Buscar

ESTUDO DE CASO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL - AMELIE SILVEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
AMELIE SILVEIRA
A alfabetização cartográfica, por exemplo, é um encaminhamento que tem como um de seus objetivos representar o espaço solicitado ou sugerido. Entretanto, envolve além da representação deste espaço, à construção da noção de lateralização, anterioridade e profundidade (perspectiva), noções topológicas, euclidianas e projetivas (FANTIN et al, 2013)
A cartografia é um conteúdo que se apresenta como linguagem peculiar da Geografia. É uma forma de representação de análises e sínteses geográficas. Permite ainda a leitura de acontecimentos e fenômenos geográficos pela explicação de sua localização.
Os mapas digitais a partir de aplicativos interativos, com uso de informações de geoprocessamento por meio diferentes artefatos (celulares, tabletes), o professor dos anos iniciais pode ajudar na formação dos alunos quanto a orientação espacial e representação cartográfica digital.
O ensino e prática de História e Geografia podem, desde os anos iniciais, indicar um novo pensar e fazer que se quer interdisciplinar. Autores e documentos oficiais indicam a importância de um pensar e fazer que se quer interdisciplinar. Com base nas leituras estudos defina o que é interdisciplinaridade, indicando sua relevância nas práticas do ensino de História e Geografia conforme os documentos oficiais.
RESPOSTA:
O conhecimento adquirido através do uso da interdisciplinaridade apresenta-se como um fator de esforço em proporcionar aos alunos formas inovadoras e eficazes para o combate aos conhecimentos fragmentados que não lhes dão uma noção exata da realidade, nem tampouco, dispertam o interesse e a curiosidade pela busca de soluções e respostas para os problemas e questões da atualidade. Sendo assim, o principal objetivo da interdisciplinaridade é de fato, proporcionar uma relação harmônica entre diversos segmentos disciplinares no momento em que os mesmos se deparam. Segundo Hernández (1998), existem 3 eixos que caracterizam a interdisciplinaridade, “a sabedoria que nos faz compreender a complexidade do mundo em que vivemos, a epistemológica que define os problemas antropológicos e históricos nos fazendo buscar soluções e respostas para problemas existentes e uma maior concentração por parte de professores e alunos em alcansar os objetivos desejados”. Seguir tão somente o livro didático, impossibilita o professor de proporcionar aos seus alunos vivências importantíssimas que despertarão o interesse e a curiosidade dos mesmos, ocasionando por vezes, uma repulsa dos alunos pela disciplina.

Continue navegando