Buscar

Prova_Aula 4 Citoesqueleto e Movimentos celulares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 4 - Citoesqueleto e Movimentos celulares
1. o citoesqueleto representa uma importante estrutura celular, com uma série de funções essenciais para a célula. Dada a sua importância, assinale a alternativa que melhor define o citoesqueleto:
A. Conjunto de filamentos não proteicos no citoplasma de uma célula eucariótica que confere a forma da célula e a capacidade de movimento diferenciado. Seus componentes mais abundantes são filamentos de actina, microtúbulos e filamentos quartenários.
B. Conjunto de filamentos proteicos no citoplasma de uma célula eucariótica que confere a forma da célula e a capacidade de movimento diferenciado. Seus componentes mais abundantes são filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.
A definição para citoesqueleto é o conjunto de filamentos proteicos no citoplasma de uma célula eucariótica que confere a forma da célula e a capacidade de movimento diferenciado. Seus componentes mais abundantes são filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.
O citoesqueleto é uma estrutura dinâmica e complexa que fornece suporte mecânico para a célula, permite sua forma e organização interna, além de permitir a movimentação de organelas e a própria locomoção da célula. Seus componentes são predominantemente filamentos proteicos, como actina, microtúbulos e filamentos intermediários, e sua organização e dinâmica são reguladas por uma variedade de proteínas motoras e outros componentes celulares.
C. Conjunto de filamentos proteicos no núcleo de uma célula eucariótica que confere a forma da célula e a capacidade de movimento diferenciado. Seus componentes mais abundantes são filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.
D. Responsável pela respiração celular.
E. Conteúdo do principal compartimento do citoplasma, excluindo organelas ligadas à membrana, como retículo endoplasmático e mitocôndria. A fração da célula mantida após a remoção da membrana, dos componentes do citoesqueleto e das outras organelas.
2. Considerando os diferentes tipos de células e organismos vivos, qual dos tipos de células apresentadas abaixo você esperaria que contivesse a maior densidade de filamentos intermediários em seu citoplasma?
A. Amoeba proteus "uma ameba de vida livre".
B. Espermatozoide.
C. Escherichia coli.
D. Célula epitelial da pele.
As células epiteliais são exemplos de células ricas em filamentos intermediários citoplasmáticos, os quais evitam que elas disrupcionem quando são estendidas ou comprimidas pelos movimentos dos tecidos adjacentes.
As células epiteliais da pele são conhecidas por terem uma alta densidade de filamentos intermediários em seu citoplasma, principalmente queratina, que é um dos principais componentes do citoesqueleto dessas células. Esses filamentos intermediários são responsáveis pela resistência mecânica e pela proteção contra danos e agressões externas, como abrasão, pressão e desidratação. Em contraste, as outras opções apresentadas não são conhecidas por apresentar uma alta densidade de filamentos intermediários em seu citoplasma.
E. Célula vegetal.
3. Considerando a composição do citoesqueleto e de aspectos relacionados com o seu papel na movimentação celular, marque a alternativa correta.
A. Lamelipódios e filopódios são "órgãos sensoriais" que uma célula estende com o objetivo de localizar pontos de ancoramento no substrato sobre o qual a célula está migrando. 
A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos, e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. Lipídios (fosfolipídios) e glicoproteínas participam da composição química da membrana plasmática. Nucleoide, ou genoma de DNA circular, é o local onde está contida a maior parte do material genético de procariotos.
Os lamelipódios e filopódios são estruturas que a célula estende para explorar seu ambiente e encontrar locais de adesão ao substrato durante a migração celular. Eles são formados por uma rede de filamentos de actina, que são dinamicamente regulados por uma variedade de proteínas motoras e de ligação.
B. A GTP é hidrolisada pela tubulina para provocar a flexão dos flagelos.
A opção B está incorreta, pois a hidrólise de GTP pela tubulina é responsável pela despolimerização dos microtúbulos, não pela flexão dos flagelos.
C. As células possuidoras de uma rede de filamentos intermediários que não pode sofrer despolimerização irão morrer.
A opção C também está incorreta, pois existem células que possuem uma rede de filamentos intermediários que não pode sofrer despolimerização, como os queratinócitos da camada córnea da pele.
D. As extremidades dos microtúbulos crescem mais rapidamente, pois possuem um quepe de GTP maior.
A opção D está incorreta, pois as extremidades dos microtúbulos crescem mais rapidamente quando possuem GTP ligado a eles, e não quando possuem um quepe de GTP maior.
E. A adição do movimento da miosina em um filamento de actina é mediada pela fosforilação da troponina em algumas situações e pela ligação de Ca++ à troponina em outra.
A opção E- também está incorreta, pois a fosforilação da troponina e a ligação de Ca++ são processos que ocorrem no músculo esquelético e cardíaco, e não em células que utilizam a miosina e a actina para a movimentação celular.
4. Quais são os principais filamentos do citoesqueleto?
A. Filamentos intermediários, microfilamentos e macrotúbulos.
B. Filamentos intermediários, microfilamentos e microtúbulos.
Os principais filamentos do citoesqueleto:
Microfilamentos: polímeros da proteína actina organizados em feixes funcionais e em redes, por proteínas que se ligam à actina.
Microtúbulos: formados pela polimerização de subunidades de dímeros de tubulina.
Filamentos intermediários: formados por uma família de proteínas fibrosas.
C. Microtúbulos, microfilamentos e filamentos pesados.
D. Filamentos intermediários, macrofilamentos e microtúbulos.
E. Filamentos porosos, filamentos pesados e mediotúbulos.
5. A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por moléculas de:
A. Lipídios.
B. Nucleoide.
C. Fosfolipídio.
D. Proteínas.
Os filamentos do citoesqueleto são constituídos principalmente por diferentes tipos de proteínas, como a actina, a tubulina e as proteínas das famílias dos filamentos intermediários.
Lipídios participam da composição química da membrana plasmática. A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por moléculas de proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos, e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. Nucleoide, ou genoma de DNA circular, é o local onde está contida a maior parte do material genético de procariotos. A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por moléculas de proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos, e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. Fosfolipídios participam da composição química da membrana plasmática. A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por moléculas de proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos, e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por moléculas de proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos, e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina. Glicoproteína é um dos constituintes da membrana plasmática. A estrutura básica dos componentes do citoesqueleto é formada por moléculas de proteínas filamentosas ou tubulares que são os filamentos intermediários, filamentos de actina e os microtúbulos, e pelas proteínas motoras: dineína, miosina e cinesina.
E. Glicoproteína.

Continue navegando