Buscar

Aps crimes em especie

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Raphaella Gotardi de Lima
R.A: 1502603
APS- Comparação da obra ” Dos Delitos e das Penas”, com a matéria de Crimes em espécie.
A obra, “ Dos Delitos e das Penas”, escrita por Cesare Beccaria no ano de 1764, é de muita relevância ao Direito Penal. Por mais que as ideias presentes no livro já tivessem sido formuladas anteriormente, conseguiu alcançar aprovação dos leitores por criticar o sistema penal do Antigo Regime. Assiste a idéia de que, não é proporcional a aplicabilidade das penas, e a assertividade das leis.
Um das considerações mencionadas por Beccaria, seria a idéia de que só se deve ser punido com uma pena o roubo executado sem utilização de violência, visto que, para outras modalidades do crime de roubo não se aplicam as penas pecuniárias. Uma vez que, essas fossem utilizadas, aumentaria a quantidade de roubos. A escravidão temporária seria a pena mais “justa” aplicada nessa situação, pois só assim seria reparável, diferente do roubo com a utilização de violência onde, o “justo” seria acrescentar a servidão, que seria o dano a pessoa física. Essa e outras sugestões, eram defendidas com o intuito da prevenção da ocorrência dos crimes.
Fazendo uma comparação, dos delitos descritos, com o conteúdo estudado na matéria de crimes em espécie, é possível observar que o autor faz menção ao crime de furto ( Art. 155 CP) .
Beccaria, também fala sobre a corrupção, onde pode ser evitada mediante uma boa educação, e uma boa observação do poder fiscalizador sobre os atos dos governantes. São observações aplicáveis, visto que, é um tema atual.
Sobre o tema de homicídio, o mesmo alega que a pena aplicável a este crime, deve ser proporcional a sua gravidade, indo contra a pena de morte. Visto que, a mesma idéia, esta presente em nosso ordenamento jurídico, onde esta descrita a reclusão para esse delito ( art. 121 CP).
Muitas das sugestões dadas pelo autor, presentes em nosso ordenamento jurídico podem ser aplicadas. E de acordo com o mesmo, levando em consideração a certeza, a rapidez e a severidade das penas, a redução dos crimes seria mais efetiva.

Continue navegando