Buscar

Avaliação discursiva Sociologia critica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Teoria Crítica propõe a reflexão crítica da sociedade com vistas à emancipação do ser humano. Uma das maiores influências nesta teoria está no pensamento marxista. Entretanto, os teóricos críticos não compartilham com a ideia marxista do papel do proletariado na transformação social. Qual é a percepção dos teóricos críticos quanto ao caráter revolucionário das classes trabalhadoras?
Resposta esperada
Os teóricos críticos perceberam a penetração da ideologia dominante e o caráter alienante da cultura de massas. Desta forma, demonstravam pessimismo quanto ao potencial revolucionário do proletariado e sua capacidade de transformar as relações sociais e econômicas. Também contribuíam para este pessimismo as experiências fracassadas da aplicação do pensamento marxista e o declínio do movimento operário de cunho revolucionário.
Minha resposta
A teoria critica surge ao longo do tempo, esta passa a questionar certos paradigmas, como a razão e o positivismo científico, faz a denuncia das contradições dos sistemas capitalista e propoe novos modelos destinados a servir de estimulo revolucionario às mudanças sociiais. Os teoricos e os conceitos desenvolvidos por ele contribuiram com o campo de reflexão que forma a base dos pensadores que desenvolveram a Teoria Critica: Kant que faz a critica ao pensamento racional, procurando ver os limites da razão e aventando uma teoria acerca do processo de conhecimento; Hegel, que elabora uma concepção da dialética e do movimento histórico; Marx, que aprimora o conceito de dialética , desenvolve uma visão materialista da história e seu movimento, percebe a existencia da mais-valia, critica a alienação do trabalho capitalista e preconiza a construção de uma sociedade sem classes; Weber, que faz um acritica ao positivismo nas ciencias sociais, questionando as possibilidades da sociedade moderna de prover sentido à existencia, denuncia o capitalismo pelo seu sistema de dominação, caracterizando-o a partir de sua ética economica.
Retorno da correção
Olá, acadêmico(a)! Sua resposta contempla parcialmente o conteúdo solicitado no enunciado da questão. Aprofunde mais seus estudos e explore os materiais indicados da trilha. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2Após a Primeira Guerra Mundial, havia um clima de grande efervescência política na Alemanha. Nas ruas, o povo demonstrava interesse pela socialização da economia, em especial a socialização horizontal da administração das empresas pelos trabalhadores. Este interesse popular favorecia à releitura da teoria Marxista, inclusive por representantes das classes sociais mais abastadas daquele país. Um exemplo destes ricos empresários capitalistas que se interessavam pelo socialismo foi Felix Weil (1898-1975). Disserte sobre o posicionamento político de Weil e como o seu posicionamento político culminou em concretas contribuições para o desenvolvimento da Teoria Crítica.
Resposta esperada
A contribuição de Felix Weil para o desenvolvimento da Teoria Crítica precisa ser compreendida a partir de dois elementos principais. Primeiro, pela sua simpatia à causa socialista, apesar de sua origem abastada. Em segundo lugar, a sua contribuição direta na constituição do Instituto de Pesquisa Social. Mesmo tendo nascido em ‘berço de ouro’, Felix já demonstrava interesse pela socialização da economia antes mesmo de defender a sua tese de doutorado. Isto pode ser observado a partir da sua opção em estudar sob a orientação de Robert Wilbrandt, um importante economista que atuou junto à comissão governamental que elaborou as diretrizes para a socialização da Alemanha (1919), e na sua produção acadêmica. Em específico, com a publicação de um artigo e a sua tese de doutorado, ambos refletiram sobre a socialização da economia. Além da sua inclinação teórica, Felix contribuiu diretamente para o surgimento do Instituto de Pesquisa Social, promovendo um encontro de intelectuais de esquerda em 1923. Influenciados por uma perspectiva socialista prática, estes intelectuais de esquerda propõem que seja criado o Instituto de Pesquisa Social, responsável por conduzir pesquisas no campo da teoria Marxista, mas que seja simultaneamente independente dos Partidos Comunistas e das restrições criativas da Universidade Burguesa. Como resultado, Felix se torna mecenas da esquerda, financiando a criação do Instituto dentro da Universidade de Frankfurt, e ao mesmo tempo tornando-o financeira e administrativamente independente dela.
Minha resposta
Felix Weil tinha fortes simpatias pelo socialismo, preocupava-se especialmente com a teoria marxista, pelo qual procurava fazer o que fosse possivel, o que acabou aproximando-o do Partido Comunista Alemão. Propos e financiou a abertura do Instituto de pesquisa Social ligado à Universidade de Frankfurt, mas mantendo independência financeira e administrativa em relação a ela. No campo de esquerda no mundo todo aumentava cada vez mais o prestigio dos chamados socialistas politicos, ou seja, daqueles que seguiam uma perspectiva marxista do movimento operário, ao mesmo tempo em que declinavam concepções diferentes de modelo de Estado e luta política, como o anarquismo. A partir de muitos acontecimentos durante muitos anos foi no Instituto de pesquisa Social que o marxismo, enquanto pensamento critico da sociedade, pôde manter certa independência e realizar sua própria autocrítica.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.

Continue navegando