Buscar

Atividade 2 - Responsabilidade Social Corporativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Marketing
Responsabilidade Social Corporativa – Atividade 2
1-Com o mundo cada vez mais globalizado e com o compartilhamento de informações cada vez mais facilitado, assuntos que nunca foram abertamente discutidos acabam entrando em pauta com mais frequência e intensidade. É o caso da apropriação cultural. Atualmente, é muito fácil conhecer novas culturas sem sair de casa, mas até que ponto um grupo ou indivíduo pode utilizar elementos de outra cultura? Assim, em relação à apropriação cultural, assinale a alternativa correta.
	
	
	A apropriação cultural ocorre quando um indivíduo ou grupo de uma cultura dominante incorpora elementos que caracterizam outra cultura totalmente diferente da sua e que foi oprimida e marginalizada pelo grupo dominante.
	
	
	Uma das formas em que a apropriação cultural pode acontecer é quando um grupo ou indivíduo utiliza qualquer elemento que o de uma cultura totalmente diferente da sua, não importando se esse elemento caracteriza essa cultura ou não.
	
	
	É considerada apropriação cultural quando um grupo ou indivíduo de uma cultura marginalizada e oprimida passa a utilizar elementos da cultura dominante, sendo totalmente diferentes da sua, a fim de se adaptar.
	
	
	A apropriação cultural ocorre quando um grupo ou indivíduo de uma cultura oprimida e marginalizada utiliza elementos de outra cultura, que é totalmente diferente da sua e que também foi marginalizada e oprimida.
	
	
	A apropriação cultural ocorre quando um grupo ou indivíduo utiliza elementos que caracterizam outra cultura totalmente diferente da sua, mesmo quando se faz referência e reconhece que o elemento foi “emprestado”.
2-O posicionamento das empresas em relação à igualdade de gênero e à diversidade sexual não proporciona impactos apenas ao ambiente corporativo, mas também a toda comunidade na qual a organização está inserida, para a sociedade e às políticas das empresas. Referente às práticas que podem ser implementadas pelas empresas para promover a diversidade sexual e igualdade de gênero, assinale a alternativa correta.
	
	
	Para promover a igualdade entre os gêneros, as empresas devem ser incentivadas a fazer processos seletivos separados para homens, mulheres e pessoas com orientações sexuais fora do padrão, assim não geram conflitos desnecessários.
	
	
	Uma maneira de evitar conflitos e promover a igualdade entre os gêneros e a diversidade sexual é ter empresas específicas para cada público: empresas compostas apenas por homens ou por mulheres, por exemplo.
	
	
	É preciso possibilitar um processo de ingresso justo e igualitário que valorize as competências e qualificações, além de não diferenciar homens, mulheres, nem pessoas com orientações sexuais consideradas fora do padrão.
	
	
	As empresas devem estabelecer uma política de remuneração de acordo com o gênero e a orientação sexual de cada indivíduo, não em relação à atividade e ao trabalho desempenhado.
	
	
	Para garantir o sucesso da empresa, esta deve ter um programa de carreira que favoreça as mulheres em relação aos homens.
 
3-Leia o seguinte excerto: 
“Desde 24 de julho de 1991, com a promulgação da Lei nº 8.213, as empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a reservar um percentual de suas vagas para contratação de pessoas com deficiência. Mas a inclusão dessas pessoas não diz respeito somente ao cumprimento da lei em relação à sua contratação. Para que uma empresa seja inclusiva é necessário não somente que ela faça mudanças no ambiente físico, em seus procedimentos e instrumentos de trabalho, e em suas práticas administrativas, mas é necessário, acima de tudo, que haja uma conscientização de todos os que compõem a organização a respeito das diferenças e da diversidade”. 
  
BARRETO, M. T.; ALVES, M. B.; MORAIS, G. L. F. V. de. A acessibilidade nas empresas: Percepção dos portadores de deficiência visual inseridos no mercado de trabalho. In: Accessed February, v. 4, p. 1-16, 2012. 
  
A partir do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
  
I. Para uma empresa ser inclusiva, basta ela reservar o percentual previsto em lei para pessoas com deficiência. 
Pois: 
II. A legislação prevê um percentual mínimo para a contratação buscando incluir pessoas com deficiência. 
  
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição verdadeira e a asserção II é uma proposição falsa.
	
	
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	
	
	A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
4-Quanto melhor for uma organização conseguir gerenciar as suas equipes de maneira que pessoas diversas colaborem nos mesmos projetos, para o mesmo objetivo, maior e mais eficiente será sua gama de soluções. Ao analisar dessa maneira, parece lógico que as empresas almejam equipes com pessoas de culturas diferentes umas das outras. Em relação às multidisciplinaridades nas organizações, assinale a alternativa correta.
	
	
	Um importante elemento da multidisciplinaridade nas organizações se dá ao fato de que as pessoas, enquanto recursos intelectuais, adquirem conhecimentos e experiências diferentes ao longo da vida.
	
	
	As empresas só trabalham com equipes diversas para terem mais opções quando estiverem fazendo recrutamento e seleção de candidatos. Se elas se restringirem, o número de inscritos será afetado.
	
	
	As equipes diversas apenas causam transtorno para os setores de recursos humanos e gestão de pessoas das empresas.
	
	
	Uma boa estratégia para ser bem visto na sociedade e causar uma boa impressão perante os clientes é apenas divulgar que a sua empresa trabalha com equipes culturalmente diversificadas.
	
	
	As equipes diversas necessitam de um sistema de gestão totalmente novo e, na maioria das vezes, muito mais caro para as empresas, o que representa um prejuízo financeiro para as organizações.
5-Leia o seguinte excerto: 
“No mundo desenvolvido, um levantamento realizado nos Estados Unidos em 2004 descobriu que apenas 35% das pessoas economicamente ativas portadoras de deficiência estão em atividade de fato – em comparação com 78% das pessoas sem deficiência. Em um estudo realizado em 2003 pela Universidade de Rutgers (EUA), um terço dos empregadores entrevistados disseram que acreditam que pessoas com deficiência não podem efetivamente realizar as tarefas do trabalho exigido. O segundo motivo mais comum para a não contratação de pessoas com deficiência foi o medo do custo de instalações especiais.”. 
  
A ONU e as pessoas com deficiência. Nações Unidas, 2019. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/acao/pessoas-com-deficiencia/>.  Acesso em: 09 jul. 2019.  
  
A respeito da empregabilidade da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
  
I. ( ) A dificuldade que pessoas com deficiência enfrentam para entrar no mercado de trabalho é a mesma para aquelas sem deficiência. 
II. ( ) As pessoas com deficiência não podem efetivamente realizar o trabalho exigido. 
III. ( ) Empregadores podem fazer discriminação na hora da contratação, por causa de desconhecimento e gastos necessários para inclusão. 
IV. ( ) A quantidade de desempregados com e sem deficiência é similar, demonstrando que não existe discriminação. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, V, V, V.
6-Atualmente, devido a muitos anos de colonização e miscigenação, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um pouco da cultura de cada lugar misturada em seu território. “Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando lugar a características globais e ‘impessoais’.”
SIGNIFICADO de Diversidade cultural. Significados, 06 mai. 2019. Disponível em: < https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/>. Acesso em: 09 jul. 2019. 
  
Em relação à preservação da diversidade cultural, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
  
I. (V ) As empresas têm um papel significativo na preservação da diversidade cultural. 
II. (F ) Para preservar cada cultura existente em uma região, é necessário isolá-las para que não interfiram umas nas outras. 
III. V ) Para promover a diversidade cultural, é necessário respeitar e incentivar as mais variadas formas de expressão de cada cultura. 
IV. ( F) Para preservar as diversas culturas, as pessoas devem ser obrigadas a usarem apenas roupas típicas da sua região. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, F, V, F.
7-Leia o seguinte excerto: 
“A inclusão social das pessoas com deficiência exige a aceitação das diversidades, a integração e o convívio com estes indivíduos, porém estas pessoas ainda encontram desafios e obstáculos na sociedade para sua aceitação, sendo vítimas de preconceitos e discriminações, reflexo das diferentes maneiras pelas quais foram vistas e tratadas ao longo do tempo. É direito de todos os cidadãos o acesso ao lazer, à saúde, à educação e ao trabalho. Nesse sentido, como qualquer outro cidadão, a pessoa com deficiência tem direito ao trabalho e ao uso de suas aptidões para o desenvolvimento de atividades, fazendo com que se sinta útil, produtiva e valorizada. Uma pessoa com deficiência possui capacidade para desenvolver um trabalho da mesma forma de pessoas que não possuem deficiência, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam dados os meios adequados”. 
  
BARRETO, M. T.; ALVES, M. B.; MORAIS, G. L. F. V. de. A acessibilidade nas empresas: Percepção dos portadores de deficiência visual inseridos no mercado de trabalho. In: Accessed February, v. 4, p. 1-16, 2012. 
  
A partir do exposto e de seus conhecimentos sobre equidade da pessoa com deficiência, assinale a alternativa correta.
	
	
	Pessoas com deficiência são incapazes de realizar o mesmo trabalho de uma pessoa sem deficiência.
	
	
	A acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência se refere apenas a questões estruturais.
	
	
	Os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência são relacionados apenas à sua condição.
	
	
	A inclusão é necessária para que as pessoas com deficiência possam exercer os mesmos direitos das pessoas sem.
	
	
	A diversidade é um tema distante da inclusão da pessoa com deficiência no local de trabalho.
8-A busca pela igualdade de gênero e diversidade sexual trabalha para que haja igualdade no tratamento, oportunidades e reconhecimento entre os sexos e gêneros e o direito das pessoas vivenciarem livremente a sua orientação sexual. No mundo corporativo, as diferenças e desigualdades podem ser muito mais expressivas. 
  
Em relação ao assunto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
  
I. ( F) O Brasil é um modelo de igualdade de gênero, fornecendo oportunidades iguais a todos. 
II. ( F) No Brasil, os salários entre homens e mulheres são equiparados. 
III. (V ) Em média, o salário das mulheres corresponde a 68% do salário dos homens, no Brasil. 
IV. ( F) Na política, o Brasil é um dos poucos países em que há igualdade entre o número de representantes homens e mulheres. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	V, V, V, V.
 
9-Leia o seguinte excerto: 
“Tenho que continuar me recuperando ainda não estou 100%, mas já me sinto outra pessoa, estou mais feliz, o Programa de Prevenção e Recuperação é de muita importância, motiva o funcionário a recuperar-se, pois sente a confiança que a empresa deposita nele, antigamente o funcionário era demitido, hoje não, a empresa dá apoio, força se preocupa, e assim o funcionário produz mais e ambos ganham”. 
  
MORAES, G. T. B.; PILATTI, L. A. Alcoolismo e as Organizações: por que investir em Programas de Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção–Florianópolis. Anais... 2004, p. 8. Disponível em: < www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_11/copiar.php?...Moraes_gtb_Alcoolismo.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2019. 
  
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e 
F para a(s) Falsa(s). 
  
I. (V ) O Programa de Prevenção e Recuperação é vantajoso para o empregado e a empresa. 
II. (F ) O abuso de substâncias psicoativas não impacta diretamente à empresa, mas apenas o usuário. 
III. (V ) O Programa de Prevenção e Recuperação pode ser visto como uma ação de Responsabilidade Social. 
IV. ( F) O Programa de Prevenção e Recuperação constitui apenas custos para a empresa, o que foge de seu campo de atuação. 
  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	F, V, F, V.
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, V, F.
	
	
	V, V, F, V.
	
	
	V, F, V, F.
 
 
10-Visando democratizar e tornar acessíveis informações corretas e confiáveis, a Universidade Federal de Santa Catarina publicou um glossário com a definição de diversos verbetes relacionados à diversidade. O Glossário da Diversidade, proveniente do ano de 2017, apresenta conceitos de diversidade sexual e de gênero, de direitos humanos, pessoas com deficiência, relações étnico-culturais, entre outros. 
  
TOURINHO, F. S. V. et al. Glossário da Diversidade. Santa Catarina: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, 2017. 
  
Em relação ao sexo, ao gênero, à identidade de gênero e à orientação sexual, considere as afirmativas a seguir. 
  
I. (V  ) O sexo se refere às características, do ponto de vista da biologia, que já nascem com os indivíduos, ou seja, são inatas. Sexo é uma distinção biológica relacionada ao masculino e feminino. 
II. ( V ) O gênero é uma distinção social relacionada, basicamente, a papéis de homens e mulheres. O gênero é atrelado às convenções sociais, que são mutáveis, do que é considerado “coisa de mulher” ou “coisa de homem”, desde características físicas até demonstrações emocionais. 
III. ( V ) A identidade de gênero é o gênero com o qual uma pessoa se identifica e que não necessariamente é o gênero correspondente ao seu sexo. Uma pessoa pode se identificar como homem, mulher, ou algum outro considerado fora dos “padrões” e até com nenhum gênero. 
IV. ( V ) A orientação sexual está relacionada com a atração física e emocional entre as pessoas. Um indivíduo pode ser assexuado, bissexual, heterossexual, homossexual ou panssexual. 
  
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais