Buscar

A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL 
 
 
 RIO DE JANEIRO
2023
A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável 
A Agenda 2030 idealizada em setembro de 2015 pelos representantes dos 193 Estados-membros da ONU representa um plano de ação para as pessoas, o planeta e o desenvolvimento cujo objetivo é fomentar a paz universal. O plano indica 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para eliminar a pobreza e promover vida digna para todos.   
O site das Nações Unidas Brasil explica cada um destes objetivos: https://brasil.un.org/pt-br/sdgsLinks to an external site.
Considerando que cresce a demanda da sociedade por uma atuação socioambiental por parte dos tomadores de decisão e do setor privado, realize uma pesquisa identificando algumas empresas que estejam focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mostrando suas ações.  
Reflita: como as empresas vêm contribuindo individualmente para as ODS? 
Procedimentos para elaboração do TD:
1) Reveja os conteúdos das Unidades 2 e 4. 
2) Avalie com atenção os elementos que envolvem a crise ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 
3) Realize uma pesquisa identificando como as empresas vêm contribuindo com os ODS. Apresente tais ações das empresas envolvidas. 
4) Elabore um texto dissertativo que apresente os resultados de sua pesquisa. O texto deve conter no mínimo 15 linhas. 
Não foi possível identificar com precisão quando a crise ambiental começou, mas relatos apontam que houve um aumento considerável na utilização dos recursos ambientais no início da revolução industrial, por volta de 1750. Atualmente, pesquisas indicam que os principais motivos da crise ambiental são as queimadas, poluição e desmatamento. No decorrer dos anos, o desenfreado aumento populacional alavancou o uso dos ativos naturais por necessidade de sobrevivência ou desejo de crescimento e desenvolvimento, ou seja, mais pessoas utilizam mais recursos, como água e alimentos, poluem mais, como empresas que despejam dejetos nos mares, e criam mais, como produtos que utilizam em sua composição plantas, minerais, entre outros.
Em 2015, com a participação de 193 países, a Assembleia Geral das Nações Unidas, criou um plano de ação para melhorar a vida das pessoas à curto e longo prazo e para tornar o planeta sustentável. A Agenda 2030 conta com uma declaração, um quadro de resultados (os 17 ODS e suas 169 metas), uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais e um roteiro para acompanhamento e revisão. Os objetivos de desenvolvimento sustentáveis colocam ênfase nas cinco áreas do desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. 
Os 17 (ODS) são: 
1. Erradicação da pobreza.
2. Fome zero e agricultura sustentável.
3. Saúde e bem estar.
4. Educação de qualidade. 
5. Igualdade de gênero.
6. Água potável e saneamento.
7. Energia acessível e limpa.
8. Trabalho descente e crescimento econômico.
9. Indústria, inovação e infraestrutura. 
10. Redução das desigualdades.
11. Cidades e comunidades sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima. 
14. Vida na água. 
15. Vida terrestre.
16. Paz, justiça e instituições eficazes.
17. Parcerias e meios de implementação.
Um exemplo de empresa que investe em sustentabilidade e segue os ODS, que foi citada no Roteiro 4, Aula 01, é a Microsoft, lutando por igualdade de gênero e educação de qualidade. A Microsoft também impôs metas para a redução de emissão de dióxido de carbono e reduziu a intensidade de uso de água, investindo em tecnologia para gerenciamento.
Outra multinacional que pode ser usada como exemplo é a empresa francesa L’oreal, que criou o programa Fornecimento Solidário, que auxilia inúmeras famílias na instalação de equipamentos e capacitação profissional. Criou também um centro de extração da poupa do cupuaçu, considerada fonte de renda para diversas famílias.
Já no ramo nacional temos diversas empresas que já incluíram em seus planos os objetivos de desenvolvimento sustentáveis, como o Banco do Brasil, que ocupa 9º posição no ranking mundial de empresas mais sustentáveis, inclusive sendo o banco mais sustentável do mundo. A instituição investe em energia renovável, água, pesca, educação, saúde e outros. Em Minas Gerais, o banco construiu uma usina solar, capaz de realizar o abastecimento de 100 agências neste estado, economizando não só nas contas de luz, como na emissão de gases que causam o efeito estufa (CO2). 
A Natura é outra empresa nacional que compõe o ranking, estando na 30º posição. A organização possui uma linha de produtos não cosméticos, cuja os lucros são destinados à educação pública de qualidade, além de desenvolver programas educacionais para consultores e seus familiares, oferecendo diversas bolsas de estudos. A Natura também investe em consumo e produção responsáveis, promovendo ações de uso sustentável dos recursos da Amazônia e utilizando plásticos recicláveis e papel, para reduzir a quantidade de plástico não degradável no meio ambiente. 
O Grupo Boticário, não está no ranking mundial, mas é um dos maiores patrocinadores de projetos ambientais da América do Sul. A empresa financiou diversas pesquisas cientificas, inclusive mantém duas áreas privadas protegidas contendo mais de 11 mil hectares utilizados para pesquisas de conservação e preservação de espécies e habitats.
Após os exemplos citados acima, é possível notar que grandes empresas, nacionais e multinacionais, têm se comprometido com os objetivos definidos pela Agenda 2030, incluindo projetos e ações sustentáveis em seus planos e investimentos. Está claro que, o que fizermos agora, irá impactar no futuro à curto e longo prazo, por isso é necessário que tanto as organizações privadas e públicas, quanto a sociedade, sejam realistas sobre a validade e disponibilidade dos recursos naturais do planeta e conscientes em relação a sua utilização e consumo.
REFERÊNCIAS:
https://www.webartigos.com/artigos/a-crise-ambiental/2726
https://www.creditodelogisticareversa.com.br/post/t-agenda-2030-da-onu-tudo-o-que-voce-precisa-saber
https://dssbr.ensp.fiocruz.br/agenda-2030/o-que-e-agenda-2030/#:~:text=A%20Agenda%202030%20%C3%A9%20um,dentro%20dos%20limites%20do%20planeta.
https://www.portalsolar.com.br/exemplos-de-empresas-sustentaveis-para-seu-negocio
https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/politica-industrial/experiencias-de-empresas-brasileiras-sao-apresentadas-em-forum-da-onu/#:~:text=Entre%20os%20casos%20levados%20pela,da%20Agenda%202030%2C%20da%20ONU
https://blog.aevo.com.br/empresas-sustentaveis/

Continue navegando