Buscar

A1-Modelagem Software

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A fase de análise é chamada assim porque o termo análise se refere a dividir um todo em suas partes, com a intenção de entender a natureza, a função e os interrelacionamentos dessas mesmas partes. No contexto do CVDS (System Development Life Cycle ou SDLC), os resultados da fase de planejamento (a solicitação do sistema, o estudo de viabilidade e o plano do projeto) delimitam os objetivos do negócio do novo sistema, definem o escopo do projeto, confirmam a análise de viabilidade e fornecem o plano de trabalho inicial. Os produtos dessa fase de planejamento são as entradas principais da fase de análise. Na fase de análise, o analista trabalha intensamente com os usuários do negócio do novo sistema para entender suas necessidades em relação a ele. O processo básico de análise envolve três etapas:
· Entender a situação existente (sistema no estado em que se encontra atualmente, ou as-is).
· Identificar as melhorias.
· Definir os requisitos do novo sistema (o sistema futuro).
Algumas vezes, a primeira etapa (isto é, entender o sistema atual) é ignorada ou feita de maneira limitada.
DENNIS, Alan; WIXOM, Barbara H.; ROTH, Roberta M. Análise e Projeto de Sistemas. Grupo GEN, 2014.
RESPOSTA:
Considerando o trabalho dos analistas de sistemas junto a clientes e usuários, a engenharia de requisitos apresenta diferentes técnicas para elicitação de suas necessidades. Assim, apresente os objetivos da etapa de levantamento e elicitação de requisitos, indicando duas técnicas utilizadas para esse propósito, sinalizando em que casos elas são adequadas.
Primeiramente, podemos dizer que o levantamento de requisitos é um processo de análise e identificação de quais são os pontos pertinentes para a solução que o cliente deseja, e desse modo entender melhor qual sistema poderá ser mais adequado. Na primeira fase do ciclo de desenvolvimento, serão definidas as funcionalidades e escopo do projeto; e é nesta etapa que os levantamentos vão entrar; existem várias técnicas de levantamento, porém aqui apenas duas serão exemplificadas: 
Levantamento orientado a pontos de vista
Este levantamento considera os pontos de vista dos usuários finais, onde os stakeholders irão exibir suas opiniões e interesses perante o sistema vigente; com esta análise individual, os pontos citados serão todos analisados por um framework, que identificará conflitos e irá mapear as diferentes perspectivas ponderadas. 
Para esta análise, criou-se o método VORD, que consiste em três etapas: brainstorming entre os stakeholders, estruturar o dados coletados em grupos relacionados e depois em hierarquias, e por fim documentar todo o processo e refinar algumas informações irrelevantes. 
Entrevistas
Técnica simples que consiste em entrevistar algum usuário final, deixando com que ele exponha suas ideias mas seguindo uma linha de raciocínio pré planejada pelo entrevistador; ou seja, o entrevistador deixará o entrevistado livre para responder, mas fará perguntas diretas e não deixará com que o entrevistado desvie de assunto; esta atitude serve para evitar que não seja feita uma análise útil.
Para que a entrevista seja previamente planejada, e de forma correta, alguns cuidados podem ser úteis; como a boa contextualização do entrevistador (deter documentos,relatórios, etc.) e estudo prévio da situação do sistema vigente.
Ao fazer a entrevista, o entrevistador deve explorar temas como o relacionamento do usuário entrevistado com o sistema atual e a relação dos outros usuários em relação ao mesmo (ponto de vista do entrevistado); além de documentar de forma simples e de fácil compreensão tudo aquilo que foi discutido e tratar o usuário final como profissional, perguntando tudo aquilo que foi exemplificado de forma vaga. Lembrando que quanto mais aberta for a conversa melhores são os resultados obtidos.

Continue navegando

Outros materiais