Buscar

EXERCÍCIO DE REVISÃO TÓPICOS AVANÇADOS EM FARMACOTÉCNICA - docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercício de revisão
Disciplina: Tópicos Avançados em Farmacotécnica	
Professor: Jeorgio Leão Araújo	
	1. As formas farmacêuticas semissólidas de aplicação tópica apresentam características peculiares e devem ser utilizadas de acordo com as necessidades do paciente. Dentre essas formas farmacêuticas, a que apresenta maior efeito oclusivo e emoliente, pela alta concentração de bases, oleosas denomina-se:
a. Creme
b. Geléia
c. Pasta
d. Supositório
e. Pomada
2. Acerca das emulsões e suas características, assinale a alternativa correta.
a. As emulsões são sistemas termodinamicamente instáveis, em que as gotículas da fase dispersa retêm suas características iniciais e permanecem uniformemente distribuídas por toda a fase continua com o auxílio de um agente emulsificante.
b. Os emulsificantes adicionados ao sistema localizam-se na interface entre os dois líquidos imiscíveis que compõem a emulsão, na qual formam um filme no entorno das gotículas dispersas, elevando a tensão interfacial para estabilizar a formulação.
c. O sistema EHL, utilizado para classificar o equilíbrio hidrófilo-lipófilo dos agentes emulsificantes, indica empiricamente a temperatura ideal a ser utilizada para o preparo das emulsões por inversão de fases.
d. O fenômeno de cremagem, evento irreversível e decorrente da instabilidade dos sistemas emulsionados, pode ser retardado com o emprego de algumas estratégias, como, por exemplo, a diminuição da viscosidade da fase externa por meio de aquecimento.
e. Nas emulsões, a fase externa está saturada com as gotículas da fase interna (dispersa); assim, para as emulsões o/a, não é necessário adicionar conservantes, pois não há água disponível para o crescimento microbiano.
3. Gel é uma das formas farmacêuticas e cosméticas mais aceitas recentemente. Géis aniônicos possuem carga negativa, dentre estes podemos destacar os vários tipos de Carbopol®, carboximetilcelulose e goma adraganta. Sobre os géis aniônicos considere as alternativas abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O gel de Carbopol® 940 é estável na faixa de pH 4 a 10. 
II. Géis aniônicos são incompatíveis com íons, zinco e bismuto. 
III. Géis aniônicos são compatíveis com ácido benzoico e benzoatos.
Estão corretas as afirmativas:
a. II e III, apenas
b. I e III, apenas
c. I e II, apenas
d. II, apenas
e. III, apenas
4. Pomadas, pastas, cremes e géis são formas farmacêuticas destinadas à aplicação tópica utilizadas para tratamento de várias afecções da pele. Sobre estas formas farmacêuticas, assinale a opção CORRETA:
a. Géis são formas farmacêuticas semissólidas que consistem de uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase aquosa. Contêm um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e são utilizados normalmente para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
b. Pomadas que não contêm fármacos são utilizadas devido a seus efeitos físicos como protetoras, emolientes ou lubrificantes.
c. (Gel) Cremes são formas farmacêuticas semissólidas com um ou mais princípios ativos, que contêm um agente gelificante para fornecer firmeza a uma solução ou dispersão coloidal (um sistema no qual partículas de dimensão coloidal – tipicamente entre 1 nm e 1 mm – são distribuídas uniformemente através do líquido). Um gel pode conter partículas suspensas.
d. Pomadas são formas farmacêuticas sólidas para aplicação na pele ou nas membranas mucosas e que consistem de solução ou dispersão de um ou mais princípios ativos em baixas proporções em uma base adequada.
e. Devido à dureza que as caracteriza, as (pastas) pomadas permanecem no local de aplicação e são empregadas com eficácia na absorção de secreções serosas.
5. Emulsão é uma dispersão, cuja fase dispersa é composta por gotículas de um líquido, distribuídas num veículo no qual ele é imiscível. Geralmente, para se preparar uma emulsão estável, é necessária uma terceira fase, constituída por um emulsificante. Com base nos agentes emulsificantes, assinale a alternativa INCORRETA. 
a. Os agentes emulsificantes escolhidos devem ser compatíveis com as outras matérias-primas e não devem interferir na estabilidade ou eficácia do fármaco. 
b. Os agentes emulsificantes naturais são materiais à base de carboidratos, substâncias proteicas, álcoois e alto peso molecular e sólidos finamente divididos. 
c. Os agentes emulsificantes sintéticos são os tensoativos (aniônicos, catiônicos, não-iônicos e anfóteros). 
d. Os tensoativos (aniônicos) catiônicos são eficazes em pH superior a 8. Os tensoativos (catiônicos) aniônicos são mais eficazes em pH superior de 3 a 7. 
e. Os emulsificantes naturais são mais susceptíveis ao ataque microbiano (fungos e bactérias), sendo que a contaminação microbiológica pode causar instabilidade física da emulsão, ocasionando separação de fases.
 
6. Com relação à estabilidade das emulsões, escolha a alternativa correta:
a. O aumento da viscosidade da fase externa não modifica a estabilidade da emulsão.
b. Os tensoativos têm a finalidade de diminuir a tensão superficial, proporcionando um aumento da estabilidade da emulsão.
c. A coalescência é um efeito comum nas emulsões altamente estáveis.
d. Quanto mais homogêneo o tamanho das partículas dispersas, menor a estabilidade da emulsão. 
e. As emulsões são consideradas sistemas termodinamicamente estáveis.
7. A escolha de um agente emulsionante (tensoativo) é primordial no desenvolvimento de uma emulsão, sendo o equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL) do tensoativo o parâmetro essencial a ser avaliado. Sobre a escolha de tensoativos, é correto afirmar que, para o desenvolvimento de emulsões do tipo:
a. A/O deve-se utilizar um tensoativo com baixo valor de EHL, pois este apresenta características mais polares.
b. A/O deve-se utilizar um tensoativo com alto valor de EHL, pois este apresenta características mais polares.
c. O/A deve-se utilizar um tensoativo com baixo valor de EHL, pois este apresenta características mais polares.
d. O/A deve-se utilizar um tensoativo com alto valor de EHL, pois este apresenta características mais polares.
8. Sobre as características dos agentes gelificantes do tipo carbômeros, é CORRETO afirmar: 
a. São obtidos a partir de algas marinhas e intumescem em água numa quantidade cerca de 200 a 300 vezes seu próprio peso sem dissolver. 
b. São polímeros derivados da celulose cuja estabilidade máxima encontra-se em pH 7 a 9. 
c. São polímeros do ácido acrílico e a viscosidade do gel formado depende da presença de eletrólitos e do pH. 
d. São constituídos por uma mistura de 5% de polietileno de baixo peso molecular e 95% de óleo mineral, que precipitam e gelificam quando resfriados abaixo de 90ºC. 
e. São constituídos de determinados tipos de copolímeros de polioxietileno e polioxipropileno, em concentrações entre 15 e 50%.
9. O gel aquoso não iônico, transparente, incolor ou levemente amarelado, estável, na faixa de pH de 2,0 a 12,0, usado como veículo para substâncias muito reativas ou facilmente oxidáveis e como veículo em produtos com 30% a 50% de princípios ativos é o gel
a. de hidroxietilcelulose de alta viscosidade.
b. hidroalcoólico.
c. cremoso.
d. fluido de polietilcelulose.
e. de carbômero
10. Em relação às pomadas, assinalar a alternativa CORRETA, que contenha exemplos de excipientes hidrófobos, usados na sua preparação:
a. Carboximetilcelulose e hidroxietilcelulose.
b. Glicerina e propilenoglicol.
c. Ágar-ágar e alginato.
d. Vaselina e parafina.

Outros materiais