Buscar

P2 de Genética Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRRJ. IB. DEPTO GENÉTICA
ALUNO : 								MATR.:
1. Na espécie humana, o caráter olhos azuis depende de um gene recessivo em relação ao seu alelo para olhos castanhos. Um homem de olhos castanhos casa-se com uma mulher de olhos azuis. Caso ele seja heterozigoto, qual seria a probabilidade de terem nascido 5 crianças, sendo 3 de olhos azuis e 2 de olhos castanhos?
2. Uma fêmea afetada por uma característica recessiva foi cruzada com um macho normal para esta característica. Desse cruzamento nasceu um macho normal. O gene responsável por esta característica pode estar no cromossoma X? Justifique sua resposta. Sua resposta só será válida uma vez justificada de forma correta.
3. Considerando-se que uma célula somática de suínos tem 38 cromossomas, qual a probabilidade de um macho desta espécie produzir um gameta contendo todos os cromosomas de mesma origem, paterna ou materna?
4. Em certa espécie vegetal, o caráter flores vermelhas é determinado por um gene dominante sobre seu alelo que determina flores brancas. Uma planta de flores vermelhas foi cruzada com outra de fenótipo ignorado. Deste cruzamento foram obtidos 118 descendentes de flores vermelhas e 94 de flores brancas. Com base na aplicação do teste do qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
5. Em certa espécie de aves, verificou-se que sempre que se cruza animal de plumagem esverdeada com outro de plumagem avermelhada ocorre segregação na descendência na proporção de 50% esverdeada: 50% avermelhada. Sabendo-se que o controle do caráter cor da plumagem é feito por um par de genes e que o gene que determina a plumagem esverdeada é dominante sobre seu alelo para plumagem avermelhada, explique os resultados acima e identifique o cruzamento realizado para determinar o alelo dominante desse par.
6. Em uma determinada espécie vegetal foram realizados os seguintes cruzamentos com relação ao caráter cor do fruto: plantas homozigotas de frutos vermelhos x plantas homozigotas de frutos brancos, obtendo-se uma F1 constituída de 78 plantas de frutos vermelhos e uma F2 constituída de 58 plantas de frutos amarelos, 179 plantas de frutos vermelhos e 83 plantas de frutos brancos. Foi testada estatisticamente e rejeitada a hipótese 1:2:1. Com base nessas informações pergunta-se: Qual o mecanismo genético que controla tal caráter? Justifique sua resposta com legendas e cruzamentos.
7. Foram realizados em camundongos os seguintes cruzamentos, cujas descendências foram: a) amarelo x amarelo = 2/3 amarelo:1/3 preto; b) amarelo x aguti = 1/2 amarelo : 1/2 aguti; c) amarelo x preto = 1/2 amrelo : 1/2 aguti; d) preto x preto = 100% preto; e) aguti x aguti = 100% aguti. Que possíveis mecanismos genéticos podem estar envolvidos no problema, considerando-se que estes mecanismos explicam todos os resultados? Justifique realizando os cruzamentos.
Qui-quadrado: 1GL = 3,84; 2GL= 5,99; 3GL = 7,82
Escolha seis questões.

Outros materiais