Buscar

AD1- Gestão 1 Sheila Fernanda Silva Candido-PED-ITA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CEDERJ – UNIVERISDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO-UENF
 
DISCIPLINA: GESTÃO 1 Profº Coord. Nilo Azevedo
AD1 2023/1
Estudante: Sheila Fernanda Silva Candido Polo:Itaperuna Matrícula:20111080059
Prezado (a) aluno (a), siga as orientações indicadas:
· Leia atentamente as questões antes de respondê-las;
· Analise o enunciado de cada questão;
· Faça rascunhas antes da elaboração de sua resposta final;
· Verifique cuidadosamente todas as suas respostas;
· Não deixe para entregar no último dia (evite imprevistos);
· Não faça plágios;
· Para desenvolver você irá ter que estudar as aulas 01 até a 06.
· Data limite para a entrega das AD1 via plataforma é 05/03/2023.
· Para todas as questões utilize a bibliografia fornecida pela plataforma da disciplina Gestão I.
Questão 1 (4 pts.) A partir do vídeo “O que é gestão? ” Dá aula 01, escreva o conceito de gestão explicando cada um dos principais termos apontados no vídeo.
A gestão é um método que abrange a coordenação e o controle dos recursos de uma determinada organização com a finalidade de conseguir suas metas e objetivos de forma hábil e dinâmica. Uma boa gestão, necessita de planejamento, organização, direção e controle. O planejamento vai envolver a fixação metas e de objetivos, e também a preparação de estratégias para que haja esse alcance. A organização vai se referir aos recursos da empresa para a promover a realização dos objetivos instituídos. A direção abarca a orientação dos coautores para executar as tarefas e o controle é a constatação do progresso e dos resultados adquiridos, corrigindo desvios e mantendo a empresa no caminho correto em para alcançar seus objetivos.
Questão 2 (3 pts.) Escreva o que o vídeo da aula 02 “Faz o quê? – Gestão Pública” apresenta como sendo a gestão pública e como ela se diferencia da gestão privada.
O vídeo apresenta alguns dos desafios que a gestão pública enfrenta, dentre eles a burocracia, a corrupção e a carência de recursos. Destaca-se que a gestão pública é essencial na garantia do acesso do povo a serviços e recursos essenciais. É também uma forma de praticar a cidadania participando da construção de uma sociedade justa e igualitária. A gestão pública e a gestão privada se diferenciam porque a primeira tem como atende prioritariamente o interesse público, enquanto a segunda tem como objetivo principal gerar lucro para os próprios acionistas. A gestão pública é regulamentada por leis e normas específicas, já a gestão privada é gerida especialmente pelas leis de mercado.
Questão 3 (4 pts.). Escreva um texto sobre o que é Gestão Escolar (aula 03) e qual o papel da participação para o funcionamento da escola.
A Gestão Escolar abrange a administração, coordenação e planejamento de instituições escolares. Ela garante o funcionamento adequado da escola, na área administrativa e pedagógica. É uma área de estudo e prática que envolve a administração, coordenação e planejamento de instituições de ensino. A Gestão Escolar é organizada a partir do dinamismo escolar, auxiliando a comunicação e a interação, estabelecendo a união na diversidade, atendendo as solicitações de todos os departamentos, promover as políticas educativas pertinentes ao processo político pedagógico, gerando uma aprendizagem eficaz e desenvolver aptidões. A Gestão Escolar abarca os setores de Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira e Gestão de eficiência. Todas precisam funcionar em sintonia.

Outros materiais