A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Caderno de exercicios- Direito Civil III- obrigações

Pré-visualização | Página 5 de 6

dos contratos, pode-se dizer que:
a) o contrato de compra e venda é consensual e comutativo, entre outras classificações possíveis.
b) o contrato de comodato é real e principal, dentre outras classificações possíveis.
c) o contrato de fiança é principal e sinalagmático, entre outras classificações possíveis.
d) o contrato de locação de imóveis urbanos é principal, solene e sinalagmático, entre outras classificações possíveis.
Título	DIREITO CIVIL III – CONTRATOS 
Número de aulas por semana	2 
Número de semana de aula	12 
Tema	Depósito e Empreitada. 
Objetivos	
Ao final desta semana, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender o regime jurídico dos contratos de depósito e empreitada.
Estrutura de conteúdo
Unidade 4 – CONTRATOS NOMINADOS – VISÃO GERAL (continuação)
2.4  Depósito – voluntário e necessário
2.5  Empreitada
 
Recursos físicos	
Quadro e pincel;
Retroprojetor;
Datashow.
Aplicação prática e teórica	
Caso concreto 1
A empresa Pinte Bem LTDA efetuou contrato de empreitada de material e de mão-de-obra com a Construções LTDA para pinturas em geral no estabelecimento do Banco X, agência matriz. Após a realização do serviço, a Construções LTDA não efetuou o pagamento previsto no contrato, ficando inadimplente na última parcela.
 
Dessa maneira, considerando que o Banco X contratou a Construções LTDA para reforma da agência matriz, e que a Construções LTDA terceirizou, por conta própria, o serviço de pintura, responda se é possível que o Banco X responda solidariamente pelo débito da Construções LTDA junto à Pinte Bem LTDA.
 
Questão objetiva 1
(TRF 5ª Região - juiz) Carlos, de posse de projeto elaborado por uma arquiteta e por ele aprovado, celebrou contrato de empreitada mista com uma construtora para a realização de reforma em imóvel seu, não tendo sido estipulada cláusula de reajuste de preço. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
 
A) Como é usual nos contratos de empreitada mista, a responsabilidade da construtora abrangerá o fornecimento de mão de obra e de materiais, ficando a direção da obra sob a responsabilidade de Carlos.
B) Ainda que a construtora comprove aumento do custo do material e dos salários dos empregados, não lhe cabe o direito a qualquer acréscimo no preço acertado com Carlos.
C) Em face da natureza do contrato celebrado, a construtora é responsável por eventuais danos causados a terceiros em decorrência da reforma do imóvel, ficando Carlos isento de qualquer responsabilidade.
D) Havendo modificações no projeto original, somente poderá a construtora exigir acréscimo no preço contratado se tais modificações forem autorizadas por instruções escritas do dono da obra, não cabendo a alegação de conhecimento tácito deste.
E) Em regra, Carlos poderá introduzir as modificações que entender convenientes no projeto original, desde que as autorize por escrito.
 
Questão objetiva 2
 
(BACEN – procurador 2009) 46. Assinale a opção correta quanto aos contratos regulados no
Código Civil.
A) Não existe comodato, mas contrato atípico, na situação em que empresa distribuidora de derivados de petróleo ceda a outrem o uso de determinados equipamentos que serão utilizados na revenda de seus produtos.
B) O contrato de mútuo é essencialmente gratuito, de modo que, mesmo se tratando de empréstimo de dinheiro, o silêncio das partes impedirá a cobrança de juros.
C) Não desnatura o contrato de depósito o fato de o depositário ser contratado para transportar a coisa de um lugar a outro e tê-la consigo até que o depositante a reclame no prazo máximo estipulado.
D) A fiança, como contrato acessório que é, admite ser feita em valor inferior, igual ou superior à obrigação principal garantida.
E) Apesar de a doação ter na aceitação um ato indispensável a seu aperfeiçoamento, essa aceitação poderá ser até mesmo ficta, se o donatário for absolutamente incapaz e a doação for pura.
Título	DIREITO CIVIL III – CONTRATOS 
Número de aulas por semana	2 
Número de semana de aula	13 
Tema	Prestação de serviços, mandato e comissão 
Objetivos	
Ao final desta semana, o aluno deverá ser capaz de:
- Compreender o regime jurídico dos contratos de prestação de serviços, mandato e comissão.
Estrutura de conteúdo	
Unidade 4 – CONTRATOS NOMINADOS – VISÃO GERAL (continuação)
2.6        Prestação de serviço
2.7        Mandato
2.8        Comissão
Recursos físicos	
Quadro e pincel;
Retroprojetor;
Datashow.
Aplicação prática e teórica	
Questão objetiva 1
 
(OAB 2009/3) No que se refere aos contratos, assinale a opção correta.
A) O mandato escrito é materializado por meio da procuração, como ocorre com o mandato judicial que o advogado recebe de seu cliente.
B) Dono de hotel, por não ser considerado depositário, não responde por roubo de bagagem dos hóspedes efetuado pelos empregados dentro do estabelecimento.
C) Somente é lícito às partes estipular contratos tipificados no Código Civil.
D) O tutor pode dar em comodato, sem autorização especial, as coisas confiadas à sua guarda, desde que o faça para atender às necessidades do tutelado.
 
Questão objetiva 2
 
(BACEN – procurador 2009) Diante da necessidade de transferir sua residência para outra cidade, Maura, menor púbere, resolveu conferir a sua tia, Antônia, judicialmente reconhecida como pródiga, poderes para que esta pleiteasse em juízo determinado direito. Para isso, Maura, devidamente assistida por seus pais, e mediante instrumento particular, outorgou poderes a Antônia, que, por não ser advogada, substabeleceu esses poderes a profissional habilitado. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.
A) É inválido o negócio realizado entre Maura e Antônia, porque, sendo a primeira menor, esse negócio deveria ter sido objeto de instrumento público.
B) Não é válido o mandato porque o pródigo, assim como o falido, não é capaz de exercer mandato.
C) Na situação descrita, é válido o negócio realizado pelas partes, pois obedeceu ao necessário não só quanto à forma, como quanto ao suprimento da capacidade da mandante.
D) É inválido o negócio porque, diante de um mandato judicial, seria necessário que Antônia tivesse capacidade postulatória para que o substabelecimento se tornasse viável.
E) Seria inválido o negócio se Antônia fosse também menor púbere, já que este não pode ser mandatário.
 
Questão objetiva 3
 
(TRF 2ª Região – juiz 2009) Quanto às regras atinentes aos contratos, assinale a opção correta.
A) O outorgado pode substabelecer os poderes recebidos do outorgante, se essa possibilidade expressamente constar do instrumento do contrato.
B) Se a nulidade da obrigação resultar apenas de incapacidade pessoal do devedor, tal obrigação não será suscetível de fiança.
C) Na empreitada, a direção e a fiscalização da obra competem ao próprio empreiteiro, e a remuneração é proporcional ao trabalho realizado.
D) Na prestação de serviço para a confecção de uma escultura, o pagamento está subordinado ao fato de a prestação alcançar exatamente o resultado esperado pelo contestante.
E) O depósito necessário que decorra de incêndio presume-se gratuito e admite qualquer meio legal de prova.
Título	DIREITO CIVIL III – CONTRATOS 
Número de aulas por semana	2 
Número de semana de aula	14 
Tema	Agência e distribuição. Corretagem. Compromisso. Transação. Constituição de renda. 
Objetivos	
Ao final desta semana, o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e compreender as principais características dos contratos de agência e distribuição, corretagem, compromisso, transação e constituição de renda.
Estrutura de conteúdo	
Unidade 4 – CONTRATOS NOMINADOS – VISÃO GERAL (continuação)
2.9        Agência e distribuição
2.10    Corretagem
2.11    Compromisso
2.12    Transação
2.13    Constituição de renda
Recursos físicos	
Quadro e pincel;
Retroprojetor;
Datashow.
Aplicação prática e teórica	
Caso concreto 1
Fabrício ajuizou ação de reparação de danos materiais contra Antonio no valor de R$ 170.000,00. Na fase de cumprimento da sentença,