Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA - DIAGNOSTICO E MEDIAÇÃO FAMILIA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIAGNOSTICO E MEDIAÇÃO FAMILIA ESCOLA
AVALIAÇÃO DISCURSIVA
1.O aprender implicar uma série de relações, elaborações e reconfigurações de si próprio e da sua relação com o ambiente que o cerca. 
Considerando esses aspectos, disserte sobre os aspectos objetivantes e subjetivantes que implicam no processo de aprendizagem.
Resposta esperada
São as elaborações objetivantes e subjetivantes que farão com que o sujeito aprendiz e desejante, de fato, aprenda, pois aprender é apropriar-se, e tal apropriação permite que o objeto do conhecimento e da aprendizagem seja ordenando e classificado. No aspecto subjetivo, tal movimento irá gerar o reconhecimento e a apropriação do objeto, como resultado das vivências e das experiências que o aprendiz obteve com sua relação e interação com este objeto.
2.Para Fernández (1991, p. 52), "conhecimento é conhecimento do outro, porque o outro o possui, mas também porque é preciso conhecer o outro, quer dizer, pô-lo no lugar do professor (que podem ser os pais ou outras instâncias que vão ensinar) e conhecê-lo como tal. Não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar.
Com base nessa afirmação, disserte sobre a análise feita na imagem a seguir.
FONTE: FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada; trad. Iara Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Resposta esperada
Para efeito de análise, recortamos dessa estrutura vincular ao aprendente (constituído por um corpo, organismo, inteligência e desejo), descobrindo que dele intervêm quatro estruturas, quatro níveis constitutivos de um sujeito que, se constroem ou se instalam através de uma inter-relação constante e permanente com o ensinante (que pode ser do meio familiar, escolar ou social, e que da mesma maneira é constituído também por um corpo, organismo, inteligência e desejo). A aprendizagem é então, uma das funções para a qual estes níveis podem inter-relacionar-se com o exterior e, por sua vez, conformar-se a si mesmos, em um processo dialético.

Outros materiais