Buscar

T1 Processo de Ensino e Aprendizagem Universo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Todo o processo de aprendizagem obedece, segundo Campos, a algumas características. Quando consideramos que cada pessoa tem a sua forma de alcançar a sua aprendizagem e que cada uma precisa ter consciência da importância do envolvimento. Essa característica é:
A- Cognitivo 
B- Gradual 
C- Cumulativo
D- Pessoal 
E- Social 
Mariana é uma aluna que se relaciona muito bem no ambiente social, sabe lidar em grupo, é criativa na construção e elaboração de produção textual, se expressa com facilidade. No que diz respeito a linguagem oral e escrita, podemos considerar que Mariana desenvolve mais os seguintes tipos de inteligências:
A – Inteligências: espacial e linguística 
B – Inteligências: intrapessoal e musical
C - Inteligências: corporal-cinestésica e intrapessoal 
D - Inteligências: Naturalista e lógico-matemática
E - Inteligências: Interpessoal e linguística
Sabemos que aprendizagem é um fenômeno do dia a dia que acontece desde o início de nossas vidas. Analise o caso reconheça a classificação da aprendizagem.
“Ao sair de casa para a escola Bruno observava na fila do ônibus pessoas trocando experiências e informações corriqueiras. Podemos classificar esse tipo de educação como:
A- Intencional 
B- Assistemática 
C- Formal 
D- Sistemática
E- Planejada 
Bruno é um bom aluno, porém, vem enfrentando um desafio maior no que diz respeito ao processo ensino-aprendizagem. Sua professora sempre expôs para a turma a sua dificuldade, causando no mesmo constrangimento e falta de interesse em relação às atividades sugeridas. O desinteresse vem se tornando tão grande, que Bruno Não sentiu mais vontade de ir à escola e executar suas atividades. Esse tipo de aprendizagem pode ser identificado como:
A – Psicomotora
B – Cognitiva
C – Pedagógica
D – Social
E – Afetiva
Ao afirmar que devemos educar para a vida, nos remete pensar que a aprendizagem precisa “ter sabor” e especialmente sentido e significado. Esse comentário enfatiza a necessidade de contextualizar os assuntos visando promover uma aprendizagem:
A- Significativa 
B- Afetiva 
C- Lógica
D- Intelectual 
E- Sistemática
Para que haja uma relação significativa entre memória e aprendizagem, algumas estratégias podem ser apontadas para favorecer o armazenamento de dados, exceto:
A- Criar elaborações mentais, estimulando as capacidades cognoscitivas
B- Envolver recursos como sons, imagens, fantasias e significados.
C- Procurar relacionar o assunto que você está assimilando com outros que você já conheça
D- Assimilação dos conhecimentos de forma mecânica, decorando a informação que está sendo passada
E- Estabelecer relações significativas
O ser humano é uma caixinha de surpresas e seu desenvolvimento reflete seu ambiente. Para entender a mecânica do desenvolvimento humano, refletimos sobre a nossa essência e as diferenças entre o homem e o animal. Nesta análise, o desenvolvimento físico é semelhante, mas destacando a parte cognitiva, podemos evidenciar que a principal diferença entre o homem e o animal neste contexto é:
A - O processo de maturação;
B - O desenvolvimento psíquico;
C - Sua necessidade de sobrevivência;
D - A necessidade de aprender e transformar o meio em que vive;
E - A necessidade de crescer.
A aprendizagem não é um processo passivo, pois, sua característica mais importante é a atividade daquele que aprende. Desta forma, aprendizagem só se faz através da atividade do aprendiz. Um exemplo seria na escola, o aluno aprende pela participação em atividades, tais como, leitura de textos escolares, redações, resoluções de problemas, ouvindo as explicações do professor, respondendo oralmente às questões, fazendo exames escritos, etc. Para Campos (1980), essa característica da aprendizagem é conhecida como:
A - Processo Pessoal
B - Processo Global
C - Processo Dinâmico
D - Processo Contínuo
E - Processo gradativo
Pedro é um menino que apresenta dificuldades no raciocínio lógico matemático, porém possui habilidade ao movimento físico e aprende melhor movimentando-se, tocando ou mexendo nas coisas.  Podemos classificar a esse tipo de inteligência. Escolha uma opção:
 
A - Inteligência Espacial
B - Inteligência Espacial
C - Inteligência Corporal-Cinestésica
D - Inteligência Naturalista Física
E - Inteligência Interpessoal
Para que uma criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras mais experiências. Analise os casos e reconheça o tipo de aprendizagem.
“Juliana é uma ótima aluna e apresenta um rendimento escolar correspondente a sua faixa etária. Diante de algo novo apresentado pela professora, envolvendo raciocínio, pensamento, a menina fica um pouco insegura no início e logo é superado com satisfação conseguindo desenvolver cada vez mais seus conhecimentos intelectuais”.
Esse tipo de aprendizagem pode ser identificada como:
Escolha uma opção:
A- Aprendizagem psicomotora
B- Aprendizagem pedagógica
C- Aprendizagem cognitiva
D- Aprendizagem social
E- Aprendizagem afetiva
Para que o ensino possa resultar em aprendizagem, devemos levar em conta alguns aspectos importantes sobre o contexto escolar. 
     Coloque V ou F e em seguida marque a alternativa correta.
(V    ) O ensino é um processo, portanto deve ser conduzido de maneira gradativa.
( F   ) A escola é o único espaço privilegiado para práticas participativas.
(  V  ) O contexto escolar é um cenário importante para formar cidadãos capazes de partilhar responsabilidades, conhecer seus direitos e deveres e conquistar mais qualidade de vida e de educação.
Escolha uma opção:
A- V - F – V
B- V - V – V
C- V - V – F
D- F - F – V 
Luana, professora de Psicologia acredita que o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo. Esse fator é:
Escolha uma opção: 
A - Crescimento orgânico
B – Hereditariedade
C- Maturação
D - Meio
E- Desenvolvimento
Levando em consideração as diferentes teorias de aprendizagem, podemos destacar algumas condições necessárias e  fundamentais para que a aprendizagem se efetive. Bruner, (1969, apud Drouet, 2006) chamou de prontidão para a aprendizagem o conjunto de todos esses elementos.
 Com base nesse estudo, analise as condições em destaque. Em seguida, coloque V ou F e em seguida, marque a alternativa correspondente
(    ) Saúde física e mental - Um bom estado físico geral é o que a criança deve apresentar para que seja capaz de aprender, isto é, deve estar gozando de boa saúde, com seu sistema nervoso e todos os órgãos dos sentidos funcionando perfeitamente bem.
(    ) Prévio domínio - É o domínio de certos conhecimentos, habilidades e experiências anteriores, que são chamados de pré-requisitos para a aprendizagem.
(    ) Memória - É pela experiência concreta e de seus sistemas sensoriais que a criança aprende. Os seus sistemas se comunicam com o centro da aprendizagem por meio dos seus centros nervosos, localizados nos hemisférios cerebrais, pois tudo que é aprendido é transmitido a um outro centro nervoso: o da memória, em que será guardado até que a criança tenha necessidade de utilizá-lo, em que ela usará também, os conhecimentos anteriores já memorizados.
(   ) Situação estimuladora - soma dos fatores que estimulam os órgãos dos sentidos da pessoa que aprende.
A- V – V – V – V
B- F – F – F – V
C- V – V – F – F
D- V – V – V – F
E- F – F – F – F
O fator que influencia o desenvolvimento que  consiste na herança individual, que cada criança recebe de seus pais ao ser concebido  e  que está ligado à carga genética que estabelece o potencial do indivíduo, que pode desenvolver-se ou não, pode ser chamado de: Escolha uma opção:
A - Maturação neurofisiológica
B – Hereditariedade
C - Crescimento orgânico
D - Meio
E – Ambiente

Outros materiais