Buscar

Correntes Excitomotoras EXERCICIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Correntes Excitomotoras
 Exercícios
1. Sabe-se que o músculo esquelético possui uma estrutura complexa. Qual das estruturas a seguir pertence ao músculo esquelético?
R-  Fáscia
O axônio pertence à estrutura do neurônio.
O tendão tem apenas o papel de fixar o músculo ao osso, não fazendo parte de sua estrutura.
A cartilagem é um tipo de tecido mais rigído, flexível e elástico, responsável pelo revestimento das atirculações ósseas.
A fáscia é uma bainha de tecido fibroso responsável pela divisão dos músculos em grupos funcionais.
Os linfonodos são órgãos do sistema linfático responsáveis pela defesa imunológica e produção de anticorpos.
2. A contração muscular depende de diversas etapas fisiológicas. Dentre as alternativas abaixo, qual delas refere-se a essas etapas fisiológicas da contração muscular?
R- Para a ocorrência da contração muscular é necessário que um potencial de ação vindo do sistema nervoso central através do nervo motor libere acetilcolina.
A liberação da acetilcolina permite a abertura dos canais acetilcolina-dependentes possibilitando a passagem de íons de sódio para o interior da membrana muscular.
A abertura dos canais acetilcolina-dependentes permite que uma grande quantidade de íons de sódio difunda-se para dentro da membrana da fibra muscular no ponto terminal neural.
O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também passa para profundidade da fibra muscular, onde o faz com que o retículo sarcoplasmático libere para as miofibrilas grande quantidade de íons cálcio, o que provoca grande força atrativa entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que eles deslizem entre si, o que constitui o processo contrátil.
Por fim, os íons de cálcio são bombeados de volta para o retículo sarcoplasmático, onde permanecem armazenados até que um novo potencial de ação chegue, esse processo de remoção dos íons de cálcio da região das miofibrilas põe fim à contração.
3. Quanto aos tipos de contração, podemos afirmar que:
R-  a contração excêntrica pode ocorrer por conta da ação da força da gravidade.
A contração excêntrica se dá quando o músculo está sendo alongado por força externa, obrigando-o a produzir força. Essa força externa pode ser ação de um grupo muscular antagonista ou da gravidade.
A contração isomérica se caracteriza pela falta de mudança significativa no comprimento do músculo quando ele produz força, mantendo a posição articular constante.
A contração ecocêntrica possui a característica de diminuir, na medida em que faz força em uma das articulações (contração concêntrica) combinada ao movimento da outra articulação na direção do alongamento das fibras musculares (contração excêntrica), gerando ações diferentes nas articulações que ela atravessa.
A contração concêntrica acontece quando o músculo diminui o comprimento à medida que produz força.
4. Corrente elétrica é definida como fluxo ordenado de carga entre dois pontos, sendo essa carga elétrons livres ou íons. Para o controle dessas cargas e para a produção de um fluxo organizado, é necessária uma fonte de elétrons livres e íons positivos. A respeito da corrente elétrica, é possível afirmar que:
R- 
a corrente pulsada se define por ter um fluxo uni ou bidirecional de cargas que param por um período de tempo.
Para a estimulação de células musculares ou nervosas, é utilizada a diferença de carga entre o interior e exterior da célula, isso resulta em uma diferença de potencial ou tensão em milivolts.
Cargas opostas se atraem e cargas similares se repelem.
A corrente pulsada pode ser considerada uma modulação interrompida da corrente alternada.
A corrente contínua se caracteriza pelo fluxo unidirecional ininterrupto de cargas.
A corrente pulsada se define por ter um fluxo uni ou bidirecional de cargas que param por um período de tempo, gerando um pulso único caracterizado como um período finito de movimento de carga.
5. A eletroestimulação é uma forma de eletroterapia capaz de produzir contrações musculares com objetivos funcionais, pois se tornou uma técnica consolidada no tratamento de pacientes que necessitam de reabilitação, sendo um procedimento terapêutico não invasivo de grande utilidade clínica e que tem contribuído para a recuperação funcional de pessoas com disfunções motoras produzidas por patologias e distúrbios neurológicos ou traumáticos.
Portanto, é possível afirmar que:
R-  O recrutamento dos grupos musculares na eletroestimulação deve ser realizado de modo isolado e com a combinação de um componente de resistência ao movimento.
A eletroterapia que se utiliza de estimulação muscular foi adotada amplamente na área da estética pelos seus benefícios na flacidez muscular.
A eletroestimulação tem como benefício o aumento de força e volume dos músculos, hipertrofia.
A ideia de utilizar a eletroestimulação com fins de aumento de força e do volume dos músculos não deve ser confundido com falta de exercícios.
O recrutamento dos grupos musculares na eletroestimulação deve ser realizado de modo isolado e com a combinação de um componente de resistência ao movimento.
A premissa da eletroestimulação do corpo humano baseia-se na propagação de cargas elétricas nos nervos e músculos, o que gera alterações na atividade metabólica destes tecidos.

Continue navegando