Buscar

A1 Introdução à Economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos da Economia - A1 Introdução à Economia
Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio e televisão, deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como:
Aumento de preços;
Desemprego;
Diferenças salariais;
Diferença de renda entre as várias regiões do país;
Comportamento das taxas de juros;
Elevação de impostos e tarifas públicas.
Esses temas, já rotineiros em nosso dia a dia, são discutidos pelos cidadãos comuns, que com altas doses de empirismo, têm opiniões formadas sobre as medidas que o estado deve adotar. 
Um estudante de Economia, de direito ou de outra área pode vir a ocupar um cargo de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública e necessitará conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que nos rodeiam diariamente.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
Conceito de Economia
A palavra Economia deriva do Grego oikonomia (de óikos, casa; nómos, lei), que significa a administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida:
Economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade, decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:
escolha;
escassez;
necessidades;
recurso;
produção;
distribuição.
Em qualquer sociedade os recursos produtivos ou fatores de produção (mão-de-obra,terra,matérias-primas,dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação do padrão de vida.
Tem-se, então, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.
Questão central do estudo da Economia: como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo as necessidades humanas.
Sistemas Econômicos
Um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem estar.
Elementos Básicos de um Sistema econômico
Estoque de recursos produtivos ou fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia;
Complexos de unidades de produção: constituído pelas empresas;
Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
Microeconomia
Trata do comportamento das firmas e dos indivíduos ou famílias, preocupando-se com a formação dos preços e o funcionamento do mercado de cada produto individual. Estuda, por exemplo, as decisões de uma fábrica de quantos trabalhadores contratarem, quanto produzir, a que preço vender, etc.
Lida com limites e de como tirar o máximo proveito deles. Consiste na alocação de recursos escassos e as relações de equilíbrio. Faz análise positiva (de causas e efeitos) e normativa (daquilo que será melhor).
Macroeconomia
Estuda o comportamento dos agregados nacionais, do conjunto da economia de um país, envolvendo o nível geral dos preços, formação da renda nacional, mudanças na taxa de desemprego, taxa de câmbio, balanço de pagamentos etc. Assim, as autoridades econômicas estabelecem políticas monetárias e fiscais, taxas de juros e de câmbio etc., visando influenciar o nível da atividade econômica para se manter, em uma situação de equilíbrio ou em direção às metas estabelecidas.
As decisões do nível macroeconômico têm suas repercussões no equilíbrio microeconômico do mercado. Da mesma forma, o comportamento dos consumidores e das firmas reflete-se no nível agregado, influenciando variáveis macroeconômicas.
Curva de Possibilidades de Produção
Indica o máximo possível de se produzir em uma economia e as combinações possíveis entre os bens.
O custo de oportunidade de um produto é o quanto (em unidades) de outro produto se deixa de fabricar para que ele possa ser produzido.
A curva de possibilidades de produção possui alguns pontos importantes de se destacar:
Os pontos ao longo da curva indicam todas as combinações possíveis de produção entre os dois bens. Qualquer um destes pontos indica que todos os recursos – todos os empregados, todas as máquinas e toda a matéria-prima – estão sendo utilizados na produção. Por isso que os pontos ao longo da curva são pontos de pleno emprego dos fatores.
O inverso dos pontos ao longo da curva é o ponto (0,0) no gráfico. É o ponto onde o produtor decide por não produzir, onde nenhum recurso de produção é utilizado – ninguém trabalha nenhuma máquina nem matéria-prima é empregada. É um ponto de pleno desemprego.
Os pontos acima da curva indicam uma impossibilidade técnica, isto é, mesmo que empregados todos os recursos é impossível produzir.
Por outro lado, não é possível produzir-se somente bens de capital para desenvolver rapidamente a economia, pois, não se vive sem os bens de consumo (alimentos, por exemplo). Da mesma forma, se somente produzir-se bens de consumo, a depreciação das máquinas já existentes levaria a um sucateamento e não teríamos como repô-las, comprometendo a produção dos bens de consumo. É necessário que o governo interfira e decida qual a combinação ideal a ser produzida de bens de capital e de consumo.
Quando há um avanço tecnológico, aumento do capital disponível ou aumento da força de trabalho, a curva de possibilidades de produção se desloca para a direita, indicando um aumento nas combinações possíveis. Já que tenho mais empregados, ou máquinas mais potentes, a tendência é aumentar a minha produção.
Em país que produz mais bens de capital, o crescimento econômico é maior do que se tiver produzido mais bens de consumo. Isto é, uma produção maior de bens de capital desloca a curva de possibilidades de produção para a direita, mais do que ela seria deslocada pela produção maior de bens de consumo.
Bens e Serviços
Bens - são objetos da produção humana, que podem ser armazenados por algum tempo, pelo menos. Podem ser livres (que se encontra em abundância na economia, sem custos – ex: água) ou econômicos (os escassos, que se deve pagar por eles para adquiri-los) Os bens econômicos classificam-se em:
Bens de Consumo - Podem duráveis (utilizados durante um tempo relativamente longo, como um refrigerador ou um automóvel) ou não duráveis (usados por um prazo curto, como os alimentos). A Economia, como Ciência, não entra em considerações éticas ou de juízos de valor; ela não questiona o que é um bem ou um mal para o indivíduo e não determina quais as transações que devem ou não ser efetuadas. O fumo, embora faça mal à saúde, é considerado um bem econômico, porque satisfaz a necessidade do fumante.
Bens de Capital - empregados direta e indiretamente na geração de outros bens (máquinas, equipamentos e prédios). 
Bens Públicos - são bens que, a princípio, a iniciativa privada não teria interesse em produzir e, por isso, são oferecidos pelo Governo. São indivisíveis. Ex: iluminação pública e a segurança nacional. 
Bens Intermediários - São insumos e matérias primas utilizados na produção de bens.
Serviços - São prestados por pessoas ou empresas a outras pessoas ou outras empresas e não podem ser armazenados. Uma aula na faculdade, por exemplo, é um serviço; é oferecida por uma empresa – a faculdade – a outras pessoas – os alunos – e não pode ser armazenada – se o aluno faltar uma aula ele fica sem ela apesar de tê-la pago.
Remuneração dos Fatores de produção
O indivíduo que possui um fator de produção só está interessado em oferecê-lo à sociedade mediante uma troca, geralmente porum valor monetário. Dessa forma, cada um dos fatores de produção possui uma remuneração própria:
	Fator
	Remuneração
	Trabalho
	Salário
	Capital
	Juros
	Terra
	Aluguel
	Capacidade Empresarial
	Lucro
Bens de produção
Bens de consumo
Impossibilidade

Outros materiais