Buscar

P2 2011-II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRRJ - IB - Departamento de Genética - Prova de Genética Básica
Aluno:										Matr.:
1. Na mandioca, folha com antocianina é determinada pelo gene (A) e folha sem antocianina pelo alelo recessivo (a). Raiz marrom é determinada pelo gene dominante (M) e raiz branca pelo alelo recessivo(m). Folha com lobos estreitos é determinada pelo gene dominante (E) e folha com lobos largos pelo alelo recessivo (e). Uma planta com antocianina, raiz marrom e folhas de lobos estreitos cruzada com uma planta sem antocianina, raiz branca e folhas de lobos estreitos produziu a seguinte descendência:
Folha com antocianina, raiz marrom e lobos estreitos = 3/8
Folha com antocianina, raiz marrom e lobos largos = 1/8
Folha com antocianina, raiz branca e lobos estreitos = 3/8
Folha com antocianina, raiz branca e lobos largos = 1/8
Quais são mais provavelmente, os genótipos dos pais e dos descendentes com a respectiva relação genotípica?
2. Na cebola, um gene dominante V determina a ocorrência de bulbos vermelhos e, seu alelo recessivo v, bulbos amarelos. Essas cores somente se expressam na presença do gene dominante S, pois no estado de homozigose do alelo recessivo s, os bulbos ficam brancos. Do cruzamento entre duas plantas obteve-se a seguinte descendência: 89 com bulbos vermelhos; 37 com bulbos amarelos e 50 com bulbos brancos. Explicar esse resultado com base no teste do qui-quadrado. 
3. Considere um caso de alelismo múltiplo fornecendo os genótipos e fenótipos possíveis. Obs. Não precisa fazer cruzamentos.
4. Uma fêmea afetada por uma característica recessiva foi cruzada com um macho normal para esta característica. Desse cruzamento nasceu um macho normal. O gene responsável por esta característica pode estar no cromossoma X? Justifique sua resposta. Sua resposta só será válida uma vez justificada de forma correta.
5. A cor da pelagem em certa espécie animal é um caráter monofatorial, sendo a cor branca dominante sobre a amarela. Efetue um cruzamento em que ocorra os dois tipos de segregação na descendência, fornecendo as relações genotípica e fenotípica observadas.
6. No F2 de um caso de tetraibridismo para genes independentes, quantos tipos de genótipos heterozigotos devem ser formados? Demonstre sua resposta.
7. Considere a formação de uma semente. Considere também que pode ocorrer tanto homo como heterofertilização. Forneça as sementes a serem colhidas em uma planta de genótipo aa da polinização proveniente de uma planta de genótipo Aa.
Qui-quadrado: 1GL = 3,84; 2GL= 5,99; 3GL = 7,82
Escolha seis questões.

Outros materiais