Buscar

AOL 01 - paisagismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Bruno Luz Espindola
Conteúdo do exercício
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Comentários
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário
Pergunta 1 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Populações antigas, em tempos remotos, deram origem à arquitetura da paisagem quando, reconhecendo no espaço natural a presença de formas sagradas, caracterizaram alguns sítios como lugares de culto e ressaltaram sua dignidade, para que ela pudesse ser transmitida a outros homens. Eram montanhas, fontes, cavernas, bosques aos quais as comunidades pré-históricas conferiam uma força espiritual” 
Fonte: PANZINI, F. Projetar a Natureza. Arquitetura da paisagem desde a origem até a época contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2013, p. 23.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir:
I. No imaginário humano, cavernas eram associadas ao surgimento da vida por analogia ao útero materno pelo seu desenvolvimento em meandros. 
II. Na Grécia Antiga, os bosques eram consagrados aos deuses e aos heróis e possuíam o simbolismo de morada de seres divinos. 
III. Os jardins das vilas imperiais eram símbolo de prestígio público e sua monumentalidade estava associada à invencibilidade de Roma.
IV. A composição do jardim islâmico apresentava um traçado em forma de cruz que simbolizava os quatro caminhos do paraíso.
Está correto apenas o que se afirma em:
A Resposta corretaI e II.
B III e IV.
C II e III.
D I e III.
E I, III e IV.
Pergunta 2 0 / 1
Do ponto de vista compositivo, apresentavam um traçado geométrico e adaptado, a morfologia da paisagem formando terraços em diversas cotas, a presença de pórticos adornados por esculturas, fontes, praças e alamedas, além de perspectivas que construíam os espaços cenográficos. Possuíam, também, espaços destinados a práticas esportivas, termas e anfiteatros. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as civilizações antigas, pode-se afirmar que o jardim descrito poderia ser encontrado:
A nos monastérios.
B Resposta corretanas Vilas Imperiais.
C nas casas romanas mais abastadas.
D
Incorreta:
nos templos religiosos.
E em parques públicos.
Pergunta 3 1 / 1
Este jardim foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo, sendo descrito pelos babilônios como “jardins sagrados”. Foi considerado uma estrutura surpreendente pelo fato de representar uma sofisticada obra de engenharia e sistema de distribuição hídrica, e por ser composto por uma sucessão de terraços que eram irrigados a 100 metros de altura, permitindo a existência de jardins para uso público e doméstico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as antigas civilizações, pode-se afirmar que a descrição apresentada no enunciado é referente ao:
A Jardim da Mesopotâmia.
B Jardim do Éden.
C Jardim da Grécia Antiga.
D Resposta corretaJardim da Babilônia.
E Jardim do Oriente
Pergunta 4 1 / 1
O estilo tropical consiste em uma retomada das curvas do jardim inglês do século XVIII, linguagem orgânica livre das regras de composição clássicas no traçado dos canteiros e das manchas vegetais, arranjo de manchas de pedras, traçado sinuoso e utilização de vegetação nativa (por exemplo, da Mata Atlântica e de restinga).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jardim eclético e tropical no Brasil, é correto afirmar que esse novo estilo foi introduzido no país pelo(a) paisagista:
A Rosa Kliass.
B Fernando Chacel.
C Benedito Abbud.
D Resposta corretaRoberto Burle Marx.
E Roberto Coelho Cardoso.
Pergunta 5 1 / 1
A civilização do Egito tinha forte dependência d a água e, consequentemente, de obras de transformação ambiental para garantir que a terra pudesse ser cultivada. Realizavam obras como desvio dos cursos de rio, construção de canais e lagos artificiais para tornar cultiváveis terras distantes das margens do rio Nilo, onde se localizava. Assim, era possível realizar a agricultura e a criação de animais, inclusive peixes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir:
I. No Egito antigo, as tumbas, templos e residências de pessoas mais abastadas possuíam espaços verdes.
II. No centro do jardim egípcio era colocado um tanque que funcionava como reservatório de água para criação de plantas e animais.
III. A forma em cruz e sua multiplicação em grelhas ortogonais era um método de divisão do jardim do Egito.
IV. O jardim do Egito era fechado por muros que o protegiam do vento, da areia e de animais.
Está correto apenas o que se afirma em:
A I, II e III.
B I e II.
C III e IV.
D Resposta corretaI, II e IV.
E II e III.
Pergunta 6 1 / 1
Espécies que não provinham de um clima tão quente e desértico, como as rosas, o jasmim, as malva-rosas, as tulipas, pinos e álamos. Foi possível adaptar a vegetação ao clima graças a um sofisticado sistema de distribuição hídrica. No clima quente da Baixa Mesopotâmia, palmeiras e tamareiras davam sombra e tornavam o clima mais ameno para o cultivo das espécies não adaptadas ao lugar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as civilizações antigas, pode-se afirmar que a descrição da vegetação apresentada faz referência:
A aos Jardins de Roma.
B aos Jardins do Egito.
C ao Jardim da Grécia.
D Resposta corretaaos Jardins da Babilônia.
E aos Jardins do Palácio de Versalhes.
Pergunta 7 1 / 1
Os jardins renascentistas franceses eram caracterizados pela sua organização em torno de um eixo central de simetria que partia do ponto focal, a residência. A partir deste eixo se traçavam os canteiros geométricos decorados com desenhos vegetais. As laterais eram fechadas por bosques que delimitam o quadro visual e direcionam o olhar para a perspectiva central. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jardim renascentista, pode-se afirmar que é também um elemento característico do estilo renascentista francês desse período:
A a composição do jardim com lago de carpas.
B o fechamento dos espaços com cercas de bambu.
C a disposição nos arranjos de jardins feitas com matacões.
D a utilização de elementos decorativos, como lanternas de pedra.
E Resposta corretaa utilização de canteiros com bordadura, denominados parterre.
Pergunta 8 1 / 1
A segunda metade do século XIX foi um período de grandes mudanças sociais e urbanas no Brasil. O aumento da população nas cidades trouxe novas demandas, entre as quais podemos citar a de melhorias dos espaços livres públicos de recreação e lazer.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jardim eclético e tropical: Brasil, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O estilo eclético não era visto como adequado às novas exigências da funcionalidade da cidade e, portanto, de organização morfológica do espaço livre.
Porque:
II. Os padrões urbanístico-sociais em voga davam ênfase à tropicalidade e ao uso de linhas geométricas livres.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições falsas.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“[...] para dar forma aos jardins da China, contribuíram as duas principais doutrinas que caracterizaram o pensamento chinês histórico: o confucionismo e do taoísmo. [...] Se o confucionismo voltava-se para o homem atuante em um âmbito definido – a sociedade e a família –, o taoísmo, baseado noprincípio da unidade do cosmo, pregava, ao invés disso, o pertencimento do homem a uma ordem mais vasta: a finalidade da vida era a busca da harmonia com as forças que atuam na natureza.” 
Fonte: PANZINI, F. Projetar a Natureza. Arquitetura da paisagem desde a origem até a época contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2013, p. 362-363.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jardim oriental, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Com base no confucionismo e taoísmo, acredita-se que o ambiente é permeado por energias que são modificadas pela transformação da paisagem. A partir dessas ideias é que surge a importância do jardim numa residência.
Porque:
II. O jardim corrigia os efeitos das energias criando ondulações no terreno com morretes de terra, pedras ou pequenos bosques para que as energias não circulassem em linhas retas.
A seguir, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
E As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 10 1 / 1
No século XIX, aparecem os primeiros parques urbanos públicos, devido à necessidade de criação de espaços de lazer, educação da população e hábitos de higiene. Como um desses primeiros parques pode-se citar o Central Park, na cidade de Nova Iorque. O jardim eclético é identificado por alguns elementos como: traçado simétrico da planta, vegetação arbustiva e forrações dispostas como bordadura dos canteiros, utilização de espécies exóticas europeias, geometrização e simetria no plantio da vegetação, gramados, elementos como 
coretos, espelhos d’água, estátuas, fontes e bustos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o jardim eclético e tropical, pode-se afirmar que as características do estilo eclético no Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo, podem ser identificadas no jardim:
A do Museu de Arte de São Paulo.
B do Parque da Aclimação.
C do Parque do Ibirapuera.
D da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
E Resposta corretado Museu do Ipiranga.
Comentários para o aluno
Seu instrutor não fez comentários
9/10
Nota final Enviado em: 29/11/22 16:45 (BRT)
××

Continue navegando