Buscar

QUEST RECREAÇÃO E LAZER AULA 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – RECREAÇÃO E LAZER – AULA 04
· Há, atualmente, uma grande problemática nas realidades modernas, em que a prepotência capitalista desiguala o processo de direitos vigentes no Estado brasileiro. Sobre esse respeito, é possível refletir que a relação trabalho e lazer também sofre grande influência do sistema capitalista, ofertando lazer e entretenimento a poucos que possam pagar por essas atividades. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
I) as injustiças vividas pelo homem que trabalha — em especial aqueles da região norte do país — são responsáveis pelas desigualdades sociais.
II) a centralização do poder e a atual relação entre trabalho e lazer confluem para as desigualdades sociais.
III) as atividades de lazer, em especial os eventos culturais, podem contribuir para a diminuição das desigualdades sociais, por meio do acesso à cultura, educação e reflexão.
A esse respeito, é correto afirmar:
Apenas a II e a III estão corretas.
· Os eventos culturais constituem uma importante possibilidade de transformação de uma sociedade inteira, por que trazem em si conceituações, como as de cultura, lazer e educação, e exprimem a chance de superação das diferenças sociais, do livre arbítrio e do conhecimento. Nessa perspectiva, cultura, lazer e educação são entendidos como:
Cultura — “(…) num conjunto de modos de fazer, ser, interagir e representar, que produzimos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo pelo qual a vida social se desenvolve” (Carmem Cinira Macedo). Lazer — ” (… ) o lazer é por mim entendido como a cultura — compreendida no seu sentido mais amplo — vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível. É fundamental, como traço definidor, o caráter “desinteressado” dessa vivência. Não se busca, pelo menos basicamente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação. A disponibilidade de tempo significa possibilidade de opção pela atividade prática ou contemplativa” (Nelson Carvalho Marcellino). Educação — “em toda sociedade no seu conjunto e em todo indivíduo com relação aos outros indivíduos, bem como entre dirigentes e dirigidos, entre vanguarda e corpos do exército. Enfim, toda relação hegemônica é necessariamente uma relação pedagógica” (Antonio Gramsci).
Analisando a afirmativa acima bem como os conceitos apresentados, pode-se acreditar que cultura, lazer e educação são benefícios conferidos aos eventos culturais, pois são seus (suas) constituintes principais:
I) interação social, livre manifestação, forma educacional não formal.
II) acesso social, liberdade de ir e vir, escolarização.
III) saúde, educação e liberdade de ir e vir.
IV) desenvolvimento social, livre manifestação, educação.
A esse respeito, é correto afirmar:
Apenas a IV está correta.
· A Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 passou a ser conhecida como “Copa das Manifestações”. O povo insatisfeito com a má administração dos bens e orçamentos públicos em prol do megaevento protestou em número expressivo (1 milhão de manifestantes) a sua insatisfação. As principais reivindicações centraram-se na diminuição das tarifas de transporte público, na qualidade de serviço e no direito à mobilidade urbana. Refletindo sobre os megaeventos ocorridos nos últimos anos no Brasil, pode-se considerar que:
o modo como as cidades brasileiras construíram a infraestrutura para a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 negaram ao cidadão a possibilidade de participação democrática nas decisões sobre a destinação de recursos e sobre a eleição de prioridades.
· Levando-se em consideração os principais megaeventos no Brasil nos últimos anos, é possível afirmar que uma de suas conveniências é as modificações estruturais. Refletindo sobre isso, é possível afirmar que:
I) os megaeventos propiciam mobilização urbana, por meio do readequamento de casas e estruturas no entorno dos estádios.
II) os megaeventos propiciam mobilização urbana no sentido pejorativo, uma vez que não houve uma estratégia de readequamento das casas no entorno dos estádios.
III) os megaeventos não levaram em consideração apropriadamente os impactos mobiliários com estratégias de readequamento das casas no entorno dos estádios.
A esse respeito, é correto afirmar:
Apenas II e III estão corretas.
· Os eventos culturais devem ser entendidos como uma forma de lazer, de aproveitamento do tempo disponível fora do trabalho, uma possibilidade de interação entre sujeito e sociedade. Dependendo da sua finalidade, os eventos culturais podem utilizar ações diferentes para atingir os seus objetivos. Assim, que tipo de atividades/ações pode ser tomado quando a finalidade do evento cultural é o combate à desigualdade social?
Ações culturais, esportivas, educacionais e socioassistenciais.

Continue navegando