Buscar

Direito Administrativo - Administração Pública un 1 2 3 e 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre as normas relativas a remuneração dos servidores e dos agentes políticos, a Constituição Federal de 1988 trouxe a Criação de Remuneração por Subsídio.
Assinale a alternativa que define de forma CORRETA a remuneração por subsídio
A remuneração por subsídio é o pagamento dos servidores e dos agentes políticos
realizado de forma fixa, em parcela única. 
O artigo 19 da Lei Complementar 101 de 2000 traz a seguinte redação.
Artigo 1:  Para os fins do disposto no caput do artigo 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:
I - União: 50% (cinqüenta por cento);
II - Estados: 60% (sessenta por cento);
III - Municípios: 60% (sessenta por cento).
Tomando como referência a Lei citada acima, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
(   ) Os incisos do artigo 19 da Lei acima tratam do limite global de despesas com pessoal, o qual alcançando 90% deste limite, deverão ser tomadas medidas drásticas pelo Poder ou Órgão, como por exemplo, a demissão dos servidores estáveis.
(   ) O limite estabelecido na referida Lei não deve ser considerado se o governante estiver no último ano de seu mandato.
(   ) O Tribunal de Contas somente interferirá nas contas quando atingir o Limite de 100% das contas com pessoal.
(   ) Quando o limite global atingir 95%, serão vedados ao Poder ou Órgão a criação de cargo; emprego ou função, bem como a concessão de vantagens; aumentos e reajustes.
(   ) Quando o limite global atingir 95%, serão vedados ao Poder ou Órgão o provimento em cargo público, admissão ou contratação de pessoal, ressalvadas as hipóteses de reposição quando há aposentadoria ou falecimento de servidores nas áreas de educação, saúde e segurança.
Escolha uma:
a.
F - F - F - V - V. 
A Lei que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, traz um rol sobre os deveres e responsabilidades dos servidores públicos estatuários, sendo algumas das proibições: ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição; recusar fé a documentos públicos; dentre outras.
Caso haja descumprimento das proibições elencadas na legislação acima, os servidores públicos estatutários sofrem penalidades.
Assinale a alternativa que corresponda CORRETAMENTE às penalidades disciplinares.
Escolha uma:
.
advertência; suspensão; demissão; cassação de aposentadoria ou disponibilidade; destituição de cargo em comissão; destituição de função comissionada. 
Sobre a sindicância e processo administrativo, quando a autoridade tiver ciência de irregularidades no serviço público é imediatamente obrigada a promover sua apuração, nos termos da Lei 8.112 de 1990.
Quanto às características da sindicância e do processo administrativo, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras e (F) Falsas.
(   ) O prazo de conclusão da sindicância não poderá exceder 60 (sessenta) dias, podendo ser prorrogado por igual período.
(   ) Quando o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.
(   ) Da sindicância poderá se dar arquivamento do processo; aplicação de penalidade de advertência ou suspensão de até 30 (trinta) dias; instauração de processo disciplinar.
(   ) O processo disciplinar será conduzido por comissão composta de cinco servidores estáveis.
(   ) Dentre os servidores que comporão a comissão será escolhido pela autoridade competente um presidente, que deve ter nível de escolaridade igual ou superior ao do indiciado.
Escolha uma:
F - V - V - F - V. 
Com relação ao exercício direto do controle parlamentar estudado anteriormente, a Constituição Federal, em seu artigo 49, bem como a Lei nº 7.295 de 1984 estabelecem suas formas e natureza jurídica.
Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE como este controle pode ser exercido:
Escolha uma:
Pelos próprios órgãos do Congresso Nacional, a exemplo das comissões parlamentares. 
A Lei nº 8.429/1992 dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional.
Com base nos seus dispositivos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
Os agentes públicos são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos
A ação constitucional que visa a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.
Encontre a alternativa que apresenta CORRETAMENTE qual a ação constitucional para anular o ato acima.
Escolha uma:
ação popular
Sobre a autotutela, dispõe a Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal: “A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial”.
Súmula 473 – Supremo Tribunal Federal. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/menuSumarioSumulas.asp?sumula=1602 Acesso: 27 mai. 2020.
Dessa forma, no que se refere ao poder de autotutela, a prescrição administrativa
Escolha uma:
é a perda do direito pela Administração de revisão de seus atos pelo decurso do tempo
Considere as afirmações abaixo.
I. O tema da responsabilidade civil do Estado pressupõe a prática de ato que viole direito alheio. Situações que importam em sacrifício do direito autorizado pelo ordenamento jurídico se inserem na temática dos atos administrativos em geral, embora, em dados casos, possam ensejar indenização.
II. Segundo a jurisprudência do STF, o Estado é responsável pelos atos ou omissões de seus agentes, de qualquer nível hierárquico, independentemente de terem agido ou não dentro de suas competências, ainda que, no momento do dano, estejam fora do horário de expediente. O preceito inscrito no artigo 37, parágrafo 6º, da Constituição, não exige que o agente público tenha agido no exercício de suas funções, mas na qualidade de agente público.
III. Também segundo a Suprema Corte, tratando-se de ato omissivo do poder público, a responsabilidade civil por esse ato é subjetiva, pelo que exige dolo ou culpa, em sentido estrito, não sendo, entretanto, necessário individualizá-la, dado que pode ser atribuída ao serviço público, de forma genérica, a falta do serviço.
IV. São excludentes da responsabilidade do Estado culpa exclusiva da vítima e o caso fortuito ou força maior.
Com base nas afirmações acima, assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
Todas as afirmativas estão corretas
Ainda com relação à responsabilidade civil do Estado, esta é decorrente de ação ou omissão estatal lícita ou ilícita que cause dano a alguém. Assim, quais hipóteses são considerados ATENUANTES de responsabilização civil do Estado?
Assinale a alternativa CORRETA:
Escolha uma:
A culpa concorrente
Com relação a Prescrição Administrativa, julgue as assertivas abaixo com (V) Verdadeira e (F) Falsa, e, após, escolha a alternativa correta.
(   ) Ela exibe, em seu núcleo, a ideia de prazo extintivo, ou seja, ela advém da inércia do interessado, que não se manifestou no prazo que a lei determinou.
(   ) Trata-se de um instituto idêntico ao da prescrição judicial, pois incide sobre direitos potestativos, quando a lei fixa determinado prazo para o exercício de um direito, o qual, não sendo exercido, extingue o próprio direito material.
(   ) Se o interessado perde o prazo para interpor um recursoadministrativo em um processo de licitação (recurso incidental), ocorre a prescrição.
(   ) Em se tratando de recurso administrativo deflagrador (aquele que dá ensejo à instauração de um processo administrativo), que equivale à própria reclamação, a perda do prazo será de prescrição.
(   ) Se o administrado sofreu os efeitos da decadência, pelo transcurso do prazo para uma reclamação administrativa, sofreu também os efeitos da prescrição.
Escolha uma:
V, F, F, F, F.
O Poder Executivo tem a função de governar o povo e administrar os interesses públicos, de acordo as leis previstas na Constituição Federal. No Brasil, país que adota o regime presidencialista, o líder do Poder Executivo é o Presidente da República, que tem o papel de chefe de Estado e de governo. Na gestão de um governo municipal, quem responde por ele?
Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
Prefeito
Ainda com relação ao poder regulamentar, imagine a situação hipotética onde o Presidente da República, através de Decreto, elevou a alíquota do IPI incidente sobre carro zero.
É correto afirmar que este ato
Escolha uma:
a.
é constitucional, desde que esta elevação de alíquota tenha ocorrido dentro de condições e limites estabelecidos em lei.
Considere as seguintes assertivas concernentes ao poder regulamentar:
I. O regulamento de execução é hierarquicamente subordinado a uma lei prévia, além de ser ato de competência privativa do Chefe do Poder Executivo.
II. O poder regulamentar da Administração pública, também denominado de poder normativo, não abrange, exclusivamente, os regulamentos; ele também se expressa por outros atos, tais como por meio de instruções, dentre outros.
III. Os atos pelos quais a Administração pública exerce o seu poder regulamentar, assim como a lei, também emanam atos com efeitos gerais e abstratos.
IV. O ato normativo, em hipóteses excepcionais, poderá criar direitos não previstos em lei, sem implicar em ofensa ao princípio da legalidade.
Está CORRETO o que se afirma em
Escolha uma:
I II e III apenas
Ainda de acordo com os estudos realizados acerca dos regulamentos e atos normativos, analise as assertivas abaixo que representa as formas de atos normativos:
I. Ofícios, avisos, regimento, despacho administrativo.
II. Decreto, regulamento, regimento, resolução, deliberação.
III. Licença, regulação, permissão, visto, homologação.
IV. Autorização, despacho, renúncia, pareceres, avisos.
V. Instruções, circulares, portarias, despachos administrativos.
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o enunciado acima.
Escolha uma:
II apenas

Outros materiais