Buscar

Espessadores de Alta Capacidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Espessadores de Alta Capacidade
A utilização de agentes de floculação de partículas tem sido amplamente difundida, devido sobretudo ao aparecimento de produtos orgânicos cada vez mais eficientes. Paralelamente, desenvolveram-se novos tipos de equipamentos, os chamados espessadores de alta capacidade, onde a eficiência de utilização dos floculantes é maximizada através de um contato mais efetivo dos modernos e poderosos floculantes, hoje disponíveis no mercado, com os sólidos contidos em polpas de minério, o que acarreta uma redução da área unitária de espessamento. Este fato tem propiciado adequar espessadores existentes a maiores taxas de alimentação de sólidos, obter maiores recuperações de água industrial, com consequente flexos nos custos de produção. Encontramos os seguintes espessadores de alta capacidade: 
· Tipo cone profundo;
· Enviroclear;
· De alta capacidade EIMCO; 
· Espessador de lamelas e
· Espessador de bandejas.
I. Espessador de cone profundo 
Esse equipamento, que se caracteriza pelo formato de um cone invertido com inclinação bem acentuada de parede, não é uma novidade, haja visto que sua introdução foi feita na virada do século para o tratamento de finos de carvão e minérios metalúrgicos. Com o advento dos floculantes de poliacrilamida, o espessador de cone profundo tem recuperado um espaço no mercado de espessadores. A carcaça metálica do cone apresenta em sua parte superior uma calha cil!ndrica por onde se escoa o "overflow". O nismo de agitação é dividido em 3 seções e gira a uma velocidade de cerca de 2 rpm. A descarga é feita através de uma válvula tipo Saunders operada pneumaticamente. Na maioria dos casos, a porcentagem de sólidos na descarga é bastante elevada, da ordem de 65 a 75% em peso. Em virtude da alta porcentagem apresentada, a descarga adquire uma aparência de salsicha e pode ser transportada diretamente através de transportadores de correia.
Aplicação 
 Sua maior aplicação está no descarte de rejeites. Cones com diâmetro variando de 3 a 3,7 m e altura de 4,3 m são capazes de tratar aproximadamente 70 m de alimentaçao com 6% de sólidos.
II. Espessador de alta capacidade EIMCO 
A polpa é alimentada na parte superior do poço de alimentação, onde também é injetada a solução de floculante, cuja homogeneização com a polpa é feita em diversos niveis por intermédio de um agitador mecânico. Após este contato efetivo e rápido entre o pequeno fluxo de floculante e o grande fluxo de polpa da alimentação, a polpa é introduzida por baixo da camada de sólidos já compactada, o que faz com que esta camada atue como um filtro, proporcionando a formação de interface entre uma camada de sólidos compactada e a água clarificada. O contato das partículas da alimentação com flóculos anteriormente formados, provoca seu aprisionamento e sua sedimentação mais rápida. A água ou líquido separado tende a subir, passando através da camada de sólidos compactada. A altura da interface é controlada automaticamente por meio de sensor de nível. O fundo do tanque é dotado de um mecanismo com braços de pás ("rake arms"), cuja função é de conduzir os sólidos para o centro onde se localiza a descarga do espessador. 
III. Espessador Enviroclear
 Em uma das muitas versões de arranjo existentes. A polpa é alimentada no centro da unidade. O tubo vertical de alimentação introduz a polpa até uma chicana que recebe o fluxo e o dirige totalmente. A folga existente entre a chicana e a extremidade do tubo vertical determina a velocidade com a qual a polpa é introduzida no leito de partículas floculadas. O tubo de entrada de polpa pode chegar ao espessador de duas maneiras:
· Entrada pelo fundo com localização no centro ou entrada lateral com o tubo vindo de cima através do poço central que envolve o mecanismo giratório do raspador. 
· Na descarga lateral, encontra-se um visor de vidro para observação do nível da interface sólido-líquido. Podem ser usados sensores de ultra-som para monitoramento do nível da interface. A motorização pode permitir variar a velocidade dos raspadores. 
O espessador ENVIROCLEAR é construído em diâmetros variando de 3,8 a 18 m, com capacidades no intervalo de 170 a 3850 m 3 /h. 
Aplicação
Suas maiores aplicações estão no controle de poluição da indústria mineral, indústria de alimentação e papel, além de outras. 
IV. Espessador de lamelas (ou lâminas delgadas) 
Esse equipamento é o mais original de todos os tipos de espessadores de alta capacidade, introduzindo um conceito totalmente novo de desenho industrial. Sua introdução na indústria se deu a partir do desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Industrial Axel Johnson da Suécia. Ele consiste de uma série de placas inclinadas colocadas próximas uma das outras, de maneira que a área efetiva se torna a área horizontal projetada de cada placa. A polpa é alimentada seja diretamente na caixa de alimentação, seja via tarque de mistura instantânea e floculação. A polpa é introduzida as placas de lamela via uma cortina retangular sem fundo, de onde ela flui até as placas obrigando o liquido a sair na parte superior através de orificios de distribuição do fluxo. As partículas decantam-se nas placas inclinadas das lamelas, e deslizam para baixo até uma moega, onde um vibrador de baixa amplitude provocará a densificação maior da polpa, antes de sua salda do espessador. 
V. Espessador de bandejas
Outro tipo de espessador de alta capacidade é o chamado espessador de bandejas, que consiste de vários compartimentos montados um sobre o outro. Cada compartimento é dotado de um mecanismo de braços de pás, estando todos os mecanismos acoplados a um mesmo eixo. Foi muito utilizado no passado na indústria de fabricação de alumina. Seu uso tem diminuído, devido às exigências de controle mais completo e em função do fato de que as porcentagens de sólido do "underflow" são menores.

Continue navegando