Buscar

Template Atividade Prática de Ensino (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME
	LUIZ GUSTAVO DE JESUS DA SILVA
	RGM
	12879835
	CURSO
	LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
	POLO
	GUARATUBA PR
PRÁTICA DE ENSINO - ATIVIDADE REFLEXIVA 2
 Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação? 
Criar uma rotina é um dos aspectos de grande importância na vida da criança, sendo em casa ou na escola, escolher uma rotina na vida da criança e muito importante, pois ajuda no cumprimento de suas atividades diário, no desenvolvimento da independência e de sua autonomia. Rotina escolar significa desenvolver o trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas de melhor forma possível.
 A organização da rotina pedagógica deve cumprir o desenvolvimento dos alunos ao longo do ano letivo, ou seja, é importante que o educador trabalhe o ato de brincar como uma atividade construtiva para o processo de conhecimento, indo além das barreiras limitadas da memorização do ensino, trazendo dinamismo para as aulas, e, auxiliando os alunos a buscar formas de introduzir esse aprendizado em seu cotidiano. A prática da rotina deve ser de forma prazerosa e baseada na idade da criança, ou seja, atividades que envolvam a capacidade e habilidades da mesma. 
A rotina pedagógica pode-se integrar nas atividades lúdicas e de cuidados, sendo que ambas têm que agir de forma que a criança sinta- se bem no ambiente escolar. As brincadeiras são uma ótima escolha para ensinar as crianças de maneira mais divertida. São justamente as atividades mais simples que transmitem lições, como esperar a vez para jogar, respeitar as regras ou lidar com a frustração de uma eventual derrota. Portando podemos dizer que a rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida devem ser planejada visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças. 
As atividades lúdicas são uma forma divertida de exposição ao conhecimento. Ao ter contato com esse tipo diferenciado de processo de ensino, a criança aprende sem o peso emocional de saber que está sendo avaliada. Dessa forma, toda a pressão que incide sobre os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem cessam, e passa a ser construída uma atmosfera de saber calcada sobre um ambiente de calma e segurança.
REFERÊNCIAS: BNCC na Educação Infantil: Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento. Pedagogia ao Pé da Letra, 2019. Disponível em: https://pedagogiaaopedaletra.com/bncc-educacao-infantil

Continue navegando