A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
COMENTÁRIOS AULAS 1-9 DE PENAL I

Pré-visualização | Página 4 de 4

- Não admitem tentativa.
Crime Habitual - Requer habitualidade, reiteração de atos. (Ex: Exercício ilegal da profissão (ato contínuo)) - Não admite tentativa.
Crimes Unissubsistentes - São aqueles crimes que não admitem fracionamento completa do Iter Criminis.
Crimes Plurissubsistentes - É aquele que admite o fracionamento completo do Iter Criminis. 
Espécies de Tentativa
Tentativa Perfeita - É aquela que o agente esgota os meios executórios que tinha ao seu dispor de acordo com o seu entendimento.
Tentativa Imperfeita - É aquela que o agente não esgota os meios executórios que tinha ao seu dispor.
Branca/Incruenta - O agente inicia a execução do crime, mas a vítima não sofre nenhum tipo de ferimento, lesão. A vítima não é atingida.
Cruenta - A vítima é atingida.
Inidônea - É aquela no qual o ato executório é impossível de alcançar o resultado desejado, seja pela completa ineficácia do meio, ou pela total impropriedade do objeto. = Crime Impossível (Art. 17 CP)
(Súmula 145 - STF)
Artigo 15 
Desistência Voluntária - O agente inicia a execução do crime, não esgota o meio executório e desiste de prosseguir voluntáriamente. O agente responde apenas pelas ações já praticadas. O agente pode prosseguir, mas não quer.
Arrependimento Eficaz - O agente esgota o meio executório, se arrepende, e salva a vítima, procurando que o resultado não aconteça mais. O agente responde apenas pelas ações já praticadas. 
>> O artigo 15 tem natureza jurídica de causa de exclusão da tipicidade penal. > O artigo 16 tem natureza de causa geral de diminuição da pena. > CRIME NORMAL