Buscar

Teoria Geral da Administração - Estudo de Casos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de Casos
Transcerta é uma transportadora de valores, com atuação nos estados do Rio, São Paulo, Minas e Paraná, sendo líder nesses mercados em serviços bancários. Tal liderança foi alcançada graças a excelência nas rotinas de segurança que a empresa mantém, com equipamentos de última geração e pessoal altamente qualificado.
A excelência no sistema de segurança ficou comprovada por ocasião de uma onda de assalto a carros fortes que assolou o Rio há alguns anos. Os procedimentos adotados tornaram a empresa tão menos vulnerável que suas concorrentes que foi a única do ramo que pôde continuar contratando apólices de seguro, pois as seguradoras suspenderam as demais, tal o risco envolvido. Nesta ocasião, a Transcerta experimentou um grande crescimento em imagem e volume de negócios.
Tendo se reunido com um grupo de consultores para desenvolver o planejamento estratégico, a direção detectou a necessidade de promover substanciais mudanças, nos próximos anos. Ocorre que o negócio de transporte de valores parece ter os seus dias contados com a profusão dos meios de transação eletrônica e a popularização do uso de cartões de crédito.
Assim, decidiu-se pela diversificação da linha de serviços ofertados. Aproveitando-se de sua sólida reputação e experiência em transporte, a empresa passará a atuar também na distribuição de talões de cheques e cartões de crédito, serviço até pouco tempo executado pelos Correios, mas que deixou de ser confiável devido ao grande número de assaltos sofridos pelos carteiros. Aproveitando-se do seu know-how na área de segurança, será aberta uma subsidiária especializada em treinamento de equipes de vigilância, que poderá atender às próprias transportadoras concorrentes, bem como as empresas especializadas em segurança patrimonial. A meta é reduzir a atual concentração de receita no transporte de malotes dos atuais 100% para, no máximo, 65% nos próximos 5 anos.
Um problema a solucionar é a redução dos custos operacionais sem a perda da qualidade. Sendo líder em confiabilidade, a empresa tem podido praticar preços acima da concorrência e acabou, em consequência, assumindo uma estrutura um pouco “inchada”. Para ser competitiva nas novas áreas em que pretendem atuar, algumas mudanças precisarão ser efetuadas, com redução de custos administrativos, principalmente.
Questões para discussão
1) Desenvolva o diagnóstico situacional da Transcerta, indicando as ameaças e oportunidades do ambiente externo e os pontos fortes e fracos identificados internamente.
Ambientes Internos
�
Pontos Fortes
Excelência nas rotinas de segurança.
Equipamentos de última geração.
Pessoal altamente qualificado.
Pontos Fracos
Concentração de receita no transporte de malotes.
Falta de competitividade em novas áreas de atuação.�
Ambientes Externos�
Oportunidade
Ameaças
�
Pôde continuar contratando apólices de seguro.
Aproveitando-se de sua sólida reputação e experiência em transporte, a empresa passará a atuar também na distribuição de talões de cheques e cartões de crédito.
Onda de assaltos a carros fortes.
Profusão dos meios de transação eletrônica.
Popularização do uso dos cartões de crédito.
�
2) Diante do diagnóstico efetuado, qual a macroestratégia e quais estratégias básicas foram adotadas?
Estratégias Básicas
Estratégia de Sobrevivência – Redução de custos administrativos.
Estratégia de Manutenção – A direção detectou a necessidade de promover substanciais mudanças.
Estratégia de Crescimento – Abertura de uma subsidiária especializada em treinamento de equipes de vigilância.
Estratégia de Desenvolvimento – Diversificação da linha de serviços ofertados.
Macroestratégia
Macroestratégia – A meta é reduzir a atual concentração de receita no transporte de malotes dos atuais 100% para, no máximo, 65% nos próximos 5 anos e passar a ser competitiva nas novas áreas em que pretendem atuar, garantindo sua confiabilidade sem a perda da qualidade.

Outros materiais