A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Direito Constitucional II- Aula 16

Pré-visualização | Página 4 de 4

sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.
c)    Às defensorias públicas da União e dos estados são asseguradas a autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.
d)   O procurador-geral da República poderá ser destituído do cargo pelo presidente da República, independentemente de prévia aprovação do Senado.
 
26) Questão: (Exame da Ordem 2009.2 Questão 14. Caderno LIBERDADE). Considerando as normas constitucionais sobre processo legislativo, assinale a opção correta.
a)    São de iniciativa privativa do presidente da República as leis que disponham sobre o aumento de remuneração dos cargos, funções e empregos na administração direta e autárquica.
b)    A iniciativa popular de lei pode ser exercida pela apresentação, à Câmara dos Deputados ou ao Senado Federal, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído, pelo menos, por cinco estados.
c)    A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. As comissões permanentes de ambas as casas podem discutir e votar projetos de lei que dispensarem a competência do plenário, mas não têm o poder de apresentar tais projetos para dar início ao processo legislativo.
d)   A emenda à CF será promulgada, com o respectivo número de ordem, pelo presidente do Senado Federal, na condição de presidente do Congresso Nacional. Se a promulgação não ocorrer dentro do prazo de quarenta e oito horas após a sua aprovação, as mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal deverão fazê-lo.
 
27) Questão: (Exame da Ordem 2009.1 Questão 01. Caderno DELTA). Acerca da advocacia, assinale a opção incorreta.
a)    A O advogado é indispensável à administração da justiça, razão pela qual qualquer postulação perante órgãos do Poder.
Judiciário é atividade privativa de advogado, sem exceção.
b)    No processo judicial, ao postular decisão favorável ao seu constituinte, o advogado contribui para o convencimento do julgador, constituindo seus atos munus público.
c)    O advogado estrangeiro somente poderá exercer atividade de advocacia no território brasileiro se estiver inscrito na OAB.
d)   Para a inscrição como advogado, é necessário, entre outros requisitos, prestar compromisso perante o Conselho.
 
28) Questão: (Exame da Ordem 2008.1 Questão 17. Caderno ALFA) No que diz respeito à disciplina constitucional relativa ao processo legislativo, assinale a opção correta.
a)    É da iniciativa reservada do STJ a lei complementar sobre o Estatuto da Magistratura.
b)    O presidente da República dispõe de 48 horas para vetar um projeto de lei, contadas da data de seu recebimento, devendo, dentro de 24 horas, comunicar os motivos do veto ao presidente do Senado Federal.
c)    A delegação legislativa é instituto de índole excepcional, devendo ser solicitada pelo presidente da República ao Congresso Nacional.
d)   O presidente da República poderá solicitar urgência para votação de projetos de lei da iniciativa tanto de deputados federais quanto de senadores.
 
29) (Exame da Ordem 2008.2 Questão 22. Caderno �GUA). Assinale a opção correta com relação ao processo legislativo no texto constitucional.
a)    A iniciativa popular de lei poderá ser exercida pela apresentação, à Câmara dos Deputados, de projeto de lei subscrito por, no mínimo, 2% da população nacional, distribuídos, pelo menos, por três estados.
b)    Havendo veto do presidente da República a um projeto de lei, este será submetido a votação inicialmente na Câmara dos Deputados, e, se o veto for mantido, será então enviado ao Senado Federal.
c)    Não são permitidas emendas parlamentares aos projetos de lei de iniciativa exclusiva do presidente da República.
d)   Pertence ao MP a iniciativa para propor ao Poder Legislativo a criação e extinção de seus cargos e serviços auxiliares.
 
30) Questão: (Exame da Ordem 2008.2 Questão 14. Caderno �GUA). Com relação às fiscalizações contábil, financeira e orçamentária previstas na CF, assinale a opção correta.
a)    A Os ministros do TCU têm as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do STF.
b)    Os ministros do TCU serão nomeados entre brasileiros natos.
c)    Uma das finalidades do controle interno é exercer o controle de operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
d)   No âmbito da União, o controle externo é exercido exclusivamente pelo TCU.
Â