Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Política contemporânea é uma ideia herdeira conceitual de importantes processos históricos. A afirmativa que faz a relação correta é:
A Grécia Clássica – ateniense – inaugura a ideia de democracia representativa, em que todos os cidadãos tinham direito à voz.
República é um fenômeno especialmente romano e com base em seus preceitos foi difundido no Ocidente.
A noção contemporânea de política baseia-se em dois pilares históricos fundamentais: república e democracia. Esses pilares são historicamente construídos e reafirmados ao longo do tempo.
A tradição iluminista inaugura princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, sendo o mais importante na relação política do século XX.

Ao identificarmos a tradição iluminista relacionada à política, precisamos falar em:
Liberdade, igualdade e fraternidade.
Democracia e república.
A lógica da igualdade.
A representatividade democrática.

Um dos mais importantes autores é Habermas. Ao caracterizar a esfera pública, ele a define como:
Tendo origem na esfera pública aristocrática.
Uma tradição histórica iluminista que perdeu sentido conceitual na contemporaneidade.
Tendo origem na esfera pública burguesa.
Debates públicos que geram interesse para a maioria.

Sobre as relações entre a esfera pública e as novas tecnologias informacionais, qual das alternativas abaixo está correta?
As redes sociais e a internet afastam as pessoas do contato pessoal e são poderosas forças de alienação em nossa sociedade.
Tal relação produz efeitos ambivalentes, que podem reforçar movimentos populares ao mesmo tempo que podem prejudicar o funcionamento das democracias instituídas.
O aumento do acesso à internet poderá produzir o surgimento de uma aldeia global, onde todos estarão integrados a uma esfera pública renovada e aberta, fortalecendo a democracia e os direitos humanos.
Temos grande conhecimento sobre a interação entre a ampliação das redes de computadores. Uma ampla gama de trabalhos acadêmicos extremamente rigorosos tem sido produzida nos últimos anos explicando a interação entre a esfera pública e as novas tecnologias informacionais.

Acerca das relações entre as forças de coerção (policiais e militares) e a estabilidade de uma poliarquia, qual das respostas abaixo está correta?
Os militares e policiais devem ser os guardiões da ordem e da estabilidade social, devendo interferir na ordem política sempre que esta for ameaçada.
Os militares devem estar subordinados ao Poder Executivo, que está acima de todas as leis.
As forças de coerção (policiais e militares) devem ser subordinadas a uma autoridade civil, que deve estar acima de qualquer lei.
A profissionalização das forças militares e policiais, sua subordinação a um poder civil que esteja sujeito ao processo democrático e a doutrinação de oficiais nas crenças democráticas e deveres de manutenção relativos ao sistema político (que tem o dever de defender) são fatores que tornam uma poliarquia estável.

O neoliberalismo se consolidou como modelo hegemônico de gestão do capitalismo no final da década de 1980. Assinale a opção que melhor define as principais características do modelo.
As principais características do neoliberalismo são: privatização das empresas públicas, diminuição da taxa tributária, desregulamentação das relações de trabalho e concepção de Estado mínimo.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, aumento da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado como provedor de direitos sociais.
As principais características do neoliberalismo são: privatização das empresas públicas, diminuição da taxa tributária, desregulamentação das relações de trabalho e concepção de Estado como provedor de direitos sociais.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, aumento da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado mínimo.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, diminuição da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado mínimo.

Margaret Thatcher e Ronald Reagan se fortaleceram como lideranças políticas confrontando determinada concepção de Estado. Assinale a alternativa que melhor define essa concepção.
Neoliberal, caracterizada pela ideia do Estado mínimo, segundo a qual o poder público não tem compromisso com a justiça social e com a remediação da miséria.
Neoliberal, caracterizada pela ideia de que é dever do Estado coordenar e estimular o desenvolvimento nacional, protegendo o trabalho e provendo direitos sociais aos mais pobres.
Social-democrata, caracterizada pela ideia do Estado mínimo, segundo a qual o poder público não tem compromisso com a justiça social e com a remediação da miséria.
Social-democrata, caracterizada pela ideia de que é dever do Estado coordenar e estimular o desenvolvimento nacional, protegendo o trabalho e provendo direitos sociais aos mais pobres.
Comunista, caracterizada pela ideia de que o modelo ideal de sociedade é aquele no qual inexistem as diferenças entre as classes sociais e o resultado da riqueza econômica seja desfrutado por todos.

No começo do século XXI, aconteceu aquilo que alguns autores chamam de “Guinada latino-americana”, que consistiu na ascensão de governos de esquerda e centro-esquerda na América Latina. Assinale a opção que melhor define a característica comum a esses governos.
Todos esses governos tiveram em comum o compromisso com projetos radicais de reforma agrária que transformaram profundamente a estrutura fundiária latino-americana.
Todos esses governos tiveram em comum o compromisso com projetos de implementação de ditaduras militares que transformaram a geopolítica latino-americana.
Todos esses governos tiveram em comum as críticas, em níveis distintos, aos preceitos neoliberais e às diretrizes do Consenso de Washington.
Todos esses governos tiveram em comum projetos de estatização dos sistemas de comunicação, o que refundou a estrutura de comunicação social na América Latina.
Todos esses governos tiveram em comum projetos de universalização dos direitos indígenas, o que provocou uma avalanche de políticas públicas de reparação histórica que mudaram o mapa social latino-americano.

Na política interna, o governo de Barack Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal. Assinale a opção que melhor define a forma como Obama fez isso.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos com investimento militar, rompendo, assim, com a lógica do ajuste fiscal.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos com obras públicas, rompendo, assim, com a lógica do ajuste fiscal.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao diminuir os gastos com investimento militar, rompendo, assim, com o histórico de política externa agressiva dos EUA.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos com obras públicas, reforçando, assim, com a lógica do ajuste fiscal das contas públicas.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao subsidiar com dinheiro público plano de saúde para os cidadãos mais pobres, rompendo com a lógica privatista que marcava historicamente o setor nos EUA.

Diversos estudos especializados apontam para a existência de uma crise democrática no mundo contemporâneo. Assinale a alternativa que melhor define essa experiência de crise.
As crises democráticas contemporâneas são sempre precedidas por guerras civis, que marcam a transição da situação democrática para governos autoritários comandados por lideranças militares.
As crises democráticas contemporâneas são sempre precedidas por crises econômicas que se desdobram em distúrbios sociais, o que marca com clareza a transição da ordem democrática para a ordem autocrática.
As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela eleição de autocratas que manipulam as instituições da democracia, implodindo o sistema por dentro, sem que a transição para a ordem autocrática seja claramente delimitada por um evento fundador.
As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela intervenção direta das forças armadas no processo político, o que faz com que o colapso da democracia seja facilmente identificado por um evento fundador.
As crises democráticas contemporâneas são caracterizadas pela eleição de lideranças militares, que, uma vez no poder, são golpeadas por lideranças civis autocráticas, o que torna o colapso da democracia facilmente identificável por um evento fundador.

As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela insatisfação da sociedade civil com as instituições democráticas. Marque a opção que melhor explica essa insatisfação.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela constante incapacidade da democracia liberal em atender aos desejos de liberdades políticas individuais.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela dificuldade da democracia em atender às demandas da cultura popular, sobretudo no que se refere às festas pertencentes ao repertório do folclore.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela situação de mal-estar social, insegurança laboral e precarização das relações de trabalho provocadas pela lógica neoliberal da acumulação capitalista.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela catástrofe ambiental potencializada pela lógica neoliberal da acumulação capitalista.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela inclinação autoritária que sempre fundamenta a racionalidade política das massas.

Neste módulo, aprendemos que a nossa sociedade é constituída a partir de uma ideia recente de indivíduo. Tratamos do Estado como uma forma de proteger o indivíduo, suas liberdades e direitos. Todavia, como essas liberdades e direitos foram descobertas? Assinale a alternativa que explica corretamente como os direitos e liberdades individuais foram conceitualizados.
O Estado de Direito criou todas as liberdades e direitos individuais. Antes do Estado de Direito, os homens não eram livres e não tinham direitos.
O rei absolutista, representante de Deus na Terra, deu aos indivíduos os direitos e liberdades em troca da servidão.
Os direitos e liberdades individuais são conceitualizados a partir da abstração hipotética denominada de Estado de Natureza.
A Reforma Protestante criou os direitos individuais baseadas em uma nova interpretação da bíblia.
Os direitos e liberdades individuais não existem na sociedade contemporânea. Somente existem em governos absolutistas.

A forma como os indivíduos se encontram em sociedade supõe uma aceitação de regras e sanções, o que ocorre antes mesmo do nosso nascimento. Qual é o nome que damos à ideia pela qual os indivíduos aceitam viver em sociedade?
Contrato de trabalho: forma pela qual ingressamos verdadeiramente na sociedade.
Contrato social: ideia pela qual estamos em sociedade por aceitar que o Estado proteja nossas liberdades e direitos, em troca de delegarmos poderes a ele.
Pacto de não agressão: decisão tomada entre os indivíduos de cessar a guerra de todos contra todos, viver em paz e construir uma sociedade.
União social: instituição criada para fomentar a sociedade, baseando-se nas características profissionais dos membros da sociedade e suas escolhas religiosas.
Batismo social: transformação de selvagens em cidadãos por meio da aceitação das leis de determinada sociedade.

Analisamos vários fatores que levaram à consolidação do conceito atual de Estado moderno. Tendo em vista a saída do período feudal, qual dos fatores apresenta corretamente um elemento da transição para o Estado moderno.
Diversidade de moedas e tributos que eram livremente criados por nobres, sem o aval do rei.
Leis criadas pelo povo, em praças públicas, e cumpridas pelo rei.
Proibição das crenças religiosas como forma de aplacar conflitos.
Concentração de poderes na figura do rei, com autonomia financeira e exército permanente.
Exércitos temporários e compostos por mercenários.

Como vimos, o significado da palavra “estado” sofreu mudanças no período do século XIII ao século XVI. Essa mudança de significado foi essencial para o conceito de Estado moderno. Leia as opções e assinale qual identifica a transformação ocorrida no significado de Estado.
O conceito de Estado deixou de significar a circunstância ou posição social para ser entendido como uma entidade que existe para além dos indivíduos.
Estado passou a significar a situação social na qual o indivíduo se encontra.
O significado de Estado passou a ser relacionado à espiritualidade dos indivíduos.
A situação humana em cada momento histórico passou a ser descrita por estados.
As definições de Estado passaram a ser associadas à figura da nobreza.

Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau são os principais expoentes da corrente de pensamento político que costumamos chamar de “contratualista”. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que melhor define a premissa do contratualismo.
A premissa do contratualismo afirma a organização política como o resultado de um acordo coletivo segundo o qual, racionalmente, os homens decidem que viver em coletividade é melhor do que viver em situação de desagregação.
A premissa do contratualismo afirma que o homem é naturalmente gregário e, por isso, a questão principal é desenvolver mecanismos de aprimoramento da sociedade política, visto que a sua existência se confunde com a própria natureza humana.
A premissa do contratualismo afirma que o Estado Moderno é o resultado da vitória política da burguesia, que acumulou poder suficiente para organizar uma estrutura de dominação, cujo objetivo é a exploração do trabalho.
A premissa do contratualismo afirma que os homens estão naturalmente vocacionados à liberdade, sendo o Estado o artifício criado pela tirania divina com o objetivo de impedir a plena realização da natureza humana.
A premissa do contratualismo afirma que os seres humanos são naturalmente gregários, logo o Estado é um “desde sempre” que não precisa ser necessariamente explicado, mas apenas aprimorado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Política contemporânea é uma ideia herdeira conceitual de importantes processos históricos. A afirmativa que faz a relação correta é:
A Grécia Clássica – ateniense – inaugura a ideia de democracia representativa, em que todos os cidadãos tinham direito à voz.
República é um fenômeno especialmente romano e com base em seus preceitos foi difundido no Ocidente.
A noção contemporânea de política baseia-se em dois pilares históricos fundamentais: república e democracia. Esses pilares são historicamente construídos e reafirmados ao longo do tempo.
A tradição iluminista inaugura princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, sendo o mais importante na relação política do século XX.

Ao identificarmos a tradição iluminista relacionada à política, precisamos falar em:
Liberdade, igualdade e fraternidade.
Democracia e república.
A lógica da igualdade.
A representatividade democrática.

Um dos mais importantes autores é Habermas. Ao caracterizar a esfera pública, ele a define como:
Tendo origem na esfera pública aristocrática.
Uma tradição histórica iluminista que perdeu sentido conceitual na contemporaneidade.
Tendo origem na esfera pública burguesa.
Debates públicos que geram interesse para a maioria.

Sobre as relações entre a esfera pública e as novas tecnologias informacionais, qual das alternativas abaixo está correta?
As redes sociais e a internet afastam as pessoas do contato pessoal e são poderosas forças de alienação em nossa sociedade.
Tal relação produz efeitos ambivalentes, que podem reforçar movimentos populares ao mesmo tempo que podem prejudicar o funcionamento das democracias instituídas.
O aumento do acesso à internet poderá produzir o surgimento de uma aldeia global, onde todos estarão integrados a uma esfera pública renovada e aberta, fortalecendo a democracia e os direitos humanos.
Temos grande conhecimento sobre a interação entre a ampliação das redes de computadores. Uma ampla gama de trabalhos acadêmicos extremamente rigorosos tem sido produzida nos últimos anos explicando a interação entre a esfera pública e as novas tecnologias informacionais.

Acerca das relações entre as forças de coerção (policiais e militares) e a estabilidade de uma poliarquia, qual das respostas abaixo está correta?
Os militares e policiais devem ser os guardiões da ordem e da estabilidade social, devendo interferir na ordem política sempre que esta for ameaçada.
Os militares devem estar subordinados ao Poder Executivo, que está acima de todas as leis.
As forças de coerção (policiais e militares) devem ser subordinadas a uma autoridade civil, que deve estar acima de qualquer lei.
A profissionalização das forças militares e policiais, sua subordinação a um poder civil que esteja sujeito ao processo democrático e a doutrinação de oficiais nas crenças democráticas e deveres de manutenção relativos ao sistema político (que tem o dever de defender) são fatores que tornam uma poliarquia estável.

O neoliberalismo se consolidou como modelo hegemônico de gestão do capitalismo no final da década de 1980. Assinale a opção que melhor define as principais características do modelo.
As principais características do neoliberalismo são: privatização das empresas públicas, diminuição da taxa tributária, desregulamentação das relações de trabalho e concepção de Estado mínimo.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, aumento da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado como provedor de direitos sociais.
As principais características do neoliberalismo são: privatização das empresas públicas, diminuição da taxa tributária, desregulamentação das relações de trabalho e concepção de Estado como provedor de direitos sociais.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, aumento da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado mínimo.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, diminuição da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado mínimo.

Margaret Thatcher e Ronald Reagan se fortaleceram como lideranças políticas confrontando determinada concepção de Estado. Assinale a alternativa que melhor define essa concepção.
Neoliberal, caracterizada pela ideia do Estado mínimo, segundo a qual o poder público não tem compromisso com a justiça social e com a remediação da miséria.
Neoliberal, caracterizada pela ideia de que é dever do Estado coordenar e estimular o desenvolvimento nacional, protegendo o trabalho e provendo direitos sociais aos mais pobres.
Social-democrata, caracterizada pela ideia do Estado mínimo, segundo a qual o poder público não tem compromisso com a justiça social e com a remediação da miséria.
Social-democrata, caracterizada pela ideia de que é dever do Estado coordenar e estimular o desenvolvimento nacional, protegendo o trabalho e provendo direitos sociais aos mais pobres.
Comunista, caracterizada pela ideia de que o modelo ideal de sociedade é aquele no qual inexistem as diferenças entre as classes sociais e o resultado da riqueza econômica seja desfrutado por todos.

No começo do século XXI, aconteceu aquilo que alguns autores chamam de “Guinada latino-americana”, que consistiu na ascensão de governos de esquerda e centro-esquerda na América Latina. Assinale a opção que melhor define a característica comum a esses governos.
Todos esses governos tiveram em comum o compromisso com projetos radicais de reforma agrária que transformaram profundamente a estrutura fundiária latino-americana.
Todos esses governos tiveram em comum o compromisso com projetos de implementação de ditaduras militares que transformaram a geopolítica latino-americana.
Todos esses governos tiveram em comum as críticas, em níveis distintos, aos preceitos neoliberais e às diretrizes do Consenso de Washington.
Todos esses governos tiveram em comum projetos de estatização dos sistemas de comunicação, o que refundou a estrutura de comunicação social na América Latina.
Todos esses governos tiveram em comum projetos de universalização dos direitos indígenas, o que provocou uma avalanche de políticas públicas de reparação histórica que mudaram o mapa social latino-americano.

Na política interna, o governo de Barack Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal. Assinale a opção que melhor define a forma como Obama fez isso.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos com investimento militar, rompendo, assim, com a lógica do ajuste fiscal.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos com obras públicas, rompendo, assim, com a lógica do ajuste fiscal.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao diminuir os gastos com investimento militar, rompendo, assim, com o histórico de política externa agressiva dos EUA.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos com obras públicas, reforçando, assim, com a lógica do ajuste fiscal das contas públicas.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao subsidiar com dinheiro público plano de saúde para os cidadãos mais pobres, rompendo com a lógica privatista que marcava historicamente o setor nos EUA.

Diversos estudos especializados apontam para a existência de uma crise democrática no mundo contemporâneo. Assinale a alternativa que melhor define essa experiência de crise.
As crises democráticas contemporâneas são sempre precedidas por guerras civis, que marcam a transição da situação democrática para governos autoritários comandados por lideranças militares.
As crises democráticas contemporâneas são sempre precedidas por crises econômicas que se desdobram em distúrbios sociais, o que marca com clareza a transição da ordem democrática para a ordem autocrática.
As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela eleição de autocratas que manipulam as instituições da democracia, implodindo o sistema por dentro, sem que a transição para a ordem autocrática seja claramente delimitada por um evento fundador.
As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela intervenção direta das forças armadas no processo político, o que faz com que o colapso da democracia seja facilmente identificado por um evento fundador.
As crises democráticas contemporâneas são caracterizadas pela eleição de lideranças militares, que, uma vez no poder, são golpeadas por lideranças civis autocráticas, o que torna o colapso da democracia facilmente identificável por um evento fundador.

As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela insatisfação da sociedade civil com as instituições democráticas. Marque a opção que melhor explica essa insatisfação.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela constante incapacidade da democracia liberal em atender aos desejos de liberdades políticas individuais.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela dificuldade da democracia em atender às demandas da cultura popular, sobretudo no que se refere às festas pertencentes ao repertório do folclore.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela situação de mal-estar social, insegurança laboral e precarização das relações de trabalho provocadas pela lógica neoliberal da acumulação capitalista.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela catástrofe ambiental potencializada pela lógica neoliberal da acumulação capitalista.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela inclinação autoritária que sempre fundamenta a racionalidade política das massas.

Neste módulo, aprendemos que a nossa sociedade é constituída a partir de uma ideia recente de indivíduo. Tratamos do Estado como uma forma de proteger o indivíduo, suas liberdades e direitos. Todavia, como essas liberdades e direitos foram descobertas? Assinale a alternativa que explica corretamente como os direitos e liberdades individuais foram conceitualizados.
O Estado de Direito criou todas as liberdades e direitos individuais. Antes do Estado de Direito, os homens não eram livres e não tinham direitos.
O rei absolutista, representante de Deus na Terra, deu aos indivíduos os direitos e liberdades em troca da servidão.
Os direitos e liberdades individuais são conceitualizados a partir da abstração hipotética denominada de Estado de Natureza.
A Reforma Protestante criou os direitos individuais baseadas em uma nova interpretação da bíblia.
Os direitos e liberdades individuais não existem na sociedade contemporânea. Somente existem em governos absolutistas.

A forma como os indivíduos se encontram em sociedade supõe uma aceitação de regras e sanções, o que ocorre antes mesmo do nosso nascimento. Qual é o nome que damos à ideia pela qual os indivíduos aceitam viver em sociedade?
Contrato de trabalho: forma pela qual ingressamos verdadeiramente na sociedade.
Contrato social: ideia pela qual estamos em sociedade por aceitar que o Estado proteja nossas liberdades e direitos, em troca de delegarmos poderes a ele.
Pacto de não agressão: decisão tomada entre os indivíduos de cessar a guerra de todos contra todos, viver em paz e construir uma sociedade.
União social: instituição criada para fomentar a sociedade, baseando-se nas características profissionais dos membros da sociedade e suas escolhas religiosas.
Batismo social: transformação de selvagens em cidadãos por meio da aceitação das leis de determinada sociedade.

Analisamos vários fatores que levaram à consolidação do conceito atual de Estado moderno. Tendo em vista a saída do período feudal, qual dos fatores apresenta corretamente um elemento da transição para o Estado moderno.
Diversidade de moedas e tributos que eram livremente criados por nobres, sem o aval do rei.
Leis criadas pelo povo, em praças públicas, e cumpridas pelo rei.
Proibição das crenças religiosas como forma de aplacar conflitos.
Concentração de poderes na figura do rei, com autonomia financeira e exército permanente.
Exércitos temporários e compostos por mercenários.

Como vimos, o significado da palavra “estado” sofreu mudanças no período do século XIII ao século XVI. Essa mudança de significado foi essencial para o conceito de Estado moderno. Leia as opções e assinale qual identifica a transformação ocorrida no significado de Estado.
O conceito de Estado deixou de significar a circunstância ou posição social para ser entendido como uma entidade que existe para além dos indivíduos.
Estado passou a significar a situação social na qual o indivíduo se encontra.
O significado de Estado passou a ser relacionado à espiritualidade dos indivíduos.
A situação humana em cada momento histórico passou a ser descrita por estados.
As definições de Estado passaram a ser associadas à figura da nobreza.

Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau são os principais expoentes da corrente de pensamento político que costumamos chamar de “contratualista”. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que melhor define a premissa do contratualismo.
A premissa do contratualismo afirma a organização política como o resultado de um acordo coletivo segundo o qual, racionalmente, os homens decidem que viver em coletividade é melhor do que viver em situação de desagregação.
A premissa do contratualismo afirma que o homem é naturalmente gregário e, por isso, a questão principal é desenvolver mecanismos de aprimoramento da sociedade política, visto que a sua existência se confunde com a própria natureza humana.
A premissa do contratualismo afirma que o Estado Moderno é o resultado da vitória política da burguesia, que acumulou poder suficiente para organizar uma estrutura de dominação, cujo objetivo é a exploração do trabalho.
A premissa do contratualismo afirma que os homens estão naturalmente vocacionados à liberdade, sendo o Estado o artifício criado pela tirania divina com o objetivo de impedir a plena realização da natureza humana.
A premissa do contratualismo afirma que os seres humanos são naturalmente gregários, logo o Estado é um “desde sempre” que não precisa ser necessariamente explicado, mas apenas aprimorado.

Prévia do material em texto

Comunicação e Política
1. Política contemporânea é uma ideia herdeira conceitual de importantes processos 
históricos. A afirmativa que faz a relação correta é:
A Grécia Clássica – ateniense – inaugura a ideia de democracia representativa, em que 
todos os cidadãos tinham direito à voz.
República é um fenômeno especialmente romano e com base em seus preceitos foi 
difundido no Ocidente.
A noção contemporânea de política baseia-se em dois pilares históricos fundamentais: 
república e democracia. Esses pilares são historicamente construídos e reafirmados ao longo 
do tempo.
A tradição iluminista inaugura princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, sendo o 
mais importante na relação política do século XX.
________________________________________________________________
2. Ao identificarmos a tradição iluminista relacionada à política, precisamos falar em:
Liberdade, igualdade e fraternidade.
Democracia e república.
A lógica da igualdade.
A representatividade democrática.
_____________________________________________________________________________
1. Um dos mais importantes autores é Habermas. Ao caracterizar a esfera pública, ele a define 
como:
Tendo origem na esfera pública aristocrática.
Uma tradição histórica iluminista que perdeu sentido conceitual na contemporaneidade.
Tendo origem na esfera pública burguesa.
Debates públicos que geram interesse para a maioria.
_____________________________________________________________________________
Sobre a construção da esfera pública moderna, podemos afirmar que:
Emerge das práticas da Revolução Industrial.
Passa pela negação completa da religião, abandonada naquele momento.
É construída como ideia pelos salões das cidades no século XVIII, em especial franceses.
Os jornais alemães, a partir de Gutenberg, criam um público leitor ativo e político, 
construindo a noção de esfera pública.
_______________________________________________________________________
Sobre as relações entre a esfera pública e as novas tecnologias informacionais, qual das 
alternativas abaixo está correta?
As redes sociais e a internet afastam as pessoas do contato pessoal e são poderosas forças 
de alienação em nossa sociedade.
Tal relação produz efeitos ambivalentes, que podem reforçar movimentos populares ao 
mesmo tempo que podem prejudicar o funcionamento das democracias instituídas.
O aumento do acesso à internet poderá produzir o surgimento de uma aldeia global, onde 
todos estarão integrados a uma esfera pública renovada e aberta, fortalecendo a democracia e 
os direitos humanos.
Temos grande conhecimento sobre a interação entre a ampliação das redes de 
computadores. Uma ampla gama de trabalhos acadêmicos extremamente rigorosos tem sido 
produzida nos últimos anos explicando a interação entre a esfera pública e as novas 
tecnologias informacionais.
____________________________________________________________________________
Acerca das relações entre as forças de coerção (policiais e militares) e a estabilidade de uma 
poliarquia, qual das respostas abaixo está correta?
Os militares e policiais devem ser os guardiões da ordem e da estabilidade social, devendo 
interferir na ordem política sempre que esta for ameaçada.
Os militares devem estar subordinados ao Poder Executivo, que está acima de todas as 
leis.
As forças de coerção (policiais e militares) devem ser subordinadas a uma autoridade civil, 
que deve estar acima de qualquer lei.
A profissionalização das forças militares e policiais, sua subordinação a um poder civil que 
esteja sujeito ao processo democrático e a doutrinação de oficiais nas crenças democráticas e 
deveres de manutenção relativos ao sistema político (que tem o dever de defender) são 
fatores que tornam uma poliarquia estável.
O neoliberalismo se consolidou como modelo hegemônico de gestão do capitalismo no final da 
década de 1980. Assinale a opção que melhor define as principais características do modelo.
As principais características do neoliberalismo são: privatização das empresas públicas, 
diminuição da taxa tributária, desregulamentação das relações de trabalho e concepção de 
Estado mínimo.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, 
aumento da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado como provedor de 
direitos sociais.
As principais características do neoliberalismo são: privatização das empresas públicas, 
diminuição da taxa tributária, desregulamentação das relações de trabalho e concepção de 
Estado como provedor de direitos sociais.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, 
aumento da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado mínimo.
As principais características do neoliberalismo são: fortalecimento das empresas públicas, 
diminuição da carga tributária para os mais ricos e concepção de Estado mínimo.
__________________________________________________________________________
Margaret Thatcher e Ronald Reagan se fortaleceram como lideranças políticas confrontando 
determinada concepção de Estado. Assinale a alternativa que melhor define essa concepção.
Neoliberal, caracterizada pela ideia do Estado mínimo, segundo a qual o poder público 
não tem compromisso com a justiça social e com a remediação da miséria.
Neoliberal, caracterizada pela ideia de que é dever do Estado coordenar e estimular o 
desenvolvimento nacional, protegendo o trabalho e provendo direitos sociais aos mais pobres.
Social-democrata, caracterizada pela ideia do Estado mínimo, segundo a qual o poder 
público não tem compromisso com a justiça social e com a remediação da miséria.
Social-democrata, caracterizada pela ideia de que é dever do Estado coordenar e 
estimular o desenvolvimento nacional, protegendo o trabalho e provendo direitos sociais aos 
mais pobres.
Comunista, caracterizada pela ideia de que o modelo ideal de sociedade é aquele no qual 
inexistem as diferenças entre as classes sociais e o resultado da riqueza econômica seja 
desfrutado por todos.
___________________________________________________________________________
No começo do século XXI, aconteceu aquilo que alguns autores chamam de “Guinada latino-
americana”, que consistiu na ascensão de governos de esquerda e centro-esquerda na 
América Latina. Assinale a opção que melhor define a característica comum a esses governos.
Todos esses governos tiveram em comum o compromisso com projetos radicais de 
reforma agrária que transformaram profundamente a estrutura fundiária latino-americana.
Todos esses governos tiveram em comum o compromisso com projetos de 
implementação de ditaduras militares que transformaram a geopolítica latino-americana.
Todos esses governos tiveram em comum as críticas, em níveis distintos, aos preceitos 
neoliberais e às diretrizes do Consenso de Washington.
Todos esses governos tiveram em comum projetos de estatização dos sistemas de 
comunicação, o que refundou a estrutura de comunicação social na América Latina.
Todos esses governos tiveram em comum projetos de universalização dos direitos 
indígenas, o que provocou uma avalanche de políticas públicas de reparação histórica que 
mudaram o mapa social latino-americano.
_____________________________________________________________________________
Na política interna, o governo de Barack Obama confrontou algumas premissas do receituário 
neoliberal. Assinale a opção que melhor define a forma como Obama fez isso.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos 
com investimento militar, rompendo, assim, com a lógica do ajuste fiscal.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao aumentar os gastos 
com obras públicas, rompendo, assim, com a lógica do ajuste fiscal.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao diminuir os gastos com 
investimento militar, rompendo, assim, com o histórico de política externa agressiva dos EUA.
Obama confrontou algumas premissasdo receituário neoliberal ao aumentar os gastos 
com obras públicas, reforçando, assim, com a lógica do ajuste fiscal das contas públicas.
Obama confrontou algumas premissas do receituário neoliberal ao subsidiar com dinheiro 
público plano de saúde para os cidadãos mais pobres, rompendo com a lógica privatista que 
marcava historicamente o setor nos EUA.
___________________________________________________________________________
Diversos estudos especializados apontam para a existência de uma crise democrática no 
mundo contemporâneo. Assinale a alternativa que melhor define essa experiência de crise.
As crises democráticas contemporâneas são sempre precedidas por guerras civis, que 
marcam a transição da situação democrática para governos autoritários comandados por 
lideranças militares.
As crises democráticas contemporâneas são sempre precedidas por crises econômicas que 
se desdobram em distúrbios sociais, o que marca com clareza a transição da ordem 
democrática para a ordem autocrática.
As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela eleição de autocratas que 
manipulam as instituições da democracia, implodindo o sistema por dentro, sem que a 
transição para a ordem autocrática seja claramente delimitada por um evento fundador.
As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela intervenção direta das forças 
armadas no processo político, o que faz com que o colapso da democracia seja facilmente 
identificado por um evento fundador.
As crises democráticas contemporâneas são caracterizadas pela eleição de lideranças 
militares, que, uma vez no poder, são golpeadas por lideranças civis autocráticas, o que torna 
o colapso da democracia facilmente identificável por um evento fundador.
___________________________________________________________________________
 As crises democráticas contemporâneas são marcadas pela insatisfação da sociedade civil com 
as instituições democráticas. Marque a opção que melhor explica essa insatisfação.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela 
constante incapacidade da democracia liberal em atender aos desejos de liberdades políticas 
individuais.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela 
dificuldade da democracia em atender às demandas da cultura popular, sobretudo no que se 
refere às festas pertencentes ao repertório do folclore.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela 
situação de mal-estar social, insegurança laboral e precarização das relações de trabalho 
provocadas pela lógica neoliberal da acumulação capitalista.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela 
catástrofe ambiental potencializada pela lógica neoliberal da acumulação capitalista.
A insatisfação das diversas sociedades civis com a ordem democrática se explica pela 
inclinação autoritária que sempre fundamenta a racionalidade política das massas.
_____________________________________________________________________________
Neste módulo, aprendemos que a nossa sociedade é constituída a partir de uma ideia recente 
de indivíduo. Tratamos do Estado como uma forma de proteger o indivíduo, suas liberdades e 
direitos. Todavia, como essas liberdades e direitos foram descobertas? Assinale a alternativa 
que explica corretamente como os direitos e liberdades individuais foram conceitualizados.
O Estado de Direito criou todas as liberdades e direitos individuais. Antes do Estado de 
Direito, os homens não eram livres e não tinham direitos.
O rei absolutista, representante de Deus na Terra, deu aos indivíduos os direitos e 
liberdades em troca da servidão.
Os direitos e liberdades individuais são conceitualizados a partir da abstração hipotética 
denominada de Estado de Natureza.
A Reforma Protestante criou os direitos individuais baseadas em uma nova interpretação 
da bíblia.
Os direitos e liberdades individuais não existem na sociedade contemporânea. Somente 
existem em governos absolutistas.
____________________________________________________________________________
A forma como os indivíduos se encontram em sociedade supõe uma aceitação de regras e 
sanções, o que ocorre antes mesmo do nosso nascimento. Qual é o nome que damos à ideia 
pela qual os indivíduos aceitam viver em sociedade?
Contrato de trabalho: forma pela qual ingressamos verdadeiramente na sociedade.
Contrato social: ideia pela qual estamos em sociedade por aceitar que o Estado proteja 
nossas liberdades e direitos, em troca de delegarmos poderes a ele.
Pacto de não agressão: decisão tomada entre os indivíduos de cessar a guerra de todos 
contra todos, viver em paz e construir uma sociedade.
União social: instituição criada para fomentar a sociedade, baseando-se nas características 
profissionais dos membros da sociedade e suas escolhas religiosas.
Batismo social: transformação de selvagens em cidadãos por meio da aceitação das leis de 
determinada sociedade.
_____________________________________________________________________________
Analisamos vários fatores que levaram à consolidação do conceito atual de Estado moderno. 
Tendo em vista a saída do período feudal, qual dos fatores apresenta corretamente um 
elemento da transição para o Estado moderno.
Diversidade de moedas e tributos que eram livremente criados por nobres, sem o aval do 
rei.
Leis criadas pelo povo, em praças públicas, e cumpridas pelo rei.
Proibição das crenças religiosas como forma de aplacar conflitos.
Concentração de poderes na figura do rei, com autonomia financeira e exército 
permanente.
Exércitos temporários e compostos por mercenários.
_____________________________________________________________________________
Como vimos, o significado da palavra “estado” sofreu mudanças no período do século XIII ao 
século XVI. Essa mudança de significado foi essencial para o conceito de Estado moderno. Leia 
as opções e assinale qual identifica a transformação ocorrida no significado de Estado.
O conceito de Estado deixou de significar a circunstância ou posição social para ser 
entendido como uma entidade que existe para além dos indivíduos.
Estado passou a significar a situação social na qual o indivíduo se encontra.
O significado de Estado passou a ser relacionado à espiritualidade dos indivíduos.
A situação humana em cada momento histórico passou a ser descrita por estados.
As definições de Estado passaram a ser associadas à figura da nobreza.
___________________________________________________________________________
Na consolidação dos Estados modernos, vimos que o poder estava concentrado na figura de 
monarcas. Após movimentos revolucionários, as monarquias absolutistas foram derrubadas, 
dando origem a Estados com poderes separados. Analise as proposições e marque a que 
apresenta um mecanismo para a separação de poderes.
Definir cada função, Executivo, Legislativo e Judiciário, e compor os poderes com pessoas 
da mesma classe social.
Eleger um representante, atribuindo a ele todas as funções do Estado.
Restaurar as monarquias derrubadas e conceder a elas o controle dos Parlamentos.
Promulgar uma constituição que se baseie na bíblia, separando os poderes mundanos dos 
espirituais.
Definir cada função, Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio de uma Constituição e 
criar mecanismos de independência.
____________________________________________________________________________
A separação de poderes, assim como o equilíbrio entre eles, são características da arquitetura 
institucional brasileira. O sistema de freios e contrapesos é presente em todas as esferas 
(federal, estadual e municipal) de nosso sistema político. Assinale a alternativa que explicita 
um mecanismo de independência de um poder.
Veto emitido pelo Judiciário contra medidas do Legislativo.
Convocação do Exército por meio de decisão judicial.
Nota de repúdio emitida pelo presidente da Câmara dos Deputados.
Veto presidencial em lei aprovada pelo CongressoNacional.
Decreto legislativo exonerando membros do Supremo Tribunal Federal.
_____________________________________________________________________________
O intelectual florentino Nicolau Maquiavel costuma ser reconhecido pela máxima “os fins 
justificam os meios”, que se tornou sinônimo de legitimação da perversidade política. No 
entanto, a obra de Maquiavel é muito mais complexa. Assinale, entre as alternativas a seguir, 
aquela que melhor define a obra de Maquiavel.
Maquiavel estava interessado em discutir como seria possível defender a monarquia e a 
tirania do príncipe, sendo assim o principal teórico do autoritarismo político na modernidade.
Maquiavel estava interessado em discutir a abolição da propriedade privada e a revolução 
social, sendo, por isso, o precursor do comunismo na modernidade e a fonte onde beberia Karl 
Marx.
Maquiavel estava interessado em discutir formas de garantir a estabilidade interna e 
externa da República, e, dessa maneira, atenuar os efeitos da corrupção, sendo o 
republicanismo de Aristóteles sua principal referência.
Maquiavel estava interessado em afirmar a liberdade do mercado, sendo, portanto, o 
precursor do liberalismo econômico, e a fonte onde a escola austríaca beberia.
Maquiavel estava interessado em defender a total abolição do Estado, sendo um dos 
primeiros pensadores a formular o ideal anarquista.
_____________________________________________________________________________
Thomas Hobbes e Jean Jacques Rousseau são os principais expoentes da corrente de 
pensamento político que costumamos chamar de “contratualista”. Assinale, entre as 
alternativas a seguir, aquela que melhor define a premissa do contratualismo.
A premissa do contratualismo afirma a organização política como o resultado de um 
acordo coletivo segundo o qual, racionalmente, os homens decidem que viver em coletividade 
é melhor do que viver em situação de desagregação.
A premissa do contratualismo afirma que o homem é naturalmente gregário e, por isso, a 
questão principal é desenvolver mecanismos de aprimoramento da sociedade política, visto 
que a sua existência se confunde com a própria natureza humana.
A premissa do contratualismo afirma que o Estado Moderno é o resultado da vitória 
política da burguesia, que acumulou poder suficiente para organizar uma estrutura de 
dominação, cujo objetivo é a exploração do trabalho.
A premissa do contratualismo afirma que os homens estão naturalmente vocacionados à 
liberdade, sendo o Estado o artifício criado pela tirania divina com o objetivo de impedir a 
plena realização da natureza humana.
A premissa do contratualismo afirma que os seres humanos são naturalmente gregários, 
logo o Estado é um “desde sempre” que não precisa ser necessariamente explicado, mas 
apenas aprimorado.
___________________________________________________________________________
A anarquia feudal, característica da crise do feudalismo, foi o ponto de partida para a 
formação dos Estados Nacionais na Europa Ocidental. Assinale entre as opções a seguir aquela 
que justifica corretamente essa afirmação.
As guerras camponesas (a anarquia feudal) levaram ao estabelecimento de uma aliança 
entre o campesinato e a aristocracia, que juntos derrotaram a burguesia e mantiveram a 
estrutura político-administrativa descentralizada. Nasceu, assim, o Estado Nacional Moderno.
As guerras camponesas (a anarquia feudal) levaram ao estabelecimento de uma aliança 
entre as famílias aristocráticas, que favoreceram o fortalecimento de uma delas para 
centralizar os esforços de repressão ao campesinato. Nasceu, assim, o Estado Nacional 
Moderno centralizado.
As guerras camponesas (a anarquia feudal) levaram ao estabelecimento de uma aliança 
entre as frações da burguesia comercial, que favoreceram o fortalecimento de uma delas para 
centralizar os esforços de repressão ao campesinato. Nasceu, assim, o Estado Nacional 
Moderno centralizado.
As guerras camponesas (a anarquia feudal) levaram ao estabelecimento de uma aliança 
entre a Igreja Católica e as frações da burguesia comercial, que favoreceram o fortalecimento 
de uma delas para centralizar os esforços de repressão ao campesinato. Nasceu, assim, o 
Estado Nacional Moderno centralizado.
As guerras camponesas (a anarquia feudal) levaram ao estabelecimento de uma aliança 
entre a Igreja Católica e as famílias aristocráticas, que favoreceram o fortalecimento de uma 
delas para centralizar os esforços de repressão ao campesinato. Nasceu, assim, o Estado 
Nacional Moderno centralizado.
____________________________________________________________________________
Portugal foi o primeiro caso de modernidade política na Europa. Assinale entre as opções a 
seguir aquela que melhor explica por quê.
Portugal foi o primeiro caso de modernidade política na Europa porque já vinha 
desenvolvendo relações comerciais no campo desde o século XI, o que potencializou a 
formação de um Estado burguês.
Portugal foi o primeiro caso de modernidade política na Europa porque precisou formar 
um exército nacional e centralizado pra lutar contra a França no conflito que ficou conhecido 
como Guerra dos Cem Anos.
Portugal foi o primeiro caso de modernidade política na Europa porque já contava com 
situação de relativa centralização militar e administrativa desde a Idade Média, quando a 
aristocracia cristã formou uma coalizão pra reconquistar o território ibérico, então ocupado 
pelos muçulmanos.
Portugal foi o primeiro caso de modernidade política na Europa porque a expansão 
marítima comercial forneceu recursos para a burguesia portuguesa, que se articulou 
politicamente e fundou o primeiro Estado capitalista do mundo.
Portugal foi o primeiro caso de modernidade política na Europa porque a guerra com a 
Espanha fortaleceu a nobreza, que derrotou a burguesia incipiente, fundando assim o primeiro 
Estado aristocrático do mundo.
__________________________________________________________________________
A Revolução Americana guarda algumas particularidades quando comparada com as 
revoluções inglesas do século XVII. Assinale entre as alternativas a seguir aquela que melhor 
apresenta essas particularidades.
Diferentemente das revoluções inglesas do século XVII, que questionaram o poder político 
da burguesia, a Revolução Americana questionou o poder político da Igreja, considerada 
responsável pelo endurecimento das relações coloniais a partir da década de 1760.
Diferentemente das revoluções inglesas do século XVII, que questionaram o poder político 
da Igreja, a Revolução Americana questionou o poder político da burguesia, considerada 
responsável pelo endurecimento das relações coloniais a partir da década de 1760.
Diferentemente das revoluções inglesas do século XVII, que questionaram a autoridade do 
rei, a Revolução Americana questionou o poder do parlamento, considerado responsável pelo 
endurecimento das relações coloniais a partir da década de 1760.
Diferentemente das revoluções inglesas do século XVII, que questionaram a autoridade do 
parlamento, a Revolução Americana questionou o poder do rei, considerado responsável pelo 
endurecimento das relações coloniais a partir da década de 1760.
Diferentemente das revoluções inglesas do século XVII, que questionaram a autoridade do 
rei, a Revolução Americana questionou o poder da Igreja, considerada responsável pelo 
endurecimento das relações coloniais a partir da década de 1760.
_____________________________________________________________________________
A Revolução Francesa foi um processo histórico complexo, heterogêneo e cheio de idas e 
vindas, que no final do século XVIII desestabilizou o mundo francês. Assinale entre as 
alternativas a seguir aquela que melhor define a Revolução Francesa.
A Revolução Francesa não ficou restrita apenas ao território europeu, chegando também 
à América, e a partir disso surgiu o segundo país independente das Américas: a República do 
Haiti, fundada em janeiro de 1804.
A Revolução Francesa ficou restrita ao território europeufrancês, chegando às Américas 
apenas no plano das ideias políticas, levando o continente a restaurar as relações coloniais, 
abolidas desde a independência dos EUA, na década de 1770.
A Revolução Francesa não ficou restrita apenas ao território europeu, chegando também 
à América, e a partir disso surgiu o segundo país independente das Américas, os EUA, fundado 
em janeiro de 1804.
A Revolução Francesa não ficou restrita apenas ao território europeu, chegando também 
à América, e a partir disso surgiu o primeiro país independente das Américas, os EUA, fundado 
em janeiro de 1804.
A Revolução Francesa ficou restrita ao território europeu francês, chegando às Américas 
apenas no plano das ideias políticas, levando o continente a adotar o comunismo, tal como 
havia sido pregado em Paris, na década de 1780.

Mais conteúdos dessa disciplina