Buscar

A2 Análise Positiva & Análise Normativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
ARGUMENTOS POSITIVOS VERSUS ARGUMENTOS NORMATIVOS
*
*
*
Positiva – Análise Normativa 
Declarações Positivas: os economistas tentam descrever o mundo como ele é.
(Descritivas)
Ex.: Uma redução na taxa de crescimento da quantidade de moeda reduziria a Taxa de Inflação. (Cientistas econômicos)
*
*
*
 Declarações Normativas: os economistas prescrevem como o mundo deveria ser.
 Ex.: O preço da gasolina não deve subir. Expressamos uma opinião ou juízo de valor, ou seja, se é uma coisa boa ou má. É uma análise do que deveria ser.
*
*
*
Inter-relação da Economia com outras áreas do conhecimento
*
*
*
COM O PASSAR DO TEMPO:
Concepção Humanística
A Economia repousa sobre os
atos humanos, objetivando a 
satisfação das necessidades
humanas (Ciência Social).
*
*
*
Autonomia e Inter-relação:
	Dificuldade de separar os fatores econômicos dos extra-econômicos.Dificuldade de separar os fatores essencialmente econômicos dos extra-econômicos.
	A Autonomia de cada um dos ramos das Ciências Sociais não deve ser confundida comum total isolamento, mas sim observada sob diferentes óticas e investigada em termos
não unilaterais..
	As manifestações das modernas sociedades encontram-se interligadas.
*
*
*
*
Aspecto Econômico
 Realidade
Aspecto Material do
 Objeto
Aspecto Social
Aspecto Político
Aspecto Histórico
Aspecto Geográfico
Aspecto Demográfico
*
*
*
Autonomia e Inter-relação:Economia, Física e Biologia
	
	O início do estudo sistemático da economia coincidiu com os grandes avanços da técnica e das ciências e biológicas nos séculos xviii e xix.
	A construção do núcleo científico inicial da Economia começou a partir das chamadas concepções organicistas (biológicas) e mecanicistas (físicas). 
*
*
*
Autonomia e Inter-relação:Economia, Física e Biologia
Grupo Organicista – Utilizava termos como orgãos, funções,circulação e fluxos na teoria econômica.
Grupo mecanicista – A economia se comportava como determinada leis da física, daí advêm termos como equilíbrio,estática, dinâmica, aceleração, velocidade, forças e outros.
*
*
*
Autonomia e Inter-relação:Economia, Física e Biologia
	
	Com o passar do tempo, predominou uma concepção humanística, que coloca em plano superior os móveis psicológicos da atividade humana. Afinal, a Economia repousa sobre os atos humanos, e é por excelência uma ciência social. 
*
*
*
Autonomia e Inter-relação: Economia, Matemática e Estatística
 A Economia faz uso da lógica matemática e das probabilidades estatísticas. Muitas relações do comportamento econômico podem ser expressas através de funções matemáticas.
 Estatística: a estratégia de se estimar as relações econômicas, matematicamente formuladas , a partir da minimização dos desvios aleatórios.
*
*
*
Autonomia e Inter-relação: Economia e Política
Política é a arte de governar. O exercício do poder. É natural que este poder tente exercer o domínio sobre a coisa econômica.
Uso da política do Estado para concessão de vantagens econômicas pelos grandes grupos econômicos. 
Ex.: Agricultores na época da política do café com leite. Crédito subsidiado e tarifas protecionistas para grandes industrias.
*
*
*
Autonomia e Inter-relação: Economia e História
	
	 Os próprios sistemas econômicos estão condicionados à evolução histórica da civilização. As idéias que constroem as teorias são formuladas num contexto histórico onde se desenvolvem as atividades e as instituições econômicas.
*
*
*
Autonomia e Inter-relação: Economia e Geografia
	Os acidentes geográficos interferem no desempenho das atividades econômicas e, inúmeras vezes, as divisões regionais são utilizadas para se estudar as questões ligadas aos diferenciais de distribuição de renda, de recursos produtivos, de localização de empresas, dos efeitos da poluição, das aglomerações urbanas, etc.
*
*
*
Autonomia e Inter-relação: Economia, Moral, Justiça e filosofia
	Antes da revolução industrial, no século XVIII, a atividade econômica era vista como parte integrante da Filosofia, Moral e Ética. A economia era orientada por princípios morais e de justiça. Não existia ainda um estudo sistemático das leis econômicas, e predominavam princípios como a lei da usura, o conceito de preço justo (discutidos, dentre outros filósofos, por Santo Tomás de Aquino).
	Ainda hoje, as encíclicas papais refletem a aplicação da filosofia moral de cristã às relações econômicas entre homens e nações.
*
*
*
Divisão de estudo econômico
		
		
		Microeconomia ou teoria de formação de preços – Examina formação de preços em mercados específicos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente.
	Estuda a formação dos preços nos diversos mercados, por meio da ação conjunta da ação da demanda e da oferta. 
*
*
*
Divisão do Estudo Econômico
Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens.
	Estuda as condições de equilíbrio estável entre a renda e a despesa nacionais.
*
*
*
Divisão de estudo econômico
	Economia Internacional – Analisa as relações econômicas entre residentes e não residentes do país.(importações e exportações).
*
*
*
Divisão de estudo econômico
 	Desenvolvimento econômico – Preocupa-se com a melhoria do padrão de vida da coletividade ao longo do tempo. Estuda o processo de acumulação dos recursos escassos e da geração de tecnologia capazes de aumentar a produção de bens e serviços para a sociedade.
*
Cada ciência observa e analisa a realidade do aspecto 
material do seu objeto, segundo sua própria lógica formal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais