oferta e demanda
	II. Risco de mercado
	2. Incidência de pragas e doenças
	III. Risco de ambiente de negócio
	3. Falta de linhas de financiamento
 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas:
Alternativas:
· a) I - 2; II - 3; III - 1. Alternativa assinalada
· b) I - 1; II - 2; III –3.
· c) I - 3; II - 2; III – 1.
· d) I - 3; II - 1; III – 2.
· e) I - 1; II - 3; III – 2.
2) É fácil notar que o agronegócio está sujeito a fatores de risco das mais variadas fontes, tanto sistêmicas quanto relacionadas aos fatores climáticos, agronômicos, de mercado (oferta e demanda de commodities) e de liquidez.
A sustentabilidade do setor está intrinsecamente relacionada à previsibilidade de rentabilidade. São as perspectivas de custos, produção, receitas e fontes de financiamento que pautam as tomadas de decisões do negócio. E, nesse sentido, a atenuação do risco se faz necessária. A forma de implementação da tão almejada mitigação de risco é por meio do serviço de gestão de risco, cujas etapas passam pela identificação, classificação, avaliação, tratamento dos riscos e monitoramento das soluções.
Data da publicação: 1 de junho de 2019.
Considerando o tema sobre gestão de riscos, analise as afirmativas abaixo. Indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Os riscos não negligenciáveis não são assumidos diretamente pelo produtor, diferentemente dos riscos frequentes.
(   ) Os riscos frequentes tem essa classificação porque acontecem de forma corriqueira e apresentam perdas consideradas medianas.
(   ) Os riscos que apresentam baixa frequência e altas perdas são assumidos diretamente pelo produtor rural, pois quase não acontecem.
(   ) Os riscos frequentes com impacto não negligenciável estão diretamente relacionados com a necessidade de políticas do governo.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
· a) V – V – V – F.
· b) V – F – F – F.
· c) F – F – V – F.
· d) V – F – F – V. Alternativa assinalada
· e) V – V – F – F.
3) Diversos fatores afetam a renda do produtor rural, tais como as condições climáticas de cada região, períodos de safra e entressafra, ataque de pragas e doenças, dentre outros, que impactam o preço dos produtos e dos insumos. O Governo Federal tem atuado na mitigação desses efeitos a partir da implantação de políticas agrícolas e instrumentos de apoio a comercialização.
Como política agrícola, pode-se citar a Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM, que consiste em uma política a de garantia de preços que estabelece Preços Mínimos de comercialização ao produtor rural e/ou de sua cooperativa. Exerce papel relevante na política agrícola brasileira, reduzindo possíveis prejuízos devido à queda dos preços de mercado, buscando dar suporte ao produtor e/ou sua cooperativa e mitigando os riscos inerentes à produção rural.
Importantes instrumentos foram instituídos junto ou após as normas para fixação de Preços Mínimos e execução dos pontos constantes na Política de Garantia de Preços Mínimos. Sendo assim, atualmente o Brasil conta com vários instrumentos públicos de apoio à comercialização agrícola.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Prêmio de Escoamento de Produto consiste no prêmio pago pelos produtores rurais para que o governo incentive os consumidores a comprar os produtos.
II. A Cédula de Produto Rural consiste em um título que promete a entrega do produto. Através dele, o produtor pode antecipar a venda, visando o custeio do plantio.
III. A Linha Especial de Crédito apresenta como objetivo aumentar a liquidez da comercialização.
IV. O Contrato de Opção de Venda fornece ao produtor a obrigação de comercializar a produção a um preço pré-estabelecido.
 
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
· a) I, apenas.
· b) I, II e III, apenas.
· c) I e III, apenas.
· d) II e III, apenas. Alternativa assinalada
· e) I, II, III e IV.
4) O Brasil tem o agronegócio como um grande aliado aos índices de crescimento do país. A agricultura está ganhando novos formatos através da tecnologia e das inovações que estão sendo oferecidas para esse ramo. Porém, para ser visto hoje em dia, é necessário estar presente no mundo digital.
Para aumentar a competitividade, a visibilidade e os índices de venda dessa área, você precisa saber como usar as estratégias de marketing a favor do seu agronegócio!
 
Você está pronto para vender mais através do marketing?
O marketing tem como principal objetivo gerar demanda para o seu produto ou serviço. O velho conceito do 4Ps em marketing é fundamental (produto, preço, praça e promoção). Com isso utiliza de várias técnicas e estratégias de divulgação, publicidade, pesquisa, definição de público entre outras.
Com seus conhecimentos o composto marketing e as informações apresentadas na tabela a seguir, faça à associação das áreas do marketing composto contidas na Coluna A com suas respectivas características, apresentadas na Coluna B.
 
	Coluna A
	Coluna B
	I. Produto
	1. Considerado a base para a existência da comercialização.
	II. Preço
	2. Mercado no qual o produto será vendido.
	III. Praça
	3. Elo de comunicação entre os interessados na negociação
	IV. Promoção
	4. Esse é o único elemento que traz receita para o vendedor.
Alternativas:
· a) I - 2; II - 3; III – 1; IV-4.
· b) I - 4; II - 2; III –3; IV - 1.
· c) I - 4; II - 2; III – 1; IV – 3.
· d) I - 3; II - 1; III – 4; IV - 2.
· e) I - 1; II - 4; III – 2; IV - 3. Alternativa assinalada
5) A comercialização agrícola se apresenta como atividade complexa dentre aquelas que envolvem o “sistema da agricultura”, uma vez que opera no momento em que a produção assume a condição de mercadoria, na ponta da cadeia. Essa condição envolve a integração de mercados, compreendendo diversos segmentos que se apropriam da produção e passam a impor metas de quantidade e de qualidade, formando cadeias, redes ou arranjos produtivos.
A comercialização agrícola segue etapas nas quais a matéria-prima vai sofrendo alterações, com diferentes características.
 
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das alterações da matéria-prima, na Coluna A, com suas respectivas características, apresentadas na Coluna B.
	Coluna A
	Coluna B
	I. Forma
	1. Essaalteração refere-se às atividades que promovem a transferência do produto, como o transporte.
	II. Tempo
	2. No processo de transformação, os produtos passam por alterações que alteram sua configuração.
	III. Espaço
	3. O produto agrícola passa por transformações em um processo produtivo por determinado período.
 
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas:
Alternativas:
· a) I - 1; II - 3; III – 2.
· b) I - 1; II - 2; III –3.
· c) I - 3; II - 1; III – 2.
· d) I - 2; II - 1; III – 3.
· e) I - 2; II - 3; III – 1. Alternativa assinalada

Outros materiais