Buscar

conceito de antropologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
PROF. MAURO LEÃO
Rio de Janeiro, 28 de abril de 2011
BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
AULA 1
O conceito de cultura para a Antropologia
AULA 1
AULA 1
De um modo geral para a Antropologia o conceito de cultura poderia ser definido como todo aquele conjunto de conhecimentos, que inclui crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro de um grupo ou sociedade.
AULA 1
Segundo o antropólogo norte-americano, Leslie White, a capacidade de produzir cultura se dá quando o cérebro do homo-sapiens foi capaz de gerar símbolos, com significados próprios.
AULA 1
Segundo Ruth Benedict, a cultura é como a lente, através da qual o homem vê o mundo.
AULA 1
Indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados. Isto se dá pelo seu modo de agir, suas roupas (ou pela ausência delas), os alimentos selecionados e, de um modo mais evidente, a partir das próprias diferenças linguísticas. 
AULA 1
“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (Laraia: 2005; pg. 87.)”
AULA 1
O etnocentrismo é um fenômeno universal. Os indivíduos vêem o mundo através de sua cultura e têm a propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
AULA 1
O equívoco das visões 
deterministas sobre a cultura
AULA 1
AULA 1
Muitos ainda acreditam nas velhas, persistentes e incorretas teorias que atribuem capacidades inatas e específicas a determinadas raças.
Atualmente os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais (Laraia: 2005; pg.17). 
AULA 1
Pela lógica do determinismo geográfico as forças do mundo natural agiriam de modo mecânico e determinante sobre as sociedades humanas.
Na verdade as diferentes culturas humanas são influenciadas, mas não sobre determinadas pelo meio físico.
AULA 1
Os homens são seres com capacidade para elaborar, manipular e transmitir símbolos com seus significados. Uma parte desta tarefa é realizada pela educação escolar. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais