Buscar

Atividade contextualizada-Bioquímica Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada de Bioquímica Clínica
APS, 46 anos de idade, professora universitária, casada, mãe de dois filhos, apresentando um considerável e importante aumento da massa corporal, foi se consultar com o médico do trabalho que presta serviço para a empresa na qual ela trabalha, após a realização da anamnese e da avaliação física da paciente, o médico decidiu solicitar exames clínicos para avaliar, dentre outros parâmetros bioquímicos, o perfil lipídico da paciente através de fazer exames laboratoriais. Partindo dos conhecimentos obtidos a partir da bioquímica clínica, responda as questões abaixo. 
a) Discutir as fases envolvidas na realização de exames de rotina de um laboratório de Bioquímica Clínica. 
b) Discutir uma técnica bastante utilizada pelos laboratórios de análises clínicas para a realização dos exames solicitados pelo médico.
c) Discutir os analitos avaliados e quantificados na caracterização do perfil lipídico da paciente, assim como os valores de referência utilizados para tais parâmetros bioquímicos.
a) As fases envolvidas em um laboratório são 3 e elas são importantes pois garante que os exames sejam feitos de maneira correta e para evitar não conformidades que podem prejudicar os resultados.
A primeira fase é a pré-analítica: Uma importante etapa, pois devido a análise médica foi solicitado exames específicos, onde será iniciado com a coleta de amostras biológicas da paciente, sendo que antes o mesmo receberá orientações do profissional de saúde no momento da solicitação dos referidos exames, para que possam realizar um preparo adequado. As orientações, são importantes para que não haja alterações devido à prática de atividade física, uso de medicamentos, uso de algumas vitaminas ou entorpecentes, etilismo, tabagismo e outros hábitos de sua vida.
Fase analítica é a segunda etapa do exame, onde consiste diretamente na execução do teste propriamente dito.
Na fase pós-analítica inicia-se no laboratório clínico e envolve os processos de validação e liberação de laudos, encerrando-se após o médico receber o resultado final, interpretá-lo e tomar sua decisão.
b) A técnica utilizada para o exame de lipidograma é feita de uma forma simples e rápida: retira apenas uma amostra de sangue que é coletada da veia do braço e ela será utilizada para medição de substâncias referente ao exame. O jejum não é obrigatório, mas, deve-se avisar ao atendente no laboratório se está ou não em jejum e de quantas horas de acordo com o “Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico”.
c) Os analíticos avaliados no exame coletado são as seguintes substâncias: Colesterol LDL, HDL, VLDL, Colesterol não-HDL, total e os Triglicerídeos. A tabela I será usada como referência para avaliação da paciente de acordo com a sua idade.
REFERÊNCIAS 
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS. Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico.
- Disponível em: <http://www.sbac.org.br/blog/2016/12/10/consenso-brasileiro-para-a-normatizacao-da-determinacao-laboratorial-do-per%EF%AC%81l-lipidico/>. Acesso em 02 Out 2019.
- CDC. LDL and HDL Cholesterol: "Bad" and"Good" Cholesterol. Disponível em: <https://www.cdc.gov/cholesterol/ldl_hdl.htm>. Acesso em 26 mar 2021.
- REMIÃO, J.O.R.; SIQUEIRA, A.J.S.; AZEVEDO, A.M.P. Bioquímica: guia de aulas práticas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. 214p.ARAÚJO, J.M.A. Química de Alimentos: teoria e prática. 3. ed . Viçosa: UFV,2004.478p.
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; DEPARTAMENTO DEBIOQUÍMICA. Bioquímica: aulas práticas. 2.ed. Curitiba: Sci entia et Labor,1988. 116p.

Outros materiais