Buscar

Cabo coaxial

Prévia do material em texto

Cabo coaxial
A: revestimento de plástico
B: tela de cobre
C: isolador dialétrico interno
D: núcleo de cobre.
O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial.
O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre, ouro, diamante e rubi condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem. Este meio permite transmissões atéfrequências muito elevadas e isto para longas distâncias.
Usos
A principal razão da sua utilização deve-se ao facto de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, por fenômenos de IEM ( Interferência Electromagnética).
Os cabos coaxiais geralmente são usados em múltiplas aplicações desde áudio ate as linhas de transmissão de frequências da ordem dosgigahertz . A velocidade de transmissão é bastante elevada devido a tolerância aos ruídos graças à malha de proteção desses cabos.
Os cabos coaxiais são utilizados nas topologias físicas em barramento.
Os cabos coaxiais são usados em diferentes aplicações:
Ligações de áudio
Ligações de rede de computadores
Ligações de sinais de radiofrequência para rádio e TV - (Transmissores/receptores)
Ligações de radioamador
Características e funcionamento
A malha metálica conductora é constituída por muitos condutores:
A malha é circular e metálica para criar uma gaiola de Faraday, isolando deste modo o condutor interior de interferências, o inverso também é verdadeiro, ou seja, frequências e dados que circulam pelo condutor não conseguem atingir o exterior pelo isolamento da malha e deste modo não interferindo em outros equipamentos.
A blindagem eletromagnética é feita pela malha exterior.
Quando as frequências em jogo são elevadas, como é o caso de transmissões de uma rede de computadores, a condução passa a ser superficial. Para aumentar a superfície de condução, a malha condutora é constituída por múltiplos condutores de secção reduzida e a área da superfície de condução é o somatório da superfície de cada um desses pequenos condutores. Diminui-se assim a resistência da malha conductora.
O cabo coaxial é dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thicknet) ou cabo coaxial 10Base5.
Utilização
A velocidade máxima de transmissão é de 10 Mbps.
Foi utilizado até meados dos anos 90.
Ainda é usado em telecomunicações - [Circuito E1].

Outros materiais