Buscar

A Avaliação de Impacto Ambiental é uma ferramenta poderosa para antecipar e prevenir os efeitos negativos da implantação e operação de um empreendimento ou actividade que possa causar significativos i

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Avaliação de Impacto Ambiental é uma ferramenta poderosa para antecipar e prevenir os efeitos negativos da implantação e operação de um empreendimento ou actividade que possa causar significativos impactos.
A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), através de um conjunto de procedimentos, visa assegurar o conhecimento dos possíveis impactos ambientais de uma acção proposta (projecto, programa, plano ou política), e de suas alternativas, bem como as medidas mitigadoras, com o objectivo de impedir ou minimizar os impactos.
A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) tem como objectivo determinar os efeitos de uma determinada actividade a curto, médio e longo prazo, fornecendo subsídios para tomadas de decisões a respeito da viabilidade ambiental.
O objectivo do Processo de AIA é prever a significância dos impactos do projecto sobre o ambiente físico, biológico e socioeconómico existente (situação de referência), e identificar medidas para minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos. 
O objectivo da Avaliação de Impacto Ambiental é identificar os impactos ambientais causados pelo empreendimento sobre os meios físico, biótico e socioeconómico, de forma que permita uma decisão lógica e racional sobre a sua implementação ou não.
Dado o seu papel de instrumento preventivo de danos, sendo que para cumprir sua missão o EIA deve ser elaborado antes da decisão administrativa de concessão da licença ou de implementação de planos, programas e projectos com efeitos ambientais no meio considerado.
 Os objectivos do EIA podem ser descritos em 6 aspectos; nomeadamente: 
1. Proteger o ambiente para as futuras gerações; 
2. Garantir a saúde, a segurança e a produtividade do meio-ambiente, assim como seus aspectos estéticos e culturais;
 3. Afiançar a maior amplitude possível de usos, benefícios dos ambientes não degradados, sem riscos ou outras consequências indesejáveis; 
4. Preservar importantes aspectos históricos, culturais e naturais de nossa herança nacional; manter a diversidade ambiental; 
5. Garantir a qualidade dos recursos renováveis; introduzir a reciclagem dos recursos não renováveis;
O Termo de Referência - TR reúne informações sobre os aspectos técnicos relacionados à elaboração e condução do EIA ou outro estudo ambiental. Tem como finalidade especificar os elementos que devem ser contemplados na elaboração dos estudos ambientais, evitando- -se, dessa forma, dispêndio de tempo e recursos na obtenção de dados desnecessários. O escopo identifica os temas mais prováveis a serem analisados durante a elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA
Metodologias espontâneas (Ad hoc) Metodologia quando utilizada isoladamente deve desenvolver a Avaliação de Impacto Ambiental de forma simples, de fácil interpretação e de maneira dissertativa. A referida metodologia é adequada às situações com escassez de dados e quando a avaliação deve ser disponibilizada em um curto espaço de tempo (Carvalho e Lima, 2010). 
Vantagem: rapidez na identificação dos impactos mais prováveis e da melhor alternativa e a viabilidade de aplicação, mesmo quando as informações são escassas; facilmente compreensível pelo público (Braga et al (2007). 
Desvantagem: não analisam as intervenções e variáveis ambientais envolvidas, considerando-as de forma subjectiva, qualitativa e pouco quantitativa. Vulnerabilidade à subjectividade e tendenciosidade na coordenação e escolha dos participantes.
Método de Listagens (Check-list) É um dos métodos mais utilizados em AIA, numa etapa inicial. O modelo consiste na identificação e enumeração dos impactos, a partir de um diagnóstico ambiental, que deverá contemplar os meios físico, biológico e socioeconómico.
Vantagens: emprego imediato na avaliação qualitativa dos impactos mais relevantes, simplicidade de aplicação, reduzida exigência quanto a dados e informações. Pode, de forma limitada, incorporar escalas de valores e ponderações. Outra vantagem desse método, além de ser realizada em curto espaço de tempo como já mencionado anteriormente, proporciona menores gastos e é facilmente compreensível pelo público em geral (Carvalho e Lima, 2010).
 Desvantagens: Como desvantagens deste método, podem ser citadas: não identificação de impactos directos e indirectos; desconsideração de características temporais e espaciais; segregação entre a acção e o impacto; ausência de análise de interacções entre impactos ambientais; desconsideração da dinâmica dos sistemas ambientais; não indicação, na maior parte dos casos, da magnitude dos impactos ambientais; e subjectividade dos seus resultados (Medeiros, 2010, p. 44;).

Outros materiais